terça-feira, 27 de setembro de 2011

Terra Nova 1x01x02: Genesis - Part 1

Com a certeza de que muita gente vai adorar e enlouquecer com a proposta de Terra Nova, lançamento da FOX, desde já eu reitero minha posição de que a série com Piloto mais caro dessa Fall Season vai flopar.

Vinte milhões de dólares. É isso mesmo. Gastaram 20 milhões de dólares só para preparar a Series Premiere dupla de Terra Nova, mas o que impressiona mesmo não são os efeitos especiais. É a quantidade de dinheiro empregada em algo que visivelmente não poderia ter saído por esse preço.

Sim, estou decepcionada. Eu não tinha nenhuma expectativa em relação à série e mesmo assim, fiquei muito insatisfeita. Para mim, esse Piloto peca em diversos aspectos básicos, a começar pela história e pelos personagens, que nem de longe são interessantes ou carismáticos.

A premissa básica é a de uma aventura familiar, acompanhando um grupo de pessoas que, no ano de 2149, ganhou o direito de recomeçar a vida longe do planeta destruído pelo próprio homem, viajando através de uma brecha no tecido temporal, voltando 85 milhões de anos.

Falando assim, parece bacana e cheio de potencial, mas ultimamente, se eu fico sabendo que há um certo nome envolvido, sinto arrepios de pavor. Estou falando dele mesmo: Steven Spielberg, o homem que ganhou nome no cinema e está empenhado em destruir sua reputação colando diversas porcarias com alcunha de “superprodução” na TV.

Spielberg não me engana mais. A última que ele aprontou comigo foi Falling Skies (exibida na Summer Season da TNT), mas estou vacinada. Sinto de longe o cheiro da “bullshit” spielberguiana e Terra Nova, sinto dizer, é mais uma delas.

É lógico que essa é uma série que, teoricamente, aposta em efeitos visuais e na criação de um complexo mundo de fantasia para arrebatar o público. Teoricamente, porque os efeitos visuais são falhos e o mundo que criaram é tudo que já vimos em Avatar e Jurassic Park, mesmo que tentem fazer de conta que Terra Nova não tem qualquer intuito de entrar nesse mérito.

Por enquanto, ainda não encaramos criaturas azuis, mas os dinossauros não deixam outra impressão. Vale ressaltar que houve a preocupação de não remontar exatamente ao período jurássico, o que deveria evitar comparações, mas e daí? Carnossauro ou Tiranossauro, para quem vai ser devorado, dá no mesmo.

Eu nem tenho problemas com essa inspiração nos filmes já citados. Adoro a proposta de ambos, mas acho que algo assim funciona melhor no cinema do que numa série de TV. Tenho sérias restrições à qualidade dos cenários e a falta de solidez dos dinos. Era tudo muito digital e obviamente falso, o que dificulta na “compra” dessa história.

Outra coisa criminosa é o Chroma Key. Provavelmente o termo mais gongado dessa Fall Season. Estão abusando da inteligência e da capacidade de percepção do espectador. Quem assiste em qualidade alta então, percebe claramente o quanto tudo aquilo é irreal, quando a intenção no uso desse recurso é completamente o oposto.

No entanto, há que se afirmar uma coisa. Esses detalhes técnicos seriam deixados de lado se o conteúdo fosse animador. Eu não poderia me importar menos com a família Shannon e em como eles quebram a lei, tendo um filho além do permitido. Tentaram nos fazer sentir os problemas dessas pessoas, mostrando um mundo onde nem existe ar para respirar e onde uma laranja é artigo de luxo. Infelizmente não conseguiram.

Fiquei abismada como, numa época cheia de tecnologia e monitoramento por todos os lados, o papai da família Shannon conseguiu fugir da prisão apenas com a ajuda de um mini laser, passando com facilidade entre guardas e mais guardas, carregando na mochila a filha de cinco anos, como quem carrega nas costas um travesseiro de plumas.

Depois, nos deparamos com o grande drama do filho rebelde que quase morre no primeiro dia porque quer provar que ninguém manda nele, em detrimento da maravilhosa história da filha nerd que passa o episódio sem ganhar nenhum destaque maior, além de cuidar da irmã menor e ilegalmente produzida pelos pais.

