domingo, 20 de novembro de 2011

Fringe 4x07: Wallflower


Quando começamos a ver o invisível.

Mais uma vez é hora de nos despedirmos de Fringe, mesmo que temporariamente. A temporada mal começou e já temos de lidar com esse hiatus de dois meses que, para mim, estraga todo o ritmo da série. Infelizmente não há o que fazer além de esperar.

Para encerrar 2011 nos deixando cheios de dúvidas, eis que Fringe resolveu nos deixar com um cliffhanger “pouco” dramático, num episódio que foca especialmente em (c) Olívia e nas pessoas que fazem parte da vida dela.

Muita gente deve achar que foi só mais um “casinho da semana”, mas é preciso prestar atenção nas leituras que o tema proposto traz. Num primeiro momento, Eugene pode parecer apenas mais um acidente genético a cruzar com os agentes da Fringe Division, mas como, via de regra, tudo na série está relacionado, acho que a história serve como uma metáfora para a situação de Olívia e Nina Sharp.

Eugene era um solitário (é daí, inclusive, que vem o nome do episódio), chamado de home-camaleão, era em verdade um homem invisível. Passou a vida como um rato de laboratório, observando a vida das outras pessoas ter significado, enquanto ele sequer tinha sua existência reconhecida, sequer tinha um nome próprio (lembrem que o nome é U-Gene, de doença genética desconhecida). Só podia ser visto sob luz negra e, assim como Olivia, nunca teve controle sobre si mesmo e serviu apenas aos interesses de outros. Morreu feliz, pelo menos, depois de conseguir ser visto e conquistar seu primeiro contato humano natural.

A relação estabelecida entre Eugene e Olivia é o inicio de uma nova descoberta. Começamos a perceber que Nina Sharp não é essa criatura abnegada que adotou duas meninas sem mãe. Nina escolheu suas “filhas” a dedo. Não fosse Olívia a mais promissora criança nos testes de Walter e Bell ela teria tido um destino diferente.

Não sei até que ponto os roteiristas vão relacionar William Bell à coisa toda, mas para mim, fica óbvio que a adoção de Olivia foi apenas uma desculpa para continuarem aplicando cortexiphan regularmente. Apesar de ser tudo muito rápido, fiz questão de ir atrás do conteúdo da injeção, que causa as tais dores de cabeça sem motivo aparente, e aí está a prova (ampliem a imagem para ler com clareza): cortexiphan.



Só com isso surgem várias perguntas, a começar pelo motivo principal. Walter chegou a frisar que a substância não produzia efeito eficaz em adultos (alguma coisa a ver com as células em desenvolvimento), o que justificava os testes em crianças. Agora, com Olivia recebendo as injeções em sua fase adulta não faço ideia de quais seriam as vantagens (se é que há vantagens) ou poderes desenvolvidos.

Como o caso de Eugene deixa claro, nenhum desses experimentos é criado apenas pela “diversão”, mas sempre com expectativas de uso militar ou forças relacionadas. Assim, concluo que Olivia receba as injeções para se tornar algum tipo de arma humana ou uma super-agente, com habilidades que vão muito além das que já nos foram mostradas nas temporadas anteriores.

Essas habilidades ainda não mostradas, se confirmadas durante os próximos episódios, devem ser de grande valia para Peter, em sua jornada de volta para o Lado A. Mesmo que esse não seja o Lado C como alguns desconfiam, eu prefiro tratar a “realidade alterada” dessa maneira, afinal, se Peter conseguir reverter os efeitos da Máquina do Apocalipse estaremos de volta ao Lado A como o conhecemos e sem relação com nenhuma das novas histórias que nos foram apresentadas até aqui.

Eu realmente me apego à teoria de que esse é um terceiro universo pela certeza de Peter. Ele está tão firme em sua posição de que essa é a linha temporal errada que serve até de cupido e fashion stylist para o agente Lee, que ficou bem melhor com seus novos óculos, comprados num mercadinho estilo R$1,99.

É absolutamente estranho e quase inaceitável que Peter ajude Lee a se aproximar de Olívia. Eu olho aquilo e preciso acreditar no Lado C para não rejeitar a história toda. Não que eu não goste de Lee, até gosto, mas sinceramente, não vejo muitos motivos para o destaque que ele vem ganhando nessa 4ª temporada, mesmo que ele seja um bom contraponto para o comportamento frio de Olivia em relação aos casos tratados pela Fringe Division.

Confesso ter sentido muita falta de maior destaque para Peter e Walter no episódio, porque para mim nada substitui a química que existe entre o trio original, mas os dois funcionaram muito bem como alívio cômico.

