segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Sons Of Anarchy 4x12: Burnt and Purged Away


Ratos e listas.

Peguem papel e caneta e vamos lá. Tentem fazer uma lista das coisas ruins dessa temporada para mandarmos diretamente para Kurt Sutter. Sei que o papel que ele receberá estará completamente em branco, mas mesmo assim, conhecendo tão bem a personalidade do criador de Sons Of Anarchy, estou certa de que ele ficará PUTO com nossa falta de eloqüência até mesmo quando estamos enviando um elogio criativo.

Não tem o que dizer. Episódio ótimo, assim como todo o resto dessa temporada. Não tenho a menor dúvida de que as próximas duas semanas, quando serão exibidas as duas partes da Season Finale, também terão alto nível no texto e nas atuações.

As possibilidades desenhadas na minha última review meio que se confirmaram. Opie acaba de ser alçado à categoria de ‘inimigo’ de Jax, porque afinal, eles são amigos, mas quando a coisa aperta... Jax ainda defende Clay.

Tudo isso é compreensível ao mesmo tempo em que também não é. Jax quer lidar com esses problemas de modo mais “racional”, mas esquece que se fosse ele no lugar, era atirar primeiro e perguntar depois. Jax e Opie foram atacados por Clay da mesma maneira. Ambos perderam os pais pelas mãos dele e Tara só não teve o mesmo fim de Donna por sorte.

A sequência da discussão entre eles, seguida pela perseguição foi realmente muito boa. Dava para sentir o sangue quente em Opie e a vingança se aproximando. Verdade é que Ryan Hurst é um excelente ator que, de certa forma, era bastante subaproveitado na série.

Nem é preciso dizer que a cena final, com Clay sendo baleado, era o que todos nós estávamos esperando que acontecesse. Era o fato inevitável da temporada, mas não se enganem achando que ele morrerá, simplesmente. Para mim, Clay sobrevive a essa e ainda pode sair como o “pobrezinho”.

Fiquei bastante intrigada com essa obsessão de Jax e Gemma em proteger Clay. Sério. Não entendi como Gemma saiu correndo toda preocupada com a vida de Tara, para, em seguida, mostrar seu afeto por Clay e até pedir que Unser desmentisse a história sobre a morte de Piney. Pode ser parte de um plano maior, mas como Gemma é mulher de bandido orgulhosa, nunca tenho certeza absoluta.

Aliás, a conversa de Clay com Tara foi absolutamente inesperada. Cheguei a pausar o episódio pela grande expectativa em vê-lo matar Tara ali mesmo, mas ele foi esperto ao insinuar que Gemma é a grande responsável por tudo e que é sua ‘old lady’ quem faz malabarismos para evitar ver o filho e os netos indo para longe dela.

Minha suspeita sobre Wendy estava correta. Ela tem planos de reaver a guarda de Abel e é provável que consiga, a não ser que ela “morra acidentalmente” qualquer hora dessas. Ainda falando em Abel, foi bem bacana colocar Jax enfrentando a “fábrica de bebês” dos irlandeses, trazendo de volta lembranças da temporada anterior e criando uma brecha no lance da negociação do Cartel.

Como a série está na reta final, esse é momento em que estamos dentro da panela de pressão. São os problemas familiares e do clube, convergindo com a salada de irlandeses, mexicanos, a prisão de Bobby, a traição de Otto, a colaboração de Juice com para a RICO e claro, a confirmação de que a Charming Heights é um sonho prestes a se realizar. Não sei prever no que isso vai dar e nem quero fazer conjecturas. Vou esperar para ver quem sai vivo dessa.

Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Fabiano disse...

SOA em sua melhor forma! Temporada perfeita! Bela review Camis!