No mais, tentam “insinuar” que Terra Nova não é bem esse paraíso todo, afinal, além do fato de que dinossauros digitais podem te comer a qualquer momento (ri muito do menino que ficou sendo mascado pelo Carnossauro), há dissidentes (os sixers) e pasmem: UM GRANDE MISTÉRIO.

Todo aquele lance na cachoeira, com as tais equações, foi colocado ali justamente para criar curiosidade. Para mim, não funcionou num primeiro momento, mas quem sabe? Pretendo ver mais alguns episódios só pelo prazer de me torturar.

Entre os personagens temos Jim Shannon (Jason O’Mara), o ex-policial e pai da família. Elizabeth (Shelley Conn), a mãe da garotada, médica recrutada para trabalhar em Terra Nova, Josh (Landon Liboiron) o moleque rebelde que gosta de ser isca de dino junto de Skye (Allison Miller), a garota abusada que vive por ali há alguns anos e acha que sabe de tudo. Maddy (Naomi Scott), a nerd que vai desenhar os conceitos difíceis para todos nós e ZOE (Alana Mansour), a criança proibida.

Lógico que não esquecerei de citar o Comandante Nathaniel Taylor(Stephen Lang), figura trazida diretamente do elenco de Avatar para ser o manda-chuva de Terra Nova. E claro, Mira (Christine Adams) a dissidente com cara de quem saiu de Mad Max e viajou no tempo.

Na produção executiva temos Steven Spielberg (“Saving Private Ryan”), Peter Chernin, René Echevarria (“Castle”), Brannon Braga (“24”), Jon Cassar (“24”), Aaron Kaplan, Katherine Pope, Justin Falvey (“Falling Skies”), Darryl Frank (“The Borgias”), Craig Silverstein (“Nikita”) e Kelly Marcel. Alex Graves (FRINGE) dirigiu o Piloto e foi produtor executivo dessa Series Premiere.

Comentários
25 Comentários

25 comentários:

Wellington Laurindo disse...

Vai flopar!!!

Wellington Laurindo disse...

A premissa serviria pra cinema e com mais cuidado nos efeitos #fato

Samuelmsales disse...

Depois de seus comentários sobre Terra Nova q eu vi, vou ver Falling Skies q eu naum vi.

Richard disse...

Cara eu achei bom esse series premiere, ja vi muitos piores e na minha opiniao deixa os magrao gastarem o dinheiro, nao é meu mesmo, bah mas como eu vo ri se essa serie pega ritmo e vai longe pq o q tem de gente dizendo q vai flopar. ainda bem q nossa opiniao nao conta absolutamente nada.

F3rn4nd0 disse...

Camis, esse piloto teve tanto furo que sinto vergonha da FOX, minha expectativa era ENORME e cai do cavalo, dei uma chance pro Steven, msm dps do lixo feito na TNT. Ri pra car#$ hora que li aí que um kra de falling skies produziu tbm. Parei no piloto, boa sorte pra quem continua. Milagre de renovação na FOX só acontece uma vez na vida e foi com Fringe, (so say we all) essa não passa da season 1 ;)

Fernando disse...

Eu fiquei incomodado com a facilidade com que o Jim atravessou o portal e a primeira parte do episódio me irritou um pouco (toda aquela coisa de crianças gritando e chorando e "não vou atravessar o portal sem meu pai"... bleeergh).
Mas a segunda parte me entreteve mais.

Tem tanta porcaria nessa fallseason que eu ignorei os chromas, os efeitos mais ou menos e acabei me divertindo. Torço para que a série emplaque, apesar do flop quase certo.

Mas uma coisa eu tenho que rebater Camis... nenhum piloto (duplo ou não) faz a gente se importar com os personagens logo de cara. Sei lá, pelo menos comigo é assim.

