terça-feira, 21 de junho de 2011

Game Of Thrones: Season 1

Épica do começo ao fim.

Ainda lembro da minha empolgação, dez semanas atrás, quando assisti ao primeiro episódio de Game Of Thrones. Eu sabia quase nada sobre a série, não tinha qualquer informação sobre o conteúdo dos livros, mas fiquei com aquela sensação de ‘quero mais’. Para mim, a Series Premiere poderia ter sido dupla, porque eu gostei tanto do que vi, que esperar sete dias parecia tempo demais.

Naquele momento decidi comentar apenas a temporada completa. Eram personagens demais, reinos demais, histórias paralelas demais. Tive medo de não conseguir escrever algo que fosse realmente digno da grandeza de Game Of Thrones e acho que fiz bem em esperar. Olhar a produção em sua totalidade me dá a certeza de que estamos diante de uma série excelente, não apenas pelo já conhecido padrão HBO de qualidade, mas pelo conjunto da obra. A história nos livros de George R.R. Martin é envolvente, para dizer o mínimo e o universo criado por ele é bastante interessante, com direito a criaturas estranhas e malignas, como os White Walkers, corvos com três olhos e até mesmo dragões, que foram citados muitas vezes como lenda, mas que apareceram de verdade na Season Finale.

Era tudo muito impressionante, desde o cuidado com o figurino, as locações e as atuações. Apesar de serem muitos, os personagens sempre têm bastante força e criam identificação com o público, resultado óbvio da escolha de atores competentes em todas as faixas etárias. Pelo menos comigo foi assim. No entanto, sei que há muita gente que teve problemas com a quantidade de tramas e personagens em GOT e não posso culpá-los. A estrutura da série (e dos livros, que eventualmente caíram em minhas mãos) é complexa mesmo, mas nada que torne a compreensão impossível ou extremamente difícil de acompanhar.



Aliás, vale dizer que GOT é uma produção extremamente fiel aos livros que lhe deram origem. Quem já leu confirma e pelo que vi em minhas pequenas olhadelas, é bem por aí. Por exemplo, eu já sabia que a cena final da temporada seria com a Khaleesi (Emilia Clarke) amamentando dragões, depois de cremar o corpo de Khal Drogo (Jason Momoa) e perder o filho. Passei semanas imaginando como isso seria transportado para a TV e confesso, tinha pouca fé de que o resultado fosse bom. Quando assisti, contudo, foi tudo muito natural, muito bem feito. Os dragões superaram minha expectativa e pareciam de verdade. Acho que aprendi minha lição: nunca mais duvidar de Game Of Thrones.

O fato de a série ser tão fiel aos livros só tem um problema e ele é insuperável para quem odeia spoilers. Quem resolver ler o que já foi publicado (ainda há material em edição e livros que sequer foram iniciados pelo autor) vai saber de tudo antes. Para quem, assim como eu, não liga para esse pequeno grande detalhe, vale bastante a pena investir nessa leitura, que deve tornar mais fácil o entendimento sobre os reinos, os clãs e tudo o mais.



Como eu disse na frase de abertura GOT fez uma temporada épica do primeiro ao último episódio. Houve sim, momentos mais lentos na trama, mas esse era um ritmo imposto propositalmente. Game Of Thrones é uma série feita para ser tensa e criar no espectador, a expectativa de que grandes reviravoltas estão para acontecer. A surpresa está no fato de que nem sempre o que esperamos se realiza e a morte de Ned Stark (Sean Bean) no penúltimo episódio é a prova mais clara disso. Certamente a maioria das pessoas acreditou que ele seria o Rei um dia, trazendo muita honra em seu governo, mas eu aposto que nada seria tão bom e tão marcante quanto ver a cabeça do protagonista ser cortada. Só a morte de Ned poderia motivar a grande guerra que eu suponho, deva acontecer nas temporadas que se seguirem.


Além do mais, a morte do Rei Robert (Mark Addy) e a ascensão de Joffrey (Jack Gleeson) criam imensa curiosidade para ver o que vem por aí. O moleque é um sádico e nem mesmo sua mãe, Cersei (Lena Headey) era capaz de prever o comportamento de seu filho depois de ganhar tanto poder. O que mais me deixa intrigada, no entanto, é o novo posto que Tyrion (Peter Dinklage), o famigerado anão que nunca cresce irá ocupar. A Mão do Rei. Certamente a grande chance dele de ser o verdadeiro Rei e provar que apesar de ser considerado apenas meio homem, em questões de inteligência, ele supera qualquer grandalhão. Sem dúvida, Tyrion foi o melhor personagem da temporada. Claro que eu gosto do clã Stark, dos lobinhos, de Jon Snow (Kit Harington) e da pequena Arya (Maisie Williams), mas como superar o humor negro, as sacadas geniais e sarcásticas de Tyrion? Creio que seja impossível.

