quarta-feira, 15 de junho de 2011

The Glee Project 1x01: Individuality


Inscrições abertas para o Glee Club.

Enquanto Will Schuester literalmente rebola para evitar que o New Directions feche por falta de membros, The Glee Project, reality show criado para peneirar talentos para o seriado da FOX, transborda de participantes.

Foram mais de 40 mil inscritos, mas apenas 12 escolhidos para competir por uma participação em sete episódios da terceira temporada de Glee. Porém, durante a estréia, Ryan Murphy deixou a dica de que aparecer no reality pode render até mais, já que a 1ª geração de atores da série deve se renovar a partir da 4ª temporada e The Glee Project deve ser uma das portas de entrada para o novo elenco.

Todos têm idades entre 18 e 22 anos e precisam mostrar que são bons de canto, dança e interpretação. Entre os escolhidos estão Alex, Bryce, Cameron, Damian, Samuel, Ellis, Emily, Hannah, Lindsay, Marissa, McKynleigh e Matheus, o brasileiro de 1,45m de altura que logo de cara ganhou o primeiro desafio e parece ser um dos candidatos mais fortes.

Mas antes de falar da Premiere, vale explicar a dinâmica da competição. Serão 10 episódios e em cada um deles um dos atores de Glee fará o papel de “mentor”. Aquele que se sair melhor na atividade proposta pela produção ganhará a chance de ter uma espécie de aula exclusiva, onde receberá dicas preciosas para prosseguir na briga por uma vaguinha, mesmo que temporária, em Glee. Além disso, o vencedor das provas semanais deve ganhar outras vantagens.

Dessa vez, Matheus, que se destacou cantando um trecho de ‘Signed Sealed And Delivery’ ,de Stevie Wonder, ganhou a aulinha prive com Darren Criss e destaque no primeiro vídeo clipe do projeto, que reproduziu ‘Firework’ de Katy Perry, de modo bem bacana, original e mostrando do que se trata o reality show.

Aliás, vale lembrar que esse primeiro desafio de canto foi bem parecido com um ensaio do New Directions e, de forma geral, as personalidades e tipos físicos dos escolhidos fazem jus ao espírito de Glee, que levanta a bandeira do ‘diferente’.

Depois disso, o programa se dedicou a mostrar ensaios de dança (onde os potenciais Finns já se revelaram) e a primeira experiência do pessoal num estúdio de gravação. Para quem pensa que essa é uma competição boba, fica o aviso de que os produtores não estão de brincadeira e os padrões são bastante altos.


Falando em Finn, o nível dos competidores em The Glee Project me fez pensar seriamente no processo de escolha do elenco original. Se Cory Monteith participasse dessa seleção provavelmente seria o primeiro eliminado. O engraçado é que Bryce, que não recebeu sua estrelinha e foi mandado embora logo de cara, é justamente um tipo bem Finn Hudson, com dança desastrosa e canto medíocre em comparação aos demais. A escolha me pareceu bastante justa, até porque, atitude do rapaz não ajudou muito.

Minha impressão é a de que os 12 participantes cantam melhor do que a maioria dos atores profissionais de Glee e por isso, é impossível prever os resultados só por essa estréia. A decisão do vencedor deve ficar por conta de Robert Ulrich (produtor de elenco), do coreógrafo Zach Woodle e de Ryan Murphy.

De forma geral, The Glee Project é bom produto televisivo, que deve trazer audiência diferenciada por ser uma competição, ao mesmo tempo em que agrega o público já tradicional de Glee. Interessante é que veremos muitas canções que já fazem parte da track list da série e todos os desafios devem ser relacionados a elementos já utilizados pelos produtores e roteiristas, como por exemplo, o “especial de Lady Gaga”, que acontece na semana que vem.

Gostei bastante dessa Premiere e achei o tema ‘Individualidade’ bastante propício. Foi bem bacana ver esses 12 anônimos tentando mostrar um pouco sobre suas personalidades. O clima imposto pela edição foi ágil e divertido, os participantes são interessantes (tem até uma Rachel Berry que promete causa encrenca por se achar melhor que os demais e uma Mercedes de calças, com atitude e voz poderosa) e seguirei feliz com os 10 episódios dessa primeira temporada. Quem vai ganhar eu ainda não sei, mas quem perder (#FICADICARYANMURPHY) deveria levar um slushie bem no meio da cara.

