quarta-feira, 28 de setembro de 2011

The Big C 2x13 (Season Finale): Crossing the Line


Fortes surpresas na linha de chegada.

Chegamos a mais um final de temporada em The Big C, que começou impecável, deu umas escorregadas no meio do caminho e conseguiu se recuperar nos dois últimos episódios. No geral, foi uma boa temporada, um pouco repetitiva em alguns momentos, mas que emocionou e fez rir, apostando em texto simples e atuações competentes.

Para mim, o nome da temporada não é Laura Linney. Ela ainda é excelente protagonista, mas Oliver Platt provou seu valor e fez toda a diferença. Paul era um personagem quase odiado no primeiro ano da série, que conquistou espaço e ganhou carisma ao longo dessa temporada, nos fazendo rir com momentos de pura vergonha alheia, além de ganhar nosso carinho ao demonstrar todo seu amor e dedicação por Cathy.

Esse homem perdeu o emprego e foi trabalhar numa loja de eletrodomésticos só por causa do seguro saúde, passou horas brigando ao telefone, lutando para que Cathy tivesse o tratamento necessário e no fim, foi nocauteado pelo stress. Quando Paul fez seu discurso sobre a necessidade de humanizar os serviços de saúde, colocando a mão no peito, eu fiquei esperando que algo acontecesse, mas a surpresa de vê-lo ao lado de Marlene e Lee foi mais forte do imaginei.

Aquela foi, talvez, a cena mais forte dessa temporada, com Cathy percebendo tudo antes de realmente ter uma notícia. A proximidade dela com a morte é impressionante, assim como o modo como o tema vem sendo tratado na série. Foi impossível não ficar com os olhos cheios de lágrimas.

Mesmo com toda a insinuação de que Paul está morto, eu ainda acho que há a possibilidade de que ele seja salvo. Não é possível que fiquemos apenas com o fantasma desse homem que, no desespero, cheira cocaína direto da neve.

Lógico que fiquei bastante tocada com a trajetória de Cathy, mas vale lembrar que ela só está ganhando tempo. No estágio em que se encontra, seu melanoma não tem cura e é exatamente isso que a motiva a viver com intensidade e se relacionar com novas pessoas.

Aposto que muita gente ficou feliz em rever o Dr.Todd, sempre disposto a apoiar Cathy, mesmo nas maiores loucuras. Fiquei intrigada com a possibilidade de ele estar de volta na 3ª temporada e se transformar num interesse romântico real para Cathy, caso a morte de Paul se confirme.

Sean também fez a diferença correndo ao lado da irmã, assumindo que ela é mais forte do que imagina e que cada atitude dela causa impacto na vida de muitas pessoas. Adam, sinto dizer, continua perfeitamente dispensável e Andrea, sempre tão bacana, fez falta ao não aparecer em nenhuma cena.

Acho que muita gente estava esperando ver mais alguma coisa relacionada à Andrea e Mik nessa Season Finale, mas ficamos na mesma. Talvez, no ano que vem retomem essa trama e é claro que comentaremos cada detalhe. Até lá.


Comentários
6 Comentários

6 comentários:

Wellington Laurindo disse...

Foi muito triste quando Cathy vê Paul ao lado de Marlene e Lee. Tomei um baque na hora junto com Cathy, mesmo depois dele ter colocado a mão no peito eu não esperava a morte dele, esperaria atéa morte do Sean, mas não a dele.
Eu achei o episódio médio, mas a emoção da cena final valeu por todo e episódio e toda a temporada.

wil disse...

Preciso de um favorrr...
ME diga se existe alguma série como essa, que nos faz emocionar a cada episodio que são simplismente perfeitos??w
Existe alguma outra serie de DRAMA como essa?Que faz emocionar mesmo?
PORQUE EU NAO SEI SE VOU AGUENTAR ESPERAR UM ANO!!! :(
PERFEITO ESSE EPISODIO!

SE ALGUEM SOUBER ME DIGA POR AQUI MESMO!KK

Douglas disse...

Perfeito!
Impossível não se emocionar...

Gustavo Vaz disse...

Estou emocionado, em posição fetal, abraçado ao meu travesseiro há uns 40 minutos. Maravilhoso final. Eu discordo de você, a segunda temporada para mim foi melhor que a primeira. Acho que porque a gente já conhecia os personagens. E teve grandes episódios nessa temporada. É uma das melhores séries atuais para mim. 

Diogo Pacheco disse...

Tmbm estou em choque... diria que um drama que emociona até mais do que The Big C é Grey's Anatomy (mas não td episódio).

Lucasramos Bio disse...

Desistiu de comentar The Big C?? Já faz um tempinho que começou a 3ª temporada e nada. =(