sexta-feira, 13 de maio de 2011

The Vampire Diaries 2x22 (Season Finale): As I Lay Dying


Temporada excelente. Season Finale, nem tanto.

Semana passada eu disparei todos os elogios possíveis a The Vampire Diaries. Fiz sim, questão de listar todos os motivos pelos quais a série é muito boa e continuo acreditando plenamente em cada palavra que escrevi. Gosto bastante da série, não é novidade. Admiro sua ousadia, seu crescimento, o andamento que dá para suas histórias, mas convenhamos, essa Season Finale não encerrou a série como ela mereceria ser encerrada.

Não pretendo me repetir numa análise da temporada. Creio que meu texto anterior cobre isso bem, mas saibam que mesmo com um final fraquinho, ainda acho que essa foi uma das melhores temporadas do ano, seja no filão das séries teens ou não.

Mas, justamente voltando a falar em ousadia, acho que foi isso o que estragou um pouco o desfecho da trama. Abusaram de todas as emoções possíveis no episódio passado e esse acabou sendo muito “normal”, sem grandes momentos e tentarei explicar essa minha impressão.

Fato é que TVD poderia ter sido encerrada com “The Sun Also Rises”. Teria sido perfeito, arrebatador. E aí é que está o grande erro dos produtores. Encerraram o arco principal antes do último episódio e isso tende a ser um tiro no pé. Mesmo assim, eu tinha fé de que poderiam superar tudo e nos surpreender novamente, o que acabou não sendo o caso. Para mim não cabem desculpas esfarrapadas. TVD consegue, sim, fazer episódios marcantes, um após o outro, sempre subindo um degrau a mais e se justamente para o final eles sabiam não serem capazes disso, deveriam ter tomado decisões mais sábias, como a de adiar o roteiro da semana passada para fazer um final marcante.

Não existe nenhuma coerência em gastar tudo antes do final. NENHUMA. A Season Finale acabou sendo lenta e quase vazia de acontecimentos importantes e vejam bem, a cena inicial, com o pedido de perdão de Damon me prendeu automaticamente, mas depois da tentativa de “Solícidio”, a temperatura caiu e ficamos num morno, quase frio. Nem mesmo a loucura de Damon foi emocionante e eu esperava muito disso. Foi mais do mesmo. O beijo com Elena? Tão esperado e tão desperdiçado. Foi sem graça, mesmo que eu compreenda que não daria para Elena se atracar num amasso com um moribundo.

Muito dessa falta de emoção vem do fato de que descobrimos que tudo na série se resolverá com um feitiço da Menina Bruxa da Boca Torta ou com a ajuda das Bruxas de Blair, que assombram a casa da Família Adams. Eu logo imaginei que a cura seria o sangue de Klaus, aliás, pensei nisso antes até de ver o episódio, mas seria apenas um detalhe bobo, se a história fosse bem trabalhada.

Então, vimos Elijah se ferrar, como todos esperávamos e em seguida, Stefan precisa encarar o desafio de “Quem suga mais plaquetas” e virar a mulherzinha do Klaus por 10 anos, para salvar Damon. Nada disso conseguiu me empolgar porque tudo, a partir daí, se tornou previsível. Nem mesmo da Vampiranha eu duvidei. Lógico que ela levaria o sangue do Vampiromem para Damon. Não havia outra opção.

Para não dizer que não gostei de nada, Caroline salvou ao se reconciliar com a mãe, mas a única coisa que realmente me animou foi ver a morte de JerEMO. Dei pulos de alegria. Mas eis que a bruxaiada age novamente e pronto, tudo resolvido, sem grandes problemas. Agora, o que é imperdoável é usarem justamente JerEMO como cliffhanger para a terceira temporada. O personagem é tão besta e tão sem importância que não consigo compreender porque acharam que algo relacionado a ele explodiria minha cabeça. Numa série que tem tanta bizarrice, alguém que vê fantasmas (ou seriam apenas fantasmas de vampiras?) não me choca em nada.

É claro que eu imagino que muita gente discorda de mim e isso é normal. Uma parte da minha frustração vem do meu desapego de Stefan e JerEMO, mas como explicar a falta de empolgação com o resto, que eu amo tanto? Só posso concluir que o roteiro foi fraquinho e que cada uma dessas histórias poderia muito bem ser resolvida no início da 3ª temporada. É verdade. Imaginem os longos meses sem saber o destino de Damon? Aquilo sim era um bom cliffhanger.

Porém, repito, jamais tirarei os méritos dessa temporada de The Vampire Diaries, que evoluiu de forma espetacular. O final não foi bacana para mim? Paciência. Nem sempre é possível agradar a todos com os caminhos escolhidos por uma série. Além do mais, já estou na contagem regressiva para a chegada da Fall Season, afinal de contas, a Vampiranha está a solta e tudo poderá acontecer.



P.S* Obrigada a todos pela companhia, pelo debate e por todos os comentários. Nos encontramos novamente na estréia da 3ª temporada. Até lá.


Comentários
25 Comentários

25 comentários:

@filipebraga disse...

esqueceu de comentar da Caroline, que tava ótima nesse episódio... achei linda a cena dela com a mãe

Lavigne Fã disse...

Apesar de ter amado a Season Finale e não concordar com vc eu respeito seu ponto de vista. ;) Até a 3° temporada.

@____William____ disse...

4a temporada?! o_O

Camis Barbieri disse...

Pois é William, resolvi viajar no tempo. kkkk. Já arrumei meu lapso. Obrigada!

Robson disse...

"Muito dessa falta de emoção vem do fato de que descobrimos que tudo na série se resolverá com um feitiço da Menina Bruxa da Boca Torta ou com a ajuda das Bruxas de Blair, que assombram a casa da Família Adams."
kkkkkk Ja disse que vc é ótima já.

Agora, JerEmo como cliffhanger? sério? Eu sou chato/inútil/chato e agora vejo GENTE MORTA... Ah fala sério, porque não deram isso pra alguem mais interessante. Deixa o jerEmo ir fazer Piranhas 3DD (ou ele morreu no primeiro?).

Essa ressureição me fez pensar do porque essa solução não foi apresentada pra ELENA que ia morrer?

De qualquer maneira não foi um finale ruim, só que o penúltimo episódio seria um finale bem melhor.

Camis Barbieri disse...

Olha Robson, eu não consigo ver esse moleque morrer nem com um bando de piranhas. Mas no 3DD eu aposto forte.

Anônimo disse...

Eu concordo q o episódio anterior estaria perfeito para ser o season finale. Esta ousadia acabou representando um tiro no próprio pé dos criadores da série. Não q o episódio tenha sido ruim, mas poderia ter sido no começo da próxima temporada.
Gostei da idéia de termos um Stefan mau. Quem sabe assim o personagem melhora, né? Realmente essa coisa da Menina Bruxa resolver tudo ficou chata... 1001 utilidades? Agora o JerEMO como cliffhanger foi foda!

até lá...

Júnior Marques disse...

Eu achei ótimo esse SF de TVD, não foi perfeito, mas me surpreendeu. Principalmente pelo fato de eu não ter criado expectativa para o tal. Assistam séries assim que até The Cape se torna entrenimento. :D
TVD, melhor temporada do ano, digo isso sem pestanejar.
Camis, essa review sim foi PERFEITA, meus parabéns.
kkkkkkkkkkk, bruxa de Blair e solicídio #euri

Júnior Marques disse...

JerEMO agora vai dá uma de "I see dead vampeople?"* OMG

Wellington Laurindo disse...

O episódio em si foi no nível da temporada, foi bom, eu achei, mas não pra um season finale e depois de um episódio foda como o da semana passada.
E...WTF!!! Cliffhanger com Jeremy vendo vampiras fantasmas??? não gostei.
O que sobrou de bom mesmo foi o Klaus que com certeza vai voltar pra uma terceira temporada fazendo muita maldade e tentando achar a vampiranha que vai dar uma sumida por algum tempo.
Adorei a temporada e TVD me pegou de jeito desde a premiere, pois não acompanhei a 1ª assiduamente.
Valeu Camis, pelas ótimas reviews e até a 3ª Temporada.

Bruno disse...

Eu sofro de um sério problema em The Vampire Diares: com excessão da Katherine e da Anna (que fizeram questão de matar), eu não gosto de nenhum personagem. Até o Damon que antes era interessante foi se desgastando. O roteiro não desenvolve ele, tá sempre preso nessa personalidade de mocinho-vilão-mal-compreendido.

Sobre o episódio, realmente foi morno. Season finale com cara de início de temporada. Abriram vários arcos e encerraram o episódio.

Darlan Generoso disse...

EU concordo com vc Camis. Eu achei o episódio meio fraco, mas isso devido às minhas expectativas que estavam muito altas em relação á essa finale (culpa dos roteiristas que se superaram a cada semana fazendo um plot twist mais sensacional que o outro a cada fim de bloco).

PS1:Tenho que confessar que quando o Jeremo morreu dei um grito de alegria aqui e amaldiçoei até a ultima geração da boca torta da Bonnie por ter trazido aquela mala de volta.

PS2: Eu sei que isso já é assunto mais que discutido aqui, mas a boca torta da Bonnie me assustou como nunca nesse episódio;

PS: Stefan podia ir embora pra sempre e se explodir por ai, ninguem ia sentir falta.

Gustavo disse...

Terminar a temporada com o episódio da semana passada teria sido perfeito, mas não fizeram, infelizmente =/

Tinha tantas ideias pra algo de bom realmente acontecer, tantas... Queria que quando a Kath chegasse lá e visse Damon se agarrando com a versão paraguaia dela, ela simplesmente derrubasse o vidrinho no chão e fizesse a mulher traída, e aí fosse embora, e ficássemos pensando no que daria

A solução poderia ter sido deixada pra próxima temporada, e nela Tyler deveria ter a resposta, afinal aquele tempo todo com a shewolf deve ter servido pra aprender algo útil, né?

Por falar nisso, senti falta dele nesse episódio

JerEMO sempre foi e sempre será chato, mas por alguma razão, eu até comecei a simpatizar mais com ele e a Bonnie nesses últimos episódios. Vai ver é como na multiplicação, negativo com negativo dá positivo, odioso com odioso dá algo até suportável

Alaric agora vai ser o paizão Ric. ÓTEMO! Isso é que é subir de vida, hein?

Quando Bonnie falou que haveriam consequências eu imaginei que uma das bruxas ia ressuscitar pra tentar consertar tudo, talvez até a própria Emily voltasse à vida junto com Jeremy, mas é só isso? Ele só vai ver fantasminhas?

Anna era uma personagem legal, conquistou o público rapidamente e tudo, mas isso realmente dará certo? Godric foi o meu personagem favorito de todos os que apareceram em True Blood, mas aí ele voltou como fantasminha camarada na cabeça de Eric, pronto, estragou tudo

Personagens assim são amados por aparecerem no momento oportuno e pronto, deixarem a gente com aquele gostinho de quero mais quando se vão, mas aí começam a usar demais e fode com tudo x-x

Temporada MARAVILHOSA, mas o final realmente deveria ter sido mais digno pra conseguir ficar no mesmo patamar de tudo o que foi visto

Matheus disse...

Confesso que gostei do episódio, até pq fui assistir com as expectativas no chão dps do 2x21, porém me surpreendi.

Entendi o que eles quizeram fazer. Na season finale da primeira temporada (1x22 - Founders Day), tivemos um episódio foda que fechou o arco da tumba e a season premiere tbm foi foda (2x01 - The Return), pois tivemos a Vampitch, Vampiranha, o q seja, e eles não iriam fazer uma boa season premiere fechando o sacríficio no 2x22, ficaria algo como esse episódio, abrindo arcos sem nenhuma emoção, porém, com o sacrificio no 2x21, eles podem fazer uma ótima season premiere voltando desses arcos e com a volta da Vambitch, Klaus e Stefan Evil, além, é claro, de algo novo que provavelmente veremos na temporada (S1 - Kat, S2 - Klaus).

Anônimo disse...

fikei com a mesma impressao q cv camis....o episodio passado deveria ter sido o season finale!!

tava crente que o jeremy ia morrer...mas num foi dessa vez =/

Alexandre Rivellino disse...

Eu acho que até poderiam ter uzado o JerEMO na cena final, mas não na cena que utilizaram. Ja pensou se a temporada acabasse na cena em que ele leva o tiro e morre? Seria um final perfeito pra temporada.

vanessa disse...

Também não gostei.Achei que seria um episodio fortemente emocional com Damon de destaque,mas sinceramente não me emocionei em nada.Achei melhor quando a Rose foi mordida.Foi um desperdicio de Damon,sem contar que era mais que obvio que ele seria curado.