Walter só não apareceu menos que a vaca Gene, que desapareceu completamente para nossa tristeza. No entanto, suas cenas vieram recheadas de outros bichos, como o polvo na bolinha e os ratos, John e Yoko. Astrid, que não teve o nome trocado, foi ofendida no lugar. Adoro ver que no Lado C o “bullying” continua.

Ainda sobre Peter, imagino que ele deva estar em foco maior daqui para frente, já que insistem em frisar que ele é um novo Fringe Event, não apenas em diálogos, mas na forma como vem sendo tratado por Broyles e pela equipe do FBI.

Uma das coisas mais difíceis dessa vez foi encontrar o Observador, escondido em meio à multidão que aguardava enquanto o prédio onde Eugene vivia era revistado pela Fringe Division, mas eis que foi possível flagrar o danadinho.

Houve ainda muitas referências aos Glyph Codes, que apareceram em paredes, quadros, abajures. Nada com significado profundo, no entanto. Apenas easter eggs para alimentar a obsessão dos fãs loucos (oi, alguém me chamou?), assim como a quantidade exorbitante de peças e cenários em tons de azul, que significariam a jornada de Peter de volta ao Lado A.



O Glyph Code de verdade é DAVID. Muitas especulações surgiram daí, pelo fato de que em breve teremos o retorno de David Robert Jones (que apareceu em quatro episódios de Fringe na primeira temporada, sendo peça chave para a trama central), mas como os códigos nunca estão relacionados ao futuro da série, mas ao assunto tratado dentro do próprio episódio, uma rápida pesquisa trouxe um significado bem mais cabível.


 
DAVID, em hebraico, significa amado/querido. Essas palavras estão intimamente ligadas aos desejos, anseios e motivações de Eugene, que fala sobre amor com Olivia, evidenciando que queria ser visto, para criar relações, ser amado e, portanto, existir.



P.S- Fringe retorna no dia 13 de Janeiro. Até 2012. #SaveFringe.

Comentários
14 Comentários

14 comentários:

thaispereira disse...

Camila, Ótima review como sempre.
Eu ainda não consegui assistir este episódio completo. Senti muita falta do Peter e do Walter. Esperamos quatro episódios para o Peter voltar e na fall finale ele teve poucas cenas. O Walter teve destaque em dois ou três episódios dos sete.
Eu tenho visto muitos fãs da série reclamando dos novos rumos da série, torcendo pela volta da antiga timeline. Porém, muita gente tem reclamado do excesso de destaque que o Lincoln tem tido e da pouco inteiração dos três personagens principais. Para mim, a relação Peter e Walter é fantástica e o romance Peter e Olivia  faz muita falta.
Bom, diferentemente de você, eu não gosto (nadinha) do Lincoln.

By the way Você levantou ótimos pontos sobre ser este o universo A ou C. Concordo contigo..

Michell disse...

eu amei o episodio, e acho que a volta de david seria mais interessante pra serie, mas em relaçao ao episodio, o significado de david faz mais sentido
mais alguma coisa pra pensar
pretendo comprar os boxes das 3 primeiras temporadas e rever tudo
quero estar com a mente fresquinha de fringe quando o retorno ocorrer
e eu acho que nina sharp pode estar armando algo muito maior, algo que ninguem imagina. quem sabe ela e do lado D e esta infiltrada no C para maiores planos?

Flavia disse...

Otima review!Achei o episodio um pouco 'parado' pra ser o ultimo deste ano, mas enfim...
Não se pode mesmo confiar na Nina Sharp!

Gustavo de Castro Ventura disse...

Ótima review!
O episódio foi morno, comparado com o da semana passada. Agora, o que mais tem me incomodado é a forma como a história vem sendo conduzida. Parece que os roteiristas estão adicionando fatos demais, tentando aprofundar numa história que, até onde sabemos pelos números da audiência, não deve passar dessa temporada. Os hiatos só atrapalham a série, essa já é a segunda pausa desde que a S04 começou. Fica difícil uma série ficar um ritmo bom dessa maneira, com paradas a cada 3, 4 episódios.Fico pensando se daria tempo para finalizarem os arcos da devida forma. Não gostaria que um cancelamento precoce estragasse tudo, deixando as pontas soltas. Espero que os caras saibam o que estão fazendo! Quando me lembro de que em alguma entrevista passada disseram que tinham histórias para até 7 temporadas, o receio é que que tentem contar tudo isso e a Fox cancele repentinamente a produção.

E, claro, pra finalizar: #SaveFringe!

