sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Sons Of Anarchy 4x01: Out


Um recomeço para Sons Of Anarchy.

Depois de uma temporada cheia de desgraças e clima depressivo, eis que Sons Of Anarchy retorna para contar mais um pedaço de sua história. Essa Season Premiere foi um bom modo de apresentar o novo cenário, os novos personagens e os novos desafios depois de um salto no tempo de aproximadamente 14 meses.

Se você estava achando que esse ano veríamos o pessoal da SAMCRO detrás das grades se enganou. Arrumaram um jeito de colocar todos os encarcerados em condicional, soltando-os ao mesmo tempo. Acho um pouco absurdo na prática, mas tudo bem. Deixarei passar esse pequeno detalhe, porque ele é apenas isso: um detalhe.

Num clima muito diferente do que vínhamos acompanhando nos dois últimos anos, essa Premiere não deixou aquela sensação de infelicidade profunda em mim e deu para notar a mudança até na utilização de cores, que saíram um pouco daquele tom “nublado” e sombrio.

Para mim Sons Of Anarchy é, muitas vezes, uma experiência sensorial. Presto atenção a certos detalhes como esses sem fazer esforço. É simplesmente algo que completa minha visão sobre o episódio e tenho certeza de que essa é a intenção dos produtores e roteiristas.

Mesmo percebendo essas diferenças não sou capaz de acreditar que esse será um ano mais leve. Foi apenas uma estratégia para recomeçar, até porque, muita coisa mudou na série e novas dinâmicas se estabeleceram desde a Season Finale.

Para começar, os planos de Jacob Hale vão indo bem. Ele domina Charming sem qualquer problema, mas essa facilidade já chegou ao fim. Lógico que o pessoal do SOA é a grande pedra em seu sapato, mas vejo que ele pode encontrar problemas também com o novo xerife e com o pessoal de Linc Potter, que uniram forças para acabar com as gangs dali e esperam destruir todas ao mesmo tempo.

Não pude deixar de dar um sorriso ao ver que o policial disfarçado morreu durante a operação do transporte de armas. Clay mal saiu da cadeia e já entrou enfiando o pé na porta, eliminando os russos da cena local e reconquistando 100% do tráfico de armas. Teve até vingança dentro da cadeia, numa cena de dar desespero, com aquele bisturi rasgando o ouvido do russo. Tudo isso, debaixo do nariz das forças policiais tão empenhadas em destruir todo esse esquema. Proibir o pessoal de usar os coletes provavelmente não é a mais eficaz das ações.

Ao mesmo tempo em que o pessoal do SOA faz um retorno sólido ao sair da prisão, há aqueles dramas pessoais paralelos para temperar. Unser virou praticamente um mendigo, Clay continua sofrendo com o problema nas mãos, antecipando que sua liderança não pode durar por muito mais tempo e que Jax terá de assumir as coisas.

Gemma acaba de descobrir que Jax pode ter planos que não combinam com os dela... Mais uma vez, voltamos ao assunto que tem movido as ações de Jax desde o inicio, mostrando que ele pretende abandonar essa vida bandida, tentando poupar os próprios filhos de um futuro parecido.

Fiquei com a impressão de que essa ideia amadureceu bastante o personagem, mas eu não consigo visualizar Jax deixando tudo de lado por diversos motivos. No entanto, eu vejo Tara tomando essa atitude, fugindo dali com Thomas e Abel. Quem sabe?

PS* Agradeço por cortarem o cabelo seboso de Jax, mesmo que Opie tenha resolvido abusar do direito de ser grudento nessa temporada.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Van_delcaro disse...

Nem vi ainda,mas a minha expectativa é alta,sempre espero ansiosamente por SOA e DEXTEr

Hélio Filho disse...

Morrendo de saudades de SOA, e gostei muito do primeiro episódio dessa temporada. Eles deram umas enxugadas no choque velho, e param com aquele negócio de querer chocar o espectador e focaram mais nos personagens. Estou gostando muito das cenas da Tara com o Jax, achei interessante núcleo deles, principalmente pois acho que vai ter muita cena boa com a Gemma.