Realmente, sou só elogios a Game Of Thrones, série que ganhou uma legião de fãs fiéis com apenas 10 episódios e ainda deve conquistar muitos mais daqui para frente. Agora que acabou, nos resta esperar, porque o inverno não demora a chegar novamente.

Comentários
11 Comentários

11 comentários:

Welton Leandro Valdir disse...

Excelente crítica, Camis.

Não sou muito fã dessas coisas épicas. Digo, não era. Por GoT mudou muito minha forma de ver essas tramas. Ao menos essa.

Agora é só esperarmos quase mais 1 anos pra continuarmos com os baby dragons.

Welton Leandro Valdir

Leonardo disse...

Sempre fui fã de histórias épicas e com uma mitologia bem feita, não é a toa que devorei todos os livros do Senhor dos Anéis (e todos os seus derivados - o Hobbit, Sillmarillion, etc) e até agora eram os meus preferidos, mas depois de assistir GOT, tudo mudou.

O que mais me chama a atenção em GOT não é a mitologia (que em Senhor dos anéis é muito rica), mas sim a trama dos personagens, não tem como vc não se envolver, ao mesmo tempo que tem um pessonagem que vc ama com todas as forças, tem outro que vc destesta. E isso só é possivel com um bom texto, e quando é passado para a tv, com bons atores.

O personagem que eu mais gosto é a Daenerys, ela cresceu tanto, e o personagem que eu desejo que sofra e muito, é o Joffrey, apesar de odiar o personagem, adoro todas as cenas em que ele aparece, pois a trama do personagem (e o ator tambem) nos faz nos apegar com a historia, mesmo se vc odeia ou não as atitudes do moleque.

Agora só me resta comprar os livros, porque segunda temporada só ano que vem.

Diego disse...

Ótima review, eu fiquei decepcionado não pela temporada ou season finale, mas sim porque vou ter que esperar até ano que vem, assim que a Khaleesi se levantou cheia de fumaça e com os dragões em seu corpo e aquela música de fundo me deu arrepios eu fiquei paralisado sem piscar até os créditos acabarem[tipo efeito season finale de Fringe]... Camis quero um concelho seu, vc me recomenda ler o livro o esperar a segunda temporada, o que vc faria?
Parabéns mais uma vez pela review ótima como sempre...

Diego disse...

Me sinto obrigado a comentar novamente, tenho que falar sobre a pequena Arya [minha personagem favorita, e o anão também] não vejo a hora do encontro com seu irmão [só emoção] isso se ele sobreviver ao passeio, acho que eles deviam castrar aquele loiro capturado por Robb, gostei da ideia proposta,li em algum lugar que os produtores falaram que é melhor fazer uma ótima cena entre os personagens do que uma batalha meia boca,concordo com isso, meu sonho é ver os dragões de Khaleesi dividindo as partes do corpo do rei pirralho, é bem maligno isso....

Van_delcaro disse...

Eu achei que vc nem tava assistindo.
Eu tava baixando um por um e depois ia ver tudo,mas ai começei a ver antes de todos os episodios irem ao ar (falta de serie +uma pequena folga na federal) e também fiquei loucamente ansiosa quando tive que esperar 5 dias pro 8ª e obviamente uma semana inteira pelos episodios que faltavam.

Acho que você explicou bem o que eu penso (heeheh) e como todo mundo curto o Tyron e os Sttarks,até o Robb que era apagado cresceu no final e virou um personagem bacana

Havyner disse...

Camis, eu também era fãzaço do Tyrion, achava ele o melhor dispardo, mas quando o Littlefinger mostrou as garras, me vi obrigado a declarar empate técnico.

Lais rios disse...

Acho que vc me convenceu a assistir :)

Alice disse...

Acabei de ver o ultimo episodio. Perfeito.
Já sabia do final como vc, bem como a morte de alguns personagens e uma teoria sobre um outro que eu li numa comunidade do orkut mas isso nao diminui nem um pouco a emoçao. Mal posso esperar por mais.

Adri_cereja disse...

The Winter is Coming ADOROOOOOOO me arrepio só de ouvir *O* KK' Daenerys vai tomar lindamente a cora daquele trono de ferro incomodo o/ Queen Daenerys 4ever tenho minhas especulções q o "fogo" e o "gelo" seja a união dela com o bastardo. Vá saber?? Mais q seria foda AH COMO SERIA *-* o/

Leo disse...

~~comunidade do orkut~~

Leo disse...

caralhoooo meu mais novo desejo é ver essa cena acontecer puta merda kkkkkkkkkkkkkkkk