Antunes_ disse...

Ótimo episódio, difícil ficar tanto tempo sem Fringe,Eu continua acreditando que o código da semana,é uma referencia ao David Robert Jones,que está voltando.Eu inclusive acho que ele está ligado ao episodio,com a cena da Nina Sharp,ele pode estar por trás daquilo tudo,ou envolvido.

Falando em Nina,Walter sempre tem razão,aquela mulher não presta,deu para ver na expressão dela,que a Olivia só importa para ela,por que é uma cobaia para seus testes do cortexiphan.

Eu acho que essa realidade,pode ser a C,mas não podemos descartar que pode ser a A,se for realmente a A,eu não vou gostar nem um pouco,é não vou aguentar ver a Olivia com o Lee,Fringe não pode apelar para isso.

PS: #voltagene  

Welington Araújo disse...

Foi um final relativamente morno e nenhum pouco revelador. Aliás, o episódio tod foi assim. Bom, ainda acho que esse é o lado A, porém numa linha do tempo diferente, onde Peter, manipulado pela máquina do Apocalipse, morreu no lago Reiden. Tudo bem, isso não explica o fato da adoção de Olivia por Nina Sharp, mas ainda acho mais fácil acreditar nisso.
Porém tivemos mais de um observador no episódio! Tá lá no meio da multidão, aos 34:22. O que isso significa?! Bom, ainda nem ei bem qual a verdadeira importância dos Observadores para os eventos Fringe.

Todavia, sentirei falta de Fringe pelas próximas semanas, e das suas reviews também.

#SaveFringe #SixSeasonAndaMovie

juliana disse...

qdo o episódio começou, tive a impressão que aquela olivia e aquele lincoln eram os "nossos", do lado A. depois da abertura percebi que era, teoricamente, o C. só que no fim, não sei por que, fiquei DE NOVO com a impressão de ser o lado A modificado. eu não tenho absolutamente NENHUMA teoria que comprove isso, mas n sei, fiquei com a pulga atrás da orelha.

prefiro mto que essa NÃO SEJA a timeline do nosso universo alterada, mas essa interação com o lado B (e que deve aparecer de novo no próximo epi) me deixa ainda mais confusa. mesmo.

negócio é esperar até janeiro, então, né. mas sinto mto falta dos personagens originais da série. já pensou que louco não explicam nada no final e os produtores dizem que era uma série sobre ~~ SAUDADE?? rsssssssss (L O S T)

Antunes_ disse...

aa

Thaís Stacoviaki disse...

Acho que pelo que vi da promo do proximo episodio vamos ver David Robert Jones e a abertura vai ser diferente... Pois se a amarela é o lado c , o paralelo vai ter que ter sua propria "cor" . Assim como o lado B era vermelho. 

NandaF disse...

Sempre que eu vou assistir o episódio eu penso "ok nesse eu vou procurar pelo observador", mas dá 5 minutos e eu já esqueço.

Lussianno disse...

Fringe voltar em 2012 não é uma safadeza, é uma safadagem!!!!!! Puta que me pariu!!!

Junno Barbosa disse...

CAMIS     
Achei estranho essa do Peter ficar incentivando o romance Lincholivia...
Essa tranquilidade de Peter, essa certeza de que está em outro universo, e que pode voltar ao seu original, está ficando excessiva e isso fez passar uma coisa em minha cabeça, e gostaria de compartilhar....

Talvez esse realmente seja o Universo azul alterado.... e não haja volta, tipo , Peter vai fazer de tudo pra voltar, não levando em consideração que essa é sim sua nova realidade, e só se dará conta disso depois de fazer rolar esse romance, por exemplo...

tipo isso seria um plot desesperador pro Peter tadinho.... já pensaram nisso?

TaMant disse...

Eu quero acreditar que Peter está num outro universo pq eu não gosto de todos os personagens dessa nova timeline. Walter nem aparece direito  e qdo aparece é chorando ou ignorando tudo, Lincoln é chato e a Olivia está depressiva e fria. 
Mas tenho sérias dúvidas sobre essa teoria, para mim ainda parece o Lado A modificado. 
A certeza do Peter sobre outro universo é compreensível, ele precisa acreditar nisso e além disso ele já cometeu o erro de se envolver com a Olivia errada, ele nem quer e nem vai cometer esse erro de novo se não tiver certeza do que está acontecendo, então é melhor ele acreditar na teoria de outro universo

Pedro Domingos disse...

Oi. amo esta serie! sabe a marca novos óculos que peter dá a lincoln? tou numa de comprar mas nao sei como...