terça-feira, 11 de outubro de 2011

Enlightened 1x01: Pilot


Conhecendo a nova face da tranqüilidade.

Quando vi os pôsteres de Enlightened dizendo que Laura Dern seria a tranqüilidade em pessoa, não achei que seria uma piada interna sobre como a série te deixa sossegado e com vontade imensa de dormir. Creio estar diante da pior Piloto já lançado e produzido pela HBO, o que absolutamente chocante, já que estou sempre elogiando o que é lançado pelo canal.

Com Enlightened isso é impossível. Passei meia hora tentando entender que diabos de proposta imbecil é essa. Uma mulher de meia idade, com uma crise imensa na vida, indo fazer terapia no Hawaii, se transformando numa louca obcecada por livros de auto-ajuda.

Se eu não tenho paciência para gente assim na vida real, garanto que tenho muito menos na ficção. No entanto, eu admito que tenho o mesmo pensamento para séries sobre câncer, o que não me impediu de perceber o quanto The Big C é excelente.

O problema é que Enlightened não é nem remotamente interessante. Você assiste a cada surtada de Amy (Laura Dern) sem acreditar naquilo e sem se emocionar nenhuma vez. A cena de abertura me soou mais falsa que nota de três Reais, com aquele choro forçado que a gente faz quando é criança e precisa convencer a mãe a comprar o brinquedo caro com chantagem emocional.

Mais uma vez, isso me chocou. Laura Dern é uma boa atriz, mas está completamente fora do tom com Amy. Ao final do episódio eu a odiava tanto que cheguei à conclusão de que toda a maluquice envolta na personagem teve em mim o efeito contrário. Tive vergonha de Amy o tempo todo, porque ela é completamente ridícula.

Não sei bem se a intenção é mostrar essa mudança na vida dela como algo que foge à natureza de Amy (e por isso a atuação tão forçada) ou se era exagero da atriz mesmo. Estou muito mais pendente para a segunda opção.

Amy, além de agir como se tivesse sofrido uma lavagem cerebral num desses cultos que pregam suicídio coletivo, vai ter que encarar o desafio de se manter calma (?) e fiel à sua nova filosofia de vida, a despeito da reação das pessoas que conhece com essa nova e bizarra atitude. Nem a mãe dela, Helen (Diane Ledd) consegue entender o que está acontecendo e tem pouquíssima paciência para essa “nova Amy”. Levi (Luke Wilson), o ex-marido olha para Amy como se ela estivesse muito drogada, mas logo descobrimos que o chapado da história é ele.

Confesso que fiquei com pena do colega de trabalho com quem ela teve um caso. Aquela atitude dela, ligando milhões de vezes, parando o carro na frente da casa dele... Que medo. Deveria cair perfeitamente com a ironia de que o símbolo da paz espiritual de Amy é uma linda e calma tartaruga marinha, mas isso não funciona na prática e faz de Enlightened mais um lançamento do qual devemos fugir a toda velocidade.

A série foi criada por Mike White, que deveria ter ficado apenas com School Of Rock brilhando no currículo.


P.S* Segundo consta, Enlightened é uma comédia. Nem essa piada funciona.

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Douglasricardo10 disse...

me diz qual o nome da musica no final do ep... muito linda

Daiane Cristalina disse...

Maravilhosa música... "a mãe tmb é uma criança"... to procurando...