sábado, 8 de outubro de 2011

Sons Of Anarchy 4x05: Brick


O tijolo que falta.

Graças aos deuses, Son Of Anarchy conseguiu se recuperar depois do episódio paradão e sem muita utilidade da semana anterior. A despeito do ritmo, que continua lento, podemos dizer que em termos de conteúdo houve uma evolução. A trama caminha aos poucos, é verdade, mas quando a história é bem construída e tem um propósito não podemos reclamar.

Foi o caso desse episódio. Desenvolveu todos os arcos em andamento, sem apressar absolutamente nada, deixando espaço para que pensemos no assunto, para digerir as descobertas. O foco central é Clay e os motivos por trás da morte de John Teller, que é assunto desde a primeira temporada, mas está se revelando melhor só agora. Ao contrário do que seria óbvio imaginar (e como, de fato, imaginei), Gemma é “inocente” na “morte acidental” de John.

Sempre desconfiei muito dela. Minhas suspeitas aumentaram na Season Finale na 3ª temporada e por isso me surpreende que ela seja conivente com a verdade alternativa da história. Ela sabe de tudo, mas ao mesmo tempo está tão cega quanto os demais.

É nesse detalhe que me prendo para concluir que Clay deve ter um desfecho bem dramático nesse ano e que Gemma pode ser a pessoa a maquinar os acontecimentos futuros. Acredito nisso porque ela pode tentar proteger Piney, Unser a Tara. Clay tem se mostrado cada vez mais sem limites, quando o assunto é proteger a si mesmo.

Gosto disso em Sons Of Anarchy. Histórias recorrentes e sempre em mutação. Outra nesse estilo é a morte de Luann. Embora o impacto seja menor para o clube (por enquanto, por enquanto) tivemos o PRAZER de ver o ator de garbo e elegância que é David Hasselhoff nos contando, interpretação visceral, que não é apenas um pênis descomunal ambulante. Isso é Sons Of Anarchy fazendo humor elegante.

Sempre fico sem entender as reações desses homens que, no menor problema com a esposa atriz pornô, saem comendo as coleguinhas de trabalho da patroa, na tentativa de relaxar a tensão. Opie às vezes não faz sentido para mim. Sente falta da Donna e quer fazer um filho na Lyla. Alguém consegue explicar?

No momento, porém, a história que mais me interessa é a de Juice. Já disse mil vezes que valorizo o que tentam impor para a temporada, trazendo mais conteúdo para os personagens secundários. Fico me perguntando se Juice conseguirá ser tão esperto como Jax já foi em situações parecidas, mas vê-lo retirar um pacote de cocaína, achando que ninguém daria falta tão cedo ou que a SAMCRO e o Cartel não notariam um buraco no pacote, por ele pegaria a tal amostra, é exemplo de extrema burrice.

Ele está desesperado, eu sei. Mas mesmo assim. Nessa história, Juice está tão ligado quanto o xerife, que se não tomar cuidado, será engolido pelas táticas nada honestas de Linc Potter.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: