sexta-feira, 1 de julho de 2011

Switched at Birth 1x04: Dance Amongst Daggers


Um episódio mais bonitinho que o outro.

Não consigo começar o texto de outro jeito. Switched at Birth é um alívio no meio de tantas porcarias dessa Summer Season. Uma série leve que não te promete mundos e fundos, mas cumpre bem aquilo que se propõem a fazer.

Se formos analisar, o episódio todo girou em torno da festa de arrecadação de fundos para a escola dos riquinhos, mas tantas coisas aconteceram no decorrer desse evento que tenho muito a falar. Todas as novidades se dão em nível emocional. Aqui, ninguém precisa fazer mil e um malabarismos de cenário. Estão investindo na história e nos dramas das meninas e das famílias. Até aqui, um trabalho crescente em qualidade.

Chegamos ao momento em que Bay e Daphne começam a entrar em conflito. Antes, cada uma seguia seu rumo separadamente, na medida do possível, é claro. Agora, não há mais como escapar. Bay se sente invadida e conquistada. Daphne chegou, roubou as atenções de sua família e até seu namorado e essa intromissão toda foi recebida com certa agressividade.

Não condeno Bay. A situação dela me parece a mais difícil. Nem de longe ela sente a mesma receptividade de Regina e pelo fato dos pais serem ricos e conhecidos, Daphne acaba virando o centro das atenções de todos.

Além do mais, conhecemos o lado teimoso de Daphne. Ela não está nem aí para Bay, na verdade, e só tomou a atitude que tomou com Liam por ter sido recriminada diversas vezes. Tivesse Daphne a aprovação de Regina e de outros, ela continuaria fazendo tudo sem nem pensar. Por outro lado, acho que Bay se apegou a tentar obrigar Daphne a terminar com Liam como vingancinha besta. Nessa história ninguém está completamente com a razão, até porque, Bay gosta é de Ty e já superou Liam, desde o episódio Piloto, diga-se de passagem.

Aos poucos, também vai se desenvolvendo a relação de Kathryn e John com Regina. A situação deles é tão estranha que a melhor atitude mesmo é fazer piadas e mostrar que as pessoas podem fazer perguntas.

Legal ver que Toby ganhou uns minutinhos a mais de tela. Ele ainda não tem importância alguma na série, mas o lance da banda foi muito bom. Emmett, que também apareceu bem pouco até aqui, foi muito bem utilizado para destruir mais um preconceito em relação aos surdos. Vê-lo destruir na bateria, seja de verdade ou apenas atuação, acabou funcionando muito bem. Da mesma forma, mostraram bem a reação das pessoas ao descobrir a deficiência. Reações como a daquela garota são bem comuns, talvez até pela falta de entendimento da coisa.

Comentários
7 Comentários

7 comentários:

Hélio Filho disse...

episodio muito bom, só ainda não consigo gostar da Bay, acho que ela faz muito drama. 

PS: Música ótima que encerrou o episódio, já tocou em Glee (2x20) e acho que também em PLL, mas mesmo assim ótima, bem bonita.

Mariana Garcia disse...

Eu tb acho a série toda bonitinha e estou adorando os episódios .. =D

Renata disse...

Realmente, a série é muito bonitinha, sem desmerecimento nenhum no bonitinha..
Eu gosto da Bay, ela dá um tom sarcástico na série..
Delícia de episódio, de novo.

Daniruralrj disse...

Essa 'e a única serie que gostei das estréias,concordo plenamente contigo. Mto bonitinha e com assunto sem ser muito batido.
Bjs

Francisco Farias disse...

só eu sinto uma vibe gay entre o Emmett e o Toby?

Ines disse...

será que sou só eu que nao gosto do emmett? tipo eu sei q é dificil ser surdo mas ele está sempre contra as pessoas que não são surdas, do tipo: as pessoas que nao sao surdas são malvadas e não podemos ter qualquer tipo de relação com elas. Isso irrita-me tantoooo.

Camila Barbieri disse...

Olha Ines, eu acho que Emmet personifica outro lado do preconceito. Ele já foi tão discriminado que também discrimina os que são diferentes dele como proteção, o que acaba tornando-o meio babaca.