segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Breaking Bad 4x12: End Times


Agora sim, Breaking Bad mostrou a que veio.

Semana passada eu estava tão decepcionada com a embromação de Breaking Bad que precisei expressar toda a minha frustração. Agora, depois de assistir a esse episódio, reitero minha posição anterior com ainda mais força.

Não. Eu não vou dizer que ‘End Time’ fez 40 minutos inúteis com 5 minutos de shock value para fazer valer o roteiro raso. É justamente o contrário. Esse episódio é a prova cabal de Breaking Bad não estava mostrando seu potencial, porque cada cena aqui importou e me deixou sem respirar de tanta tensão.

Essa é a diferença entre um episódio excelente e um que te engana com final bombástico. Ao contrário do que dizem, a última impressão é a que fica, pelo menos na TV. Se o final for bom a tendência é que as pessoas achem todo o resto igualmente bom, mas isso é apenas ilusão.

Um episódio bom de verdade faz o que ‘End Time’ fez. Desenvolve o arco central, acrescenta emoção e te deixa ligado, sem piscar os olhos. Obviamente sou só elogios para esse roteiro. Incrível a forma como toda a trama foi conduzida, como os fatos estavam intrincados e como tudo terminou.

Reparem que até mesmo o amigo de Hank que só aparece em figuração estava com ótimo texto e ótima proposta no episódio. Pontual assim como Saul Goodman, batendo em retirada.

Walter era um homem amedrontado e sem esperanças. Sem reação até. O reencontro dele com Pinkman não poderia ter sido mais intenso. Momentos de interpretação infalível dos dois atores, que culminaram com uma reviravolta muito esperada.

Por algumas semanas acreditei que o momento em que Pinkman perceberia quem é Gus não chegaria nessa temporada. O interessante é que Walter cansou de falar, mas foi o próprio Gus quem mostrou a verdade ao atacar uma criança. Comportamento até previsível, mas inesperado.

Gus na falha em surpreender até o minuto final. Walter tinha um plano perfeito, não há como negar, mas a sorte – elemento que esteve presente em todas as temporadas de Breaking Bad- mandou um recado para Gus que num lance de inacreditável sexto sentido, decide não entrar no carro. Foi de roer as unhas. A expectativa por um desfecho ali mesmo era imensa e agora, a impaciência toma conta até a Season Finale.

Comentários
5 Comentários

5 comentários:

F3rn4nd0 disse...

Puts, foi tão bom esse ep, que pareceu ter 20min de duração, acabou tão rápido =/

Gabrielfleng disse...

Achei o episódio passado perfeito. Esse é bem mais problemático. Sem contar que é bem provável que não tenha sido o Gus que envenenou o Brok. O mais provável é que tenha sido uma jogada do próprio Walter. Sumiu o episódio todo; a cena da arma girando e caindo nele 2 vezes e uma última na planta: vida do walter ou a ricina? O Gus só notou que tinha algo estranho pq o Jesse disse que o garoto tinha sido envenenado. Se não tinha sido o próprio Gus, quem foi? Walter deixa a arma em cima do sofá para o Jesse pegar.
Claro que pode ter sido tudo uma jogada do destino e o próprio moleque se envenenou ou uma doença aleatória qualquer tenha desencadeado tudo. Mas ainda aposto no Walter.

Doug disse...

Roteiro Raso??? Minha nossa.... E o Gus q envenenou o menino? Pode até ser, mas como vc pode apontar isso como certeza? Pode ter sido o Walter ou mesmo o proprio muleke..  ou, quem sabe, nenhum dos três!! Ou ainda, esse menino pode não ter sido envenedado coisa nenhuma! 

Ora.. Alegar que o roteiro é raso é desculpinha daqueles q não entendem o filme! Essa é a melhor temporada de BB e melhor doq qualquer coisa exibida na tv americana nos últimos anos!

Convidado disse...

Pra mim a série só perdeu um pouco do impacto. Como era de se esperar. Com o tempo a gente se acostuma com as coisas e não se surpreende tanto.

Mas mesmo sem o impacto das primeiras temporadas, ainda é MUITO melhor que o resto. Só dá pra criticá-la comparando-a com ela mesma.

Será que a retratação dessa semana é um sinal que Camis dará o braço a torcer? Ou agora é questão de honra criticar até o fim?

Gabrielfleng disse...

Não sei se é porque assisti todas as outras temporadas de uma tacada só, mas essa é, sem dúvida alguma, a melhor temporada da série, a que me deixou mais tenso e impressionado com o roteiro. Dá até raiva de tão perfeito. Pra mim, só perde pra The Wire, e por enquanto... 

O episódio passado não teve nada de "shock value". Foi lindo justamente pelo oposto disso. Tudo convergiu lindamente, porque o roteiro justificou durante toda temporada (e na temporada passada) aquele momento. Durante todo o episódio, peça sobre peça foram colocadas para que o clímax do episódio fosse apoteótico. E foi. Sempre filmado com precisão cirúrgica. Não é só série. É arte, moça! Diferentemente de Sons of Anarchy, aqui tudo o que você chama de "shock value" é justificado pelo roteiro e trás consequências para trama, bem como para os personagens.

Os simbolismos, ironias e o preciosismo técnico são a cereja do bolo.