quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Breaking Bad 4x13 (Season Finale): Face Off


O duelo final.

Um dos momentos mais esperados desde o começo da temporada anterior era o dia em que Walter White enfrentaria Gus pela última vez. Ali mesmo dava para prever que seria um momento épico, porque Gus foi o primeiro antagonista a realmente desafiar Walter, em todos os sentidos.

Todas as temporadas de Breaking Bad souberam trazer figuras amedrontadoras. Ainda hoje me lembro dos gêmeos com aquele machado reluzente e tenho calafrios, mas mesmo eles nunca foram capazes de causa o efeito que Gus causou na história da série.

Talvez por isso, a 3ª temporada seja minha favorita e acredito que sempre será. Sei que a maioria esmagadora ainda prefere o que acabamos de ver, mas minha memória, que guardou bem as cenas primorosas, os roteiros bem elaborados e as atuações cheias de tensão, não me trai.

É claro que essa temporada tem seu valor. Em alguns momentos achei que perderam um pouco a mão, mas o trabalho de Aaron Paul deixa qualquer problema no chinelo. Ele foi o grande destaque desse ano, intenso como só ele sabe ser. Não houve sequer um episódio em que ele tenha deixado de surpreender, o que é mais do que impressionante.

Walter ficou mais em segundo plano, o que foi até bom para a trajetória do personagem. Pela primeira vez ele esteve numa desvantagem real, nos fazendo duvidar sobre o que aconteceria no futuro, já que a sorte – o elemento mais presente nesses quatro anos de série- parecia tê-lo abandonado e passado completamente para o lado de Gus.

Ainda acho que foi isso mesmo o que aconteceu. Em todos os momentos críticos, Walter foi salvo quase que por intervenção divina. Tudo estava contra ele, mas no fim, algo inesperado vinha e mudava tudo. Dessa vez foi muito diferente.

Depois de Walter destruir Gus desse jeito e manipular Pinkman para trazê-lo de volta como seu aliado eu acredito que tudo seja possível

Podendo apenas contar consigo mesmo, ele deixou de confiar no acerto natural das coisas e agiu racionalmente, pela primeira vez. Movimentos calculados, que intrincaram acontecimentos perfeitamente, para que no final ele pudesse dizer: “Eu venci”.

Preciso, obviamente, deixar elogios infinitos para a cena em que Gus aparece com a cara despedaçada depois da explosão. Coisa muitíssimo bem feita e muito impressionante. Deu vontade de assistir diversas vezes.

Foi tão bom quanto o estratagema de Walter em colocar a bomba na cadeira de rodas do Tio Salamanca. Excelente uso de um personagem secundário recorrente, lembrando que o ator responsável pelo papel, Mark Margolis, é outro de talento ímpar. Desde sua primeira aparição acreditei que ele era um velho inválido e vi maldade em seu olhar, coisa que literalmente explodiu com essa vingança.

Gostei bastante das mudanças de dinâmica que vem por aí, indicando novos caminhos para os personagens na 5ª e final temporada (que será dividida em duas partes de oito episódios). Será um recomeço, um novo jogo, completamente desconhecido e essa é a melhor parte do que ainda está por vir.

Comentários
7 Comentários

7 comentários:

Rodrigo disse...

Vim aqui uma certa vez em um texto seu de Breaking Bad descordando de tudo. Dessa vez é o contrário. Concordo com tudo. Parabéns pelo texto. Só é indiferente pra mim qual temporada é melhor e qual é pior. A série é uma história linear onde a perfeição está do início ao fim. (Olha eu discordando hehehe)
Bjo

Lucas Lopes disse...

Muito bom!

Cíntia Costa disse...

Nossa... eu vi a cena do Gus saindo do quarto umas 4x... gente, q coisa linda! hahahahaha

Richard disse...

Episodio Perfeito.

PS: a cara do gus quando saiu do quarto serio parecia q eu tava vendo um dos zumbis de TWD

Wellington Laurindo disse...

Nossa, sensacional!

Walter planejou tudo, Mr. Walt é o cara!

Lucas Pav disse...

Parabéns pela Camis, parabéns a Vince gilligan, parabéns a Walter White ou devo dizer Heisenberg mais temido do que nunca, Falaram que Gus foi um ótimo vilão é porque ainda não viram o poder de Heisenberg.

Acho que Bryan Cranston vem com tudo na próxima temporada, estou esperando ansiosamente a  quinta e tenho certeza que será inesquecível assim como essa temporada foi.
 
Essa serie me tomou de uma forma que eu não consigo descrever, vejo e revejo as cenas varias vezes, a indico a todos que conheço.É breaking bad arrebatando o mundo.

A morte de gus apesar de ser uma morte foi linda

gustavo fring adiós, la bienvenida a Heisenberg

Esse Season finale foi extremamente CROCANTE.

Luiz André disse...

Se fosse para tentar descrever em uma única palavra tanto esta season finale como a quarta temporada em si, eu só poderia escolher uma: FODÁSTICA! Sei que este pequeno neologismo não quer dizer muito, mas para quem assiste séries há muito tempo e, de repente, se depara com esta tal de Breaking Bad, é como se a televisão dos States e suas fórmulas repetitivas e fadadas ao um minguado sucesso de público e crítica ficassem pobres diante da teia complexa engendrada por um tal de Vince Gilligan. É difícil comparar Breaking Bad com qualquer outra série que esteja no ar ou que já passou pela TV. Um marco, por assim dizer. 
Vejo muitos comentários elogiando as atuações de Bryan Cranston e Aaron Paul, mas gostaria de destacar que em Breaking Bad, todo o elenco tem sua chance de brilhar e nesta temporada, Giancarlo Esposito foi indefectível como Gus Fring, do assassinato a sangue frio a morte por explosão. É de se pensar que se os velhos da Academia não conseguem reconhecer a grandeza desta série nas premiações, é porque falta um real senso crítico e deve existir uma certa característica que podemos chamar de "PNC ao extremo" por não mencionar mais nomes do elenco nas premiações.
Chega a ser agridoce pensar que este ano começa a reta final desta maravilhosa série. Pelo bem, o final não será apressado nem tentará enganar os espectadores - assim esperamos; e, por outro lado, não existem mais séries atualmente que consigam tirar nosso fôlego toda semana e ainda jogar neste círculo vicioso sadomasoquista durante umas poucas horas. 
R.I.P. Gus Fring!