Parece que Jeremy terá mais destaque na proxima temporada,isso me dá medo,acho o personagem inutil.Quem sabe fazem alguma coisa que preste com ele.

Katbisca está livre.Ebaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!

Qual é a do Klaus?Pra que perder tempo com o mala do Stefan?Espero que os dois vão pra longe e não voltem!Achei as cenas deles tão blah.Não curti o Klaus,mas quero ver o resto dos Originais em ação

Acho que a frase que começa o seu texto resume tudo.

até a proxima!

Anônimo disse...

camila, esse foi o objetivo dos produtores!
Esse episodio era pra mostrar qual rumo a 3 temporada vai levar e fechar alguns arcos emocionais!
e a historia do Stefan é tãao boring né, mas espero que ele se torne um personagem mais interessante agora!
mas vou admitir que amei todas as cenas delenas ! haha

Junno_ disse...

Pois eu gostei. Muito.

A idéia foi exatamente essa. Como um prólogo de um livro, onde depois da história acabar ( fica claro que a história da temporada acabou no episódio passado) damos uma olhada no depois, no e agora?...

Eu (e a torcida do Flamengo, do Corintians, e do Cruzeiro rsrs) queria muito que mudassem o casal principal, apesar de achar quase impossível isso acontecer, ainda mais que agora com esse Stefan estripador (espero de verdade que eles deixem o personagem se desenvolver pra o lado negro da força) Damon vai se sentir culpado e vai tentar, junto com Elena e talvez até Katerina (que ama de verdade Stefan) resgatar o irmão.... o que aproximará cada vez mais Helena de Damon, (falando nisso a cena de amor dos dois foi mais emocionante que todas as dela com Stefan juntas)

A única coisa que achei dispensável foi usar Jeremy mais uma vez como cliffhanger, vide que na primeira temporada também já tinham feito isso, nos deixando pensar que ele teria morrido e se transformaria em Vampiro, lembram?) EU ri muito quando vi as vampiras fantasmas, Vick e a namoradinha vampira (que nem lembro o nome, aparecerem pra ele) mas ainda sim, preriro um plot de vampiros fantasmas do que de lobisomens... eu tenho birra de lobisomens)

falando em vampiros fantasmas, me ocorreu uma idéia agora, a Familia de Elijah e Niklaus provavelmente seram os tais vampiros fantasmas, e assombraram Jeremy) uhahahuahuhuahuahu que medo!! kkk

Bjs e até a season third!

@junno_

Anônimo disse...

Gente, o próprio Klaus disse que ele tem planos para o Stefan e o pq dele ter escolhido o Stefan. Klaus diz que no momento certo, o Stefan saberá.

Thiago disse...

A season finale foi mesmo o 2x21, o 2x22 foi apenas para desenrolar a nova temporada, nos mostrar os rumos que serão tomados. Eu gostei do clima calmo, acho que porque já estava esperando isso e não algo tão brilhante quanto o penúltimo episódio.

Anônimo disse...

Já eu gostei muito mesmo do ep,
talvez pq eu só esperava pela cena Delena msm nessa season finale. Visto que os principais arcos já tinham se fechado não tinha como esperar alguma coisa muito foda, essa sf serviu foi para abrir vários arcos que virão na 3ªTemp.
Agora é morrer de ansiedade até Setembro!!

Paulo André disse...

Fiquei com uma dúvida: para a Vampiranha entrar na casa ela num tinha quer ser convidada? Ou ela foi e eu não me lembro? Ou foi um pequeno furo de roteiro?

Luisa disse...

Pra mim os problema s com o Season finale foram 2. De criar clifharger do jeremy ( i see dead peaple) e com o stefan que ninguem se importa a não ser os roteristas que colocam o stefan como o chosing one em tudo, inclusive richa de bingo.
E é claro a covardia de sempre de adiar o damon com a elena o´máximo possivel criando sempre grandes espectativas com os dois em promos e etc., que não se pagam no episódio, tipo o beijinho sem vergonha deles.

Layne Cris disse...

Foram tantos arcos abertos que a SF me agradou pela preparação para a 3ª temp.
O que ninguém comentou, mas me deixou intrigada foi a Sra. Lockwood do nada chegar para a Xerife e dizer que ela não serve para caçar vampiros, e que vai trazer alguém para isso. Me pergunto se esta pessoa não terá um papel importante na 3ª temp.