Fernando Miaise disse...

acho q pq tava vendo sem qualquer esperança, com um pensamento "vai flopar" q acabei ate gostando, sei la. Ta os personagens poderiam ser melhores, e o q foi a cena do dino mascando a perna do cara ahuahahua, bizarro. Mas no final fiquei curioso com aquelas equações, vou continuar. E depois da ultima fall mt do q eu vi foi cancelado, preciso de algo para preencher as lacunas. heheheh

Vinícius Barros disse...

Nossa, concordo demais. Que prisãozinha fácil de fugir, hein?

E os efeitos especiais me incomodaram demais. Aqueles dinossauros nível mutante da Record já tavam me tirando do sério.

E o roteiro? Juro que minha sobrinha de 2 anos escreveria com menos furos.

Mas enfim, numa fall season tão pobre de estreias que prestem, acho que assistirei o próximo episódio desse seriado que até agora, tá beeeeeeeem mediano (pra não dizer medíocre).

Nikky disse...

o.0 Você leu meus pensamentos!! Pensei: Olha só, legalzinho para um filme, mas ops, já fizeram uns filmes bem legais com efeitos muito melhores então... o q resta? Nada. Também achei os personagens sem qq carisma e não me senti curiosa com "o mistério". Vi sem expectativas e não verei mais.

Camis Barbieri disse...

Nossa, me irritou muito que o car foge da prisão com um mini laser e usam armas imensas e super potentes que nunca acertam os dinossauros. Só aquele mini laser devia destruir os bichos.

Gustavo Vaz disse...

Eu só não entendi uma coisa: eles voltaram no tempo, querem construir uma nova civilização, mas esqueceram do meteoro a caminho da terra que causou a extinção dos dinossauros? o.O
Mas nem achei a série ruim, gostei bastante. TIrando os efeitos, que eu esperava mais vindo do Spielberg. Ficou parecendo novela da Record. Mas fazer o que, né? A história me convenceu, exceto a do filho rebelde, QUE BATIDA. 

Correadj disse...

só eu acho ... ou está parecendo com lost tb....

mistérios nas pedras...os outros (os sixers)....só falta o urso polar...

Rodrigo Otávio disse...

A série me envolveu, mas ao mesmo tempo fiquei incomodado com algumas coisinhas tmbém. Tipo: é legal, mas algumas coisas meio que estragam.

Leandro Elias Canaan Mageste disse...

Terra Nova flopou foi com a minha cara, com esse festival de vergonha alheia. Por mim, o meteoro caia e acabava logo com essa palhaçada. 

João Paulo C F Longo disse...

Depois dos ETs é hora de torcer pros dinossauros.

Vergonhoso uma narrativa tão bobinha e falha como essa. Vou ver só pra não descobrir que tiveram o terceiro filho pra curar alguma doença através do sangue da pirralha. Se não for isso só pode ser safadeza oculta. 

No fim das contas os humanos voltaram no tempo pra matar dinossauros e destruir a vida novamente. Isso tá mais pra Terra Velha que pra qualquer outra coisa. 

Nem vou perder tempo em comentar os incríveis efeitos de $20 milhões.

Rafael disse...

Bom Primeiramente vamos começar pondo um Ponto de relação nesse seriado. Vamos dizer que ele passa nos EUA as 11h da noite no Sábado(eliminando o fuso-horário). Bom enquanto nós assistimos Zorra Total ou qualquer porcaria que passa na Tv brasileira, os americanos assistem a uma nova série que proporciona Entreterimento e principalmente Conhecimento.

Segundo, para alguns que comentaram abaixo sobre as armas não matar nenhum dinossauro e bla bla.. O laser era um dispositivo apenas para mostrar as fontes de calor não sei como funciona..Mas seu funcionamento e visto quando o Taylor usa o óculos e consegui ver os dinossauros no escuro. E pelo que eu vi também apenas o Sextos usaram arma de fogo contra os dinossauros e a galera no carro presa.. Os outros usaram armas com tranquilizantes ou uma arma sônica(expulsa os carnotauros)

Bom não digo que o seriado é Ótimo , perfeito mas em relação ao que as tvs brasileiras nos proporcionam...Sem comentários.

Jonni Schneid disse...

Queriam o que? Tendo Brannon Braga o destruidor de seriados na  produção.

LqRner disse...