Comentários
8 Comentários

8 comentários:

João Paulo C F Longo disse...

Mais divertido e dinâmico que boa parte da segunda temporada de Glee. Por mim poderiam contratar todos e dar um pé na bunda do elenco atual. Nem preciso dizer quem deveria puxar a fila, né?

Melhor parte é Ryan Murphy e sua cara de pau dizendo "não consigo imaginar um personagem pra ele" ou "nos inspire a escrever..."Hahahahahaha Dá pra acreditar nisso? Ele mal consegue desenvolver os atuais personagens de Glee decentemente e fica filosofando essa idiotices...

E o Oompa-Loompa que me causa vergonha sempre que aparece? Juro que não é pela altura, é pelo fato dele ser brasileiro. É estranho mas não tenho como controlar.

Meu #FICADICARYANMURPHY é um reality pra encontrar roteiristas pra série.

Juliana Marques disse...

 João Paulo se vc não tá sabendo eles já contrataram roteiristas pra série...
E o Kurt foi criado em um processo parecido com esse pra quem não sabe ele não existia até o Chris Colfer(que foi fazer teste pro papel do Artie) entrar na sala e mostrar que tinha talento. Então ele inspirou o Ryan e os outros escreverem pra ele.
Então esse não é problema em desenvolver personagens, pra mim o problema é que o elenco é ENORME e eles não conseguem dar conta. Mas com mais roteiristas tenho esperanças que eles consigam na próxima temporada.    Eu achava q não ia gostar mas até q é divertido, mas odiei quase todos, eu fiquei pensando "sério de 40 mil pessoas esses foram os 12 melhores?" o que eu mais gostei foi o Cameron (o Nerd) e a que mais odiei foi a Emily muito ridícula aquela garota. Não gostei do Mini-brasileiro, não gostei da voz dele.o Alex é uma mistura de Mercedes com Kurt tbm então espero que não ganhe, uma Mercedes e Kurt já é o suficiente.Não gostei daquela menina que se acha a melhor de todas tbm.Sobre a escolha do elenco original no DVD da 1° temp. de Glee tem um especial com uns 20 minutos sobre isso, e mostra que o Cory não foi escolhido pela voz/dança e sim pelo carisma e a criatividade do vídeo de audição que ele mandou que chamou atenção.E confesso que acho que o Cory o mais humilde e simpático do elenco, até os fãs que já conheceram o elenco durante as turnês deles falam isso rs Eu gosto muito do elenco atual e sou da turma que não vai ter a mesma animação pra assistir Glee quando eles saírem da série.    

Juliana Marques disse...

Ahh se alguem tiver curiosidade de ver alguns vídeos das audiões do elenco original aqui tem http://tinyurl.com/3npokdz 

Jeeh Laíse disse...

Concordo com o João Paulo, Ryan Murphy podia fazer um reality pra encontrar roteiristas pra série, porque, olha, é difícil.

Patt Lee disse...

Sério, o Matheus é muito mala... juro que se ouvir ele falando "Oh my gosh!!!" mais uma vez, eu vou ter um ataque. É muito chatinho, não gostei!

E o Bryce, que outro insuportável, não canta, não dança e não atua... e ainda se acha o hottest ever! Mereceu sair!

Até agora torço pro Cameron, Damian, Ellis, Alex, Hannah e Emily! Aliás, pra mim os seis podiam entrar em Glee e não só um!

PS: Detesto essa história do Ryan Murphy de "me inspire a escrever" só mostra o quanto Glee depende "exclusivamente" do talento de seus atores, que já não é muito, diga-se de passagem!

Enfim, o reality funciona bem... e é um ótimo passatempo pra esse summer season enquanto Glee não volta.

Valeu pela dica, Camis!

Junno Barbosa disse...

então..nem ia assistir... mas até me entusiasmei....

#camismeigonounotwittersnifunfaff!

maria disse...

Pra quem tá reclamando de roteiristas em Glee vai ter mais 6 na proxima temporada o que vai ser 9 pessoas escrevendo a série, confirmação http://www.hollywoodreporter.com/live-feed/glee-six-join-writing-staff-202566

Fernandinha Lemos disse...

Gente que perseguição é essa c/ o Cory!? Tem gente descontando no ator a malice e a indecisão do Finn. Se os roteiristas escrevem o personagem assim, o cara não tem culpa...
Quanto ao reality, tô torcendo pelo Cameron.