quarta-feira, 26 de outubro de 2011

The Walking Dead 2x02: Bloodletting


Melhor, mas ainda falta alguma coisa.

Na semana passada, logo depois da Season Premiere de The Walking Dead, muita gente reclamou do episódio (algumas pessoas gostaram, é verdade), e ninguém ficou de fora dessa discussão. O assunto do momento é o que, afinal, está faltando para que a série seja uma unanimidade?

Eu só posso falar por mim. Sinto falta de carisma nos personagens, basicamente. Eu não sei se é culpa do atores, dos roteiristas ou de alguma outra coisa. Só sei que é difícil, ou melhor, impossível, pelo menos para mim, me conectar com os agentes dessa história, me importar com eles, torcer, chorar, rir ou me emocionar de qualquer forma.

Cito como comparação outra série da AMC: Breaking Bad. Eu posso até não gostar de um episódio, achar o desenvolvimento lento demais ou me revoltar com alguma estratégia sacana de roteiro, mas uma coisa é certa: eu tenho uma ligação psicológica com os personagens e as ações deles têm importância para mim, concorde eu ou não.

Em comparação com o episódio anterior esse foi, sem dúvidas, melhor executado. A ação se desenvolveu de forma mais eficiente, mas eu ainda não olho para Carl sendo operado a sangue frio e fico com pena do menino. Rick pode correr uma maratona com o filho ensangüentado nos braços que não faz diferença para mim. Isso é um grande e gravíssimo problema.

Ano passado eu ainda encontrava desculpas esfarrapadas para isso, dizendo que era culpa dos poucos episódios e que os personagens evoluiriam bastante em algum momento. Chegamos a um ponto em que isso não cola mais. As pessoas continuam assistindo a série porque gostam de ver zumbis comendo gente e não pela história em si.

Com um obstáculo tão difícil de transpor, um episódio dramático como esse perde muito sua força e seu impacto. Sinto que esse é um daqueles momentos em que deveríamos arrancar os cabelos pelo sumiço da menina e pelo estado de Carl. No fundo, as crianças são o que menos nos importam.

O que eu achei mais interessante foi a trama de Shane. Ele começa a despontar como personagem potencial, porque é uma das pessoas com mais problemas a enfrentar. Seu caso com Lori, a amizade com Rick e o fato de que ele é sempre um dos homens a se arriscar, em todas as situações.

A parte em que ele e o atirador vão em busca de suprimentos médicos para a cirurgia de Carl foi, sem dúvida, uma das mais bem executadas. Louvo ainda a dinâmica entre Dale e T-Dog. Impressionante como um diálogo bem colocado faz a diferença no episódio. Os dois conversando sobre o lugar deles no grupo, apontando a posição de cada um foi, definitivamente, importante para nossa percepção de como a coisa está estruturada e como pode se desdobrar.

Continuo esperando mais espaço para Daryl, que é foda demais destruindo a cabeça de todos os zumbis. Ao mesmo tempo, desejo que ele seja atingido por um balde de água, ou ele pode morrer de tanta sujeira incrustada no corpo. Não sei se aguento outra gritaria de Andrea diante de um zumbi. Berrar não adianta porque não o que detém zumbis não é estourar os tímpanos deles.

Os novos personagens também criaram algum interesse, especial o Dr. Hershel Greene, com sua revelação de que é veterinário, para desespero de Lori. A serenidade desse homem foi realmente impressionante.

P.S - Mesmo com todas as críticas, The Walking Dead foi renovada para mais um ano.

P.S² - Aguardo ansiosamente pelo dia em que aguardarei ansiosamente pelo próximo episódio dessa série.

Comentários
6 Comentários

6 comentários:

lordfeudal disse...

Pra mim esse foi mais um episódio meia boca, Parece que tudo foi deixado de lado e o que importa agora é salvar crianças, Isso me enche, Se essa história da Sophia (da Puta) não der em nada, Eu vou ficar muito fulo, Tomara que a Sophia seja encontrada pela Michonne, Ai sim, Isso seria legal.
Do resto eu só rezo por mudanças drástica na série.

Fernando disse...

Falta carisma dos atores, falta fazer a gente se importar com os personagens, faltam histórias envolventes, falta bom senso de não centrar um episódio de começo de temporada no filho do Rick. Que decisão criativamente irresponsável foi essa?

Quer dizer... alguém se importou que o garoto foi baleado? Grande coisa, ele não era importante, nem especial e se morrer poderá até ser melhor pra fazer algo acontecere nessa coisa monótona que virou The Walking Dead. Não quero ver crianças, não quero nem saber onde foi parar a filha daquela que nem o nome eu lembro.

Eles tem um puta produto na mão, com muitas capacidades de atrair diferentes públicos e insistem nessa trama ociosa. Realmente espero que melhore MUITO mesmo.

tiagorius disse...

Engraçado q para mim foi justamente o contrário camis! esse ep foi parado demais! e eles tem uma HQ de cair o cu da bunda de tão f$#@!, mas não saber ligar o ponto A ao ponto B, mas concordo com as falhas toscas, e a falta de ligação emocional entre as personas e o telespectador "silvio". Abraço e vc é f$#@! continue nos reviews

Carol L. disse...

SPOILER FREE =)

Concordo com vc Camis, mas acho que o problema é mesmo de roteiro.

A história original é F*ODA demais e não precisava de nenhuma dessas mudanças feitas na adaptação. Agora parece que estão retomando um pouco o seguimento original com o Carl baleado e a chegada na fazenda do Hershel, mas mesmo assim, ainda tem muitas coisas diferentes que não me agradam nem um pouco.

Na HQ, por exemplo, tem mais personagens e tudo acontece muito mais rápido. Não tem CDC (ou CCD, ou DCC, sei lá). O Carl não é esse moleque chatinho que aparece na série. Os personagens não são tão idiotas que precisem ter suas bocas tapadas durante a passeata de zumbis... na verdade nem tem passeata de zumbis...

Resumindo, in my opinion, eles pegaram uma história F*DA e deram uma bela cagada em cima.

Mas vou continuar assistindo pq quero acreditar que o problema era o Frank Darabont e agora que ele saiu a série vai dar um salto de qualidade e vai sambar na cara de todo mundo, hehehehe.

Mariana Bisonti disse...

Pois é..foi o que eu disse comentando o episódio anterior, não consigo me importar com ninguém nessa série..A gente fica esperando aparecer algum zumbi pra justificar o porquê de ainda assistir. É uma pena, pois tem potencial demais para se resumir a isso.

O povo que leu a HQ vive comparando e isso é realmente inevitável, porém, se tivessem criado algo satisfatório, essas comparações seriam muito menos frequentes. Vejo isso por Dexter, que se originou dos livros de Jeff Lindsay, que podem não ter o mesmo grande público da HQ de TWD, mas como a segunda temporada por exemplo que fugiu completamente do enredo dos livros foi uma das, senão a melhor temporada da série, ninguém reclamou.Tem vários defeitos como qualquer outra produção no ar, mas pra mim o que pega mesmo é a falta de carisma dos personagens, como você disse. 
Isso não pode acontecer, é fator marcante para fazer alguém acompanhar uma série. Espero que seja culpa dos roteiristas, assim pelo menos tem conserto.

Klinger disse...

Eu n sei ainda o que falta em TWD, ainda por descobrir...hehe