Na boa. Não dá para comparar Terra Nova com a M. da Falling Skies.
Terra Nova teve um piloto.
Achei interessante as passagens no futuro e os momento na passado.
Teve falhas que ninguém explica e isso concordo. Mas Camis, gosto muito de vc e das reviews que vc faz, mas desta vez vou te dizer que gostei mais fo piloto de Terra Nova do que do primeiro episódio de Fringe nessa temporada. E olha que sou fã de Fringe.

Falhas do Piloto e pontos para entender:
- O cara foge da prisão de segurança máxima depois de 3 anos e ninguém explica como ele saiu. Me dizer que ele fugiu da sela por ter um laser, beleza. Mas como ele fugiu da ala de segurança e saiu do prédio?
- Entendi que ele retirou um marcador gentético na trem(como se fosse um modelo diferente do futuro de Minority Report. Que tinha as marcadores pelos olhos). Não explicaram isso ainda.
- Todos estão passando pelo portal e tem apenas 2 ou 3 seguranças em toda a passarela?
- A família para na hora de passar pelo portal e ninguém que vem atrás passa ou empurra ou até mesmo incomoda pedindo para sair da fila?? (Se fosse fila do pão alguém tinha no mínimo xingado).
- O pai foge da prisão, tira o marcador genético, entra por baixo de um carro e só vão perceber quando alguém revisa as câmeras de segurança? Tecnologia do futuro fraca essa hein?

Mas no resto foi bom. Aliás, apenas para comentar e frizar o que alguns estão discutindo. Se observarem bem, ninguém de Terra Nova atira nos dinossauros com armas de fogo. Apenas dardos ou armas sônicas. Quem começou a atirar com armas de fogo foram os "outros".
Abs,

Elton Pedroso Correa disse...

Era isso que eu não conseguia engolir, imagina só, tipo ó que ótimo estabelecemos a colônia, derrotamos os dissidentes, o q é aquela luz grande no céu?:
Se a grande esperança da Terra, é uma iniciativa ridícula, estamos ferrados.

thiago matos disse...

Será que eles ainda não se ligaram, que um meteoro vai chegar e acabar
com a brincadeira deles de acampar com dinossauros? Só sei que "The
meteor is coming" é o novo "Winter is coming" rs.

lordfeudal disse...

Eu vi e achei essa serie qualquer coisa, Vou assistir mais dela, Eu acho que o mais me deu raiva foi o filho deles, Do nada o muleque fica cheio de raiva do pai?!, Isso mostra o quão porco é o roteiro.
E na minha opinião a menina deveria ter levado tiro na testa, Infringiu a lei tem pagar, Quem tem filho a mais, Tem que levar tiro na testa. 
Just Saying :b 

João Neto disse...

Falou tudo... mas n flopa pq a audiência foi boa. Acho q se não serem 6 vai no máx 12 episódios nessa temporada. Dispensável totalmente, sou apaixonado por jurassik park mas PORRA oh coisa ruim oq me deu mais ódio são os personagens q colocam e atores meia boca lógico $ dita as regras mas qualidade é dita em roteiro e continuidade. Não era necessário aparecer os dinos logo no 1º epi, se tivesse um suspense iniciail seria ótimo, erraram em colocar eles todos coloridinhos e manchinhas pelo corpo, é lógico q percebe-se q é mau feito. No jurassik usaram texturas cinzentas e escuras oq enganou mais e deu mais realidade aos bichos.

Fpedro disse...

Nossa Camis, se eu assistisse como vc assistiu o epi concordaria com todos os pontos, mas assisti só para me divertir e a série conseguiu com que eu me divertisse. Que nem Nikita, se ficar dizendo impossível ela carregar as armas, ganhar de homens, a série fica um PNC. 

Tem que "embarcar" na história para polumenos se divertir, vou acompanhar concerteza. Gostei dos personagens, principalmente da mulher com o sotaque britânico

Nana Barcellos disse...

Estava querendo assistir por causa dos dinos (eu gosto) hehe

Mas falaram que os efeitos de Família Dinossauro são bem melhores...COMO ASSIM BIAL?

WilliamGB disse...

Falou tudo.