quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Falling Skies 1x09x10 (Season Finale): Mutiny/Eight Hours


Assim que essa Finale dupla acabou, Falling Skies mandou avisar que a “Resistência continua no verão de 2012”. A minha, graças a Deus, já acabou.

Parecia até que eu estava pagando penitência, mas meu castigo dessa Summer Season chegou ao fim. Nem sei dizer o quanto quero comemorar o momento em que eu retiro meu arreio e me livro de Falling Skies, porque essa é uma alegria que não tem tamanho.

Comecei com a série cheia de esperança. Para mim essa poderia ser uma das coisas boas do verão americano, sempre tão pobrinho de alguma produção mais caprichada. Ledo engano. O piloto duplo não me disse muita coisa e resolvi ir em frente, porque é muito difícil saber se uma série assim vai engrenar sem um tempo para o desenvolvimento dos personagens, pelo menos. Errei aí.

Deveria ter fugido de Falling Skies com a mesma velocidade que outros o fizeram e evitado a perda de 10 preciosas horas de vida. Terminamos a temporada com praticamente o mesmo nível de conhecimento dos episódios iniciais. Sofremos com a falta de envolvimento e empatia que temos com TODOS os personagens e amargamos mais duas horas de Season Finale.

Foi tanta enrolação que sou capaz de descrever a primeira parte em uma frase. Tivemos a briga das estratégias entre Tom e Weaver. Só. Nos embromaram nisso por mais de 40 minutos, sem desenvolver nada que realmente fosse útil pra o depois, até porque, acabaram fazendo as duas coisas. Metade foi. Metade ficou. Que belo jeito de resolver um grande impasse militar!

É isso que irrita em Falling Skies. Estamos sempre esperando a ação acontecer, mas ela nunca chega. Nesse tempo de espera, enchem lingüiça com dramas bobos e que não importam a ninguém, como esse da instabilidade de Weaver. Do nada resolveram que ele tomava pílulas e estava meio pinel com o poder, querendo sacrificar o mundo. O pior era eu aqui, torcendo pra a desgraça maior rolasse e que os Aliens triunfassem sobre essa gente tão aleatória.

Quando o segundo episódio começou, eu já estava muito sem paciência. Cogitei ver no dia seguinte, mas achei melhor arrancar o band-aid de uma única vez e acabar logo com isso. Respirei fundo e encarei mais meia hora de bobagem, com toda aquela preparação para a batalha e já sem qualquer esperança, assisti à GUERRA.

A GUERRA foram seis Mechas atordoados de um lado com meia dúzia de civis sem noção, mais Ben, o menino antena, bagunçando o FM dos ET’s. Rick, que é o novo spider-man ou spider-boy foi atrás da Skitter-mãe e descobriu que já estava desmamado. Dá até vontade usar a hashtag #TodosChora para lamentar por algo tão difícil. A batalha das bombas e armas do outro lado merece outra hashtag: #CADÊ?

Simplesmente não aconteceu, quer dizer, aconteceu, mas “escolheram” não mostrar. É para rir, certo? Eu nunca reclamei dos efeitos. Nenhuma vez. Não acho que sejam ruins, mas peraí. Usá-los seria bom, para variar, porque se falta drama humano, é preciso compensar nos efeitos visuais, na violência, nas explosões.

Só fazem mesmo exagerar na luz quando temos cenas com naves e aliens muito próximos da tela, tentando evitar que enxerguemos as coisas com precisão. Foi assim no final. Para começar, Tom resolve dar um tiro para alto e acerta DO NADA uma nave que sequer estava na mira. A base dos aliens começa a explodir. Tudo bem, golpe de sorte, foi bacaninha (inha).

Depois, vem Vanessão para parar a moto de Tom e Weaver na BR e DO NADA, a nave aparece e aterrissa, fazendo barulho, mas causando impacto zero no solo. Segue conversa suspeita entre TOM e a tradutora de ET e ele resolve entrar na nave para ter uma conversa amigável com os Aliens gigantes sob olhares incrédulos de Weaver, obviamente.

Pronto. Acabou. Você diria que sabe hoje mais do que sabia lá pelo meio da temporada? Alguém aí ainda está interessado genuinamente ou vai continuar só porque não consegue abandonar coisas sem terminá-las? Como eu já superei esse TOC, desejo boa sorte para quem continua. Resistência é mesmo a palavra certa para descrever do que vocês vão precisar.
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

Pow Torrent disse...

Hahahahah Boa Camis,

Eu até ia tentar ver a série do Rafinha Bastos com 20kg a menos mas depois do seu review. Bora assistir outra coisa...

Bia Séries.Net disse...

Posso descrever essa série numa unica palavra "Balela" só isso que vimos!

Fernando Miaise disse...

nossa foi mt ruim!!! nao consigo acreditar, queria mt gostar da série, adoro aliens, mas ta mt dificil...se tiver sem nada para ver na epoca da segunda temporada talvez eu continue a ver.

João Paulo C F Longo disse...

Três dias pra conseguir assistir essa final. Três dias. 

Fiquei pasmo com o nível da atuação. O ator que interpreta o Weaver de uma hora pra outra começou a arregalar os olhos pra demonstrar paranoia. Gênio.

O grande final foi outra pérola. A menina aparece do nada juntamente com uma nave gigantesca. Como assim ninguém viu aquele trambolho chegando?

O pior é que eu vejo um potencial gigantesco na série. Nem precisa de efeitos a todo momento pra isso. 

Pior ainda é meu desejo mórbido de querer continuar vendo...

RhdVeiga disse...

SEASON FINALE DE FALLING SKIES #FAILMASTER

Vitor Hugo disse...

Concordo com o João Paulo, vejo muito potencial na série e eles vem e ficam abordando temas ridículos e não desenvolvem trama nenhuma praticamente, ficam só na enrolação. É tudo muito mal resolvido e como você disse, não sabemos mais agora do que quando a série começou...
Assisti um episódio na segunda e o outro ontem, e quase cochilei quando estava assistindo, porque simplesmente não acontecia nada. A atuação foi tão forçada em alguns momentos que quando percebi eu estava rindo, principalmente com o personagem do Weaver, em momentos que deveriam ser de "tensão".
Ainda tenho esperança de que eles melhorem a série, matem vários personagens chatos, e desenvolvam uma história interessante, acho que vou assistir a segunda temporada, torcendo pra que aconteça um milagre.

Diego Silveira disse...

Sem fôlego aqui... hehehehehehe
Também não acredito que cheguei até aqui, nós somos a resistência, quer dizer, a resistência é pra quem continua, pq eu já mudei de planeta... rsrsrsrs
Foi muito bizarro, cada mancada que a série deu.. Que prefiro não comentar.

gabriel disse...

Mereço, na MINHA opinião foi boa a série, apesar da enrolação que nem aconteceu em V, aposto que o destino vai ser o mesmo, ambas canceladas na segunda temporada. Mas Falling Skies foi muito melhor do que essas séries que se tem hoje além de entediantes, continuarão com a critica aqui, mas fazer o que na maioria das partes foi razão. Achei que iria ser algo muito foda a season finale, mas acabou sendo muito crua, e lenta.