quinta-feira, 2 de junho de 2011

Parks and Recreation: Season 1


Mesmo diante dos avisos de que a 1ª temporada de Parks and Recreation era ruim, resolvi tomar coragem e encarar o desafio.

Há muito tempo sinto vontade de ver Parks and Recreation, da NBC. Sempre ouço falarem bem, sempre me recomendam, mas mesmo curiosa, eu nunca havia tomado uma atitude. Pois bem. Chegou a hora.

Recebi, contudo, o “alerta vermelho”. As mesmas pessoas que sugeriam a série faziam (e fazem) questão de dar aquele toque amigo a respeito do nível humorístico da curta temporada inicial, com apenas seis episódios. A dica, de acordo com quem acompanha a comédia, é começar pela 2ª temporada, quando há um salto na qualidade. De fato, até é possível fazê-lo, sem grandes perdas a respeito do enredo. Já engrenei no segundo ano da série e digo isso por experiência própria, porém, o “ruim” a que se referem na temporada inicial não é nenhuma tragédia. Na verdade, acredito até que exagerem um pouco, porque o que vi, foram episódios medianos, mas que passam longe de ser considerados um completo desperdício.

O ritmo não é dos melhores, o roteiro tem seus defeitos, mas há tantos elementos interessantes sobre os personagens, o estilo da narrativa e a mensagem que acredito que vale a pena assistir. No total, são duas horas gastas, apenas. Dá para ver tudo de uma vez, como eu mesma fiz, sem nem perceber. E como depois a série só melhora, é um incentivo a mais, afinal, a maioria das comédias demora mais ou menos meia dúzia de episódios até acertar suas arestas e engrenar de verdade.

Se damos chance para as séries novatas sem saber o que o futuro nos reserva, porque não fazer isso com Parks and Recreation, com a garantia de que as duas temporadas seguintes têm altíssima qualidade?

Além do mais, quem é adepto da ‘Arte Milenar da Canalhice’ não sabe o que está perdendo. Parks and Recreation é uma série canalha de raiz, com premissa cretina e eles sabem disso. Usam e abusam dessas qualidades para mostrar a glamurosa vida dos funcionários municipais do Departamento de Parques e Recreação da pequena cidade de Pawnee e como vocês devem imaginar, há muito glamour na vida pessoal e profissional de qualquer funcionário público. Material para piadas é o que não falta.

A primeira temporada tem a função de apresentar essa deliciosa premissa, assim como os personagens de uma espécie de documentário. Sim, porque afinal de contas, com tanta coisa interessante acontecendo num departamento vital como esse, é natural que câmeras acompanhem de perto cada detalhe, numa espécie de reality show que mostre os entraves por trás de cada decisão tomada para mudar a vida da população. Ou não.

O grande lance é a piada com a burocracia e morosidade que envolvem os serviços públicos. Qualquer um que já tenha trabalhado em órgãos governamentais, em qualquer esfera, sabe bem disso. Parks and Recreation joga sal justamente nessa ferida.

Para isso, contam com a presença ácida de Amy Poehler, que encarna Leslie Knope, uma mulher que ama o serviço público e acredita em fazer o bem para a comunidade. Por isso mesmo, ela é vítima das armadilhas criadas por suas próprias atitudes em relação ao trabalho.

Seu grande desafio aparece quando ela cruza com Ann Perkins (Rashida Jones) numa reunião com populares bastante insatisfeitos. O namorado vagabundo de Ann, Andy (Chris Pratt) acaba de quebrar as duas pernas ao cair num imenso buraco e Leslie assume o compromisso de restaurar o local e transformá-lo num novo parque.

A partir daí, passamos a conhecer o pessoal super competente e comprometido que trabalha na Prefeitura de Pawnee. A começar por Ron (Nick Offerman), o chefe do departamento que é adepto da lei do mínimo esforço; Tom (Aziz Ansari), o indiano da Carolina do Norte que também passa o dia sem fazer absolutamente anda, além de render ótimas caras e bocas para as câmeras; Mark (Paul Schneider), o “galã” do planejamento urbano e April (Aubrey Plaza) a estagiária mais esfuziante e interessada que já se viu.

Sem dúvida o elenco é bastante competente e mesmo que a 1ª temporada não mostre isso muito bem, existe excelente química entre eles. Todos se encaixam com perfeição no estilo escolhido para Parks and Recreation, que é uma comédia engajada em fazer críticas políticas de forma inteligente, brincando com clichês e tirando proveito máximo do humor que brota naturalmente das mesquinharias governamentais.


Comentários
5 Comentários

5 comentários:

Wagner disse...

Finalmente Camis assistiu Parks and Rec, todos comemora \õ/ Eu também achei a primeira temporada bem mediana, o tal do exagero que você falou é que depois que a série engrena a primeira temporada que era mediana passa a ser vista como "horrível".

Lucas disse...

Na verdade a 1ª temporada nunca foi realmente ruim, só que por comparação as outras são bem melhores, então se alguém não gostou da primeira, a gente joga essa pra vê se dá uma animada...

Paulo André Cardoso disse...

Aaaaaaaaeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee Super feliz agora contigo assistindo Parks! Era só o que faltava!

Paulo André Cardoso disse...

Aeeeeee Camis! Até que enfim! Concordo com você mas faltou o Jerry e a Donna que também são do departamento. Mas só ganham mais espaço a partir da segunda temporada mesmo!

mdreamer disse...

Finally.! Camis se rendeu a Parks.! O povo, fala isso sobre a primeira temporada mais por comparar com as outras, afinal acontece uma evolução incrível.. A terceira temporada foi totalmente impecável, chegou ao primeiro lugar do meu ranking de comédias, e eu vejo Community. Na verdade, não consigo dizer qual é melhor..

Enfim..que ótimo que vc gostou.. Espero reviews da quarta temporada.!
Daqui a pouco vc vai precisar de uma outra Camis, um clone, sei lá..porque haja série pra ver e pra comentar, hein?!