terça-feira, 15 de novembro de 2011

Dexter 6x07: Nebraska


Tem coisas que só o encosto de seu irmão morto faz por você.

Depois de um final tão bom quanto o do episódio passado é claro que eu tinha expectativas sobre o que iria acontecer em Dexter e devo dizer, não fiquei nem um pouco frustrada. Episódio muito interessante, que saiu do “modelo” usual e trouxe uma dose de aventura para a série.

A aparição do espírito zombeteiro de Brian, a.k.a Ice Truck Killer, foi excelente. As perguntas dele para Dexter eram, talvez, muitas das perguntas do próprio público da série, que tem acompanhado mudanças bruscas na personalidade e no modo de agir do protagonista, desde que a série começou.

Sei que muita gente odeia a humanização de Dexter. Não dá para negar que esse fator existe e que muda o curso das coisas por muitas vezes, como a história desse episódio comprovou. Particularmente, essas nuances do personagem são o grande atrativo da série, porque convenhamos, as mortes propostas pelo roteiro são interessantes, mas são as lutas internas de Dexter que seguram a audiência ao longo desses seis anos.

Com Brian, lembrei muito daquele inicio da série, quando Dexter era muito mais frio e disfarçava muito mal sua falta de traquejo social. Agora ele é capaz de entrar numa loja de conveniências, seduzir a funcionária e roubar o revólver. O velho Dexter até conseguiria a arma, mas evitaria qualquer contato físico com a moça.

Já que o tema da temporada é justamente essa briga ética e lógica, Brian trouxe um ótimo contraponto para Dexter. Instinto contra a razão, frieza e sentimentos. É muito mais do que fé ou religião. Dexter ainda tem dentro dele a vontade de ser livre das exigências das relações humanas, mas ao mesmo tempo não quer se deixar dominar pela vontade de matar. Brian é o oposto disso tudo e talvez a melhor personificação para o ‘dark passenger’.

Importante notar que Harry foi utilizado como “a luz interna” de Dexter. Ele é o que impede Dexter de se entregar à completa loucura e aos riscos que isso traria, embora eu veja Deb e o pequeno Harrison como outros fatores nessa equação.

Muito bom ver o desenrolar diferente para essa retomada no assunto de Trinity. O filho dele adotando o modus-operandi do pai seria uma saída óbvia, mas a proposta de um drama familiar mais profundo, com mãe “mulher de bandido”, suicídio da filha e o garoto chegando a seu limite e tendo de conviver com toda essa desgraça foi muito melhor.

Finalmente vimos um desfecho para Deb e Quinn. Espero que o assunto não retorne nunca mais, assim como eu gostaria que LaGuerta fosse morta no próximo episódio. Adorei o joguinho desenvolvido pelo estagiário de Masuka e as habilidades nerds do cara provam que ele é melhor adição ao elenco de sub-coadjuvantes do que a loira imbecil de antes.

Quanto à Gellar e Travis, acho que esse episódio meio que destrói aquela teoria sobre o professor ser um espírito/visão que interage com o ex-aluno e o guia nessa jornada até o Apocalipse.

Gellar ainda não interagiu com outras pessoas, mas o cara destruiu sete crocodilos sem a presença de mais ninguém. Acho difícil que uma alma penada faça algo assim.

Comentários
9 Comentários

9 comentários:

Bruno Carvalho disse...

Não acredito que este episódio destroi a teoria. Aliás, ele faz justamente o contrário, confirmando-a mais ainda.

O Professor cuidando dos jacarés deve ser visto como uma licença poética, da mesma forma que vimos Brian Moser comendo pizza, jogando objetos e, em certo momento, até matando o sujeito do hotel.

Essa parte, inclusive, foi fundamental por introduzir na série um elemento que não estava presente até então: seres "invisíveis" praticando atos, quando na verdade quem os estão executando são sujeitos perturbados.

Em nenhum momento também a série indicou que Gellar era um espírito. Dexter é uma série empírica, ou seja, as aparições de ITK, Harry e Gellar não estão aí para denotar a sobrenaturalidade da trama, e sim o quanto os "hospedeiros" possuem mentes perturbadas.

Some tudo isso ao fato de que a testemunha não VIU Gellar, mas apenas ouviu, aumenta mais ainda as chances da perturbação de Travis ser ainda maior que a de Dexter, pois ele também fala como o sujeito ao estilo Norman Bates/Mãe em Psicose.

Eu ficaria MUITO surpreso (e pagaria muita língua), se depois deste episódio, for confirmado que o Professor realmente existe.

Junior Dias disse...

Tipo ao mesmo tempo que pareceu ainda mais que ele é real, a interação maior do Brian com o ambiente, e até ele matando o cara e depois mostrando que foi o Dexter que matou, são um contraste à isso.

Na verdade sobre a teoria a serie ao mesmo tempo deu argumentos contra e a favor dele não ser real.

Mas pela promo do proximo episodio (promo na maioria das vezes enganam) o Prof. Gellar pareceu bem real. Mas nao descarto a outra teoria ainda...

Bianca disse...

Tb acho o contrário.
No preview o Dexter diz: "Travis tem um Dark Passenger também". Mas o Travis até agora não mostrou isso. Todo o preview eu achei que fosse td da cabeça do Travis, como o Harry e o Brian são pro Dexter.

Ataíde Neto disse...

"Gellar ainda não interagiu com outras
pessoas, mas o cara destruiu sete crocodilos sem a presença de mais
ninguém. Acho difícil que uma alma penada faça algo assim."

Sem falar que no promo o próprio Dexter diz: "Travis tem um Dark Passenger como eu, mas diferente do meu, o dele pode ser morto"
Acho que o Dexter deve interagir com o Gellar no próximo episódio...

Mariana Bisonti disse...

Eu também acho que esse episódio só deu mais combustível para essa teoria de que Gellar é um hóspede da mente de Travis. Pelo modo como ele apareceu do nada na casa, não que dizer nada, mas me parece o tipo de aparição que Harry faz e acredito que não o colocaram dentro, para ainda nos deixarem na dúvida.

Mas o que contribui mesmo para a teoria foi a interação de Brian com tudo, como disse o Bruno.

Não me lembro ao certo, mas me parece que a testemunha não disse ter ouvido outra voz, ela pode ter acreditado que havia outra pessoa por Travis ter falado algo que desse a entender, ou caso não seja como Harry para Dexter e sim, uma dupla personalidade, seria ele, só que agindo com uma postura diferente.

Sobre a promo, bom, estamos cansados de saber o quanto as promos enganam..O que o Dexter disse não quer dizer nada.

Só torço para que nos surpreendam, como fizeram ao trazer ITK de volta, ainda que apenas por um episódio. Queria que ele ficasse mais.

Lussianno disse...

Gostei da aparição do irmão de Dexter pq acho que ele serve pra afunilar ainda mais o que acho que será o arco final da série, que é o relacionamento Dexter/Debra. Outra coisa, esse ep. foi muito Dexter bueller's day off hahahahah

Gustavo Monteiro disse...

Até ele interagi r com outra pessoa, a teoria ainda tá de pé.

Van_delcaro disse...

Dexter,Sons of Anarcgy e Vampire Diares pra mim são as melhores series da temporada

Fernanda disse...

Obs:o estagiário do masuka,esta muito interessado no dexter...acho que tem mais história,com ele muito mais..não sei  só uma teoria..