sexta-feira, 1 de abril de 2011

Jersey Shore: Seasons 1, 2 e 3


Eles são descendentes de italianos nascidos e criados à base de muita macarronada em New Jersey só para fazer sucesso num reality show da MTV.

Se você ainda não conhece, nunca ouviu falar e ignora do que se trate Jersey Shore, está na hora de descobrir. Estamos falando do programa de maior audiência da MTV americana, que virou moda entre o público jovem da emissora por exaltar o “Guido Way Of Life”. Ainda está boiando? Calma que nós vamos explicar.

A premissa é a mesmo da utilizada em “The Real World”. Ou quase isso. Em 2009, oito representantes do GWL foram escolhidos para passarem o verão no litoral de New Jersey (Jersey Shore, sacou?). Todos viveriam sob o mesmo teto e teriam um emprego de temporada num estabelecimento do comércio local. Fora isso, a única obrigação deles seria preencher o tempo com muitas festas, bebedeiras, pegação, barracos e coisas do gênero. É justamente isso o que eles fazem em todas as três temporadas, uma delas, filmada em Miami Beach para aproveitar o sol e o hype em volta da produção.

Ao longo dos 37 episódios existentes, você vai encontrar de tudo. Temos casais se formando, separando e destruindo os cômodos e móveis da casa durante suas intermináveis discussões. Tem roommate batendo em roommate - não importa se eles são homens ou mulheres - com socos, pontapés, gritarias, xingamentos e tufos de cabelo voando. Tem gente indo para a cadeia, caindo com a cara na areia, gente que se envolve com a mulher errada e acaba sendo perseguido constantemente na balada... Além disso, temos muito bronzeamento artificial, academia e horas de lavanderia; milhares de potes de gel gastos com produção capilar e um montante não menos significativo em spray fixador.

Quem acompanha o reality, nesse momento, deve estar rindo só de lembrar de todas essas coisas. Quem ainda não assiste, deve estar apavorado com a quantidade de baixaria descrita até aqui. Acreditem, esse texto não faz justiça ao que realmente acontece em Jersey Shore, porque tem coisas que só vendo para acreditar. Mesmo.

No elenco estão o DJ Pauly Delvecchio (o amigão da galera, que não perde sequer uma piada e é o responsável pelas melhores tiradas, sempre), Angelina Pivarnick (encrenqueira de plantão que só aparece nas duas temporadas iniciais), Vinny Guadagnino (único não bronzeado artificialmente, que apareceu em The Hard Times Of RJ Berger), Jenny Farley (que faz o estilo atriz de filme pornô e não perde a chance de distribuir porrada em quem a incomoda), Deena Cortese (roommate que substitui Angelina na 3ª temporada e tem sérios problemas para se manter em pé), Ronnie Ortiz-Magro (grandalhão bobão e namorado louco), Sammi Giancola (nojentinha, pouco confiável e namorada desmiolada), Mike Sorrentino (egocêntrico, agitador de confusões e com uma estranha obsessão em mostrar a barriga sarada, que ele chama de “Situation”) e Nicole Polizzi (mais conhecida como Snooki, ela é quase uma anã em busca de aventuras sexuais e príncipes encantados. Ela também tem pouca habilidade sensorial e não consegue encontrar o caminho para a praia).

Só pela descrição dos participantes em poucas palavras, já dá para ter uma boa ideia do que esperar de Jersey Shore, que é sim, um desses guilty pleasures que a gente não consegue parar de assistir, simplesmente porque é ótimo para dar boas risadas. Isso, sem esquecer do fato de que qualquer encrenca que você já tenha visto ou vivenciado vai ser deixada para trás, como “debate” ou simples “desavença de pontos de vista”. Por aqui, barraco é coisa séria. Uma arte elevada às últimas consequências.

Mas é claro que temos também a parte mais leve. As empreitadas noturnas de Mike, Pauly e Vinny sempre rendem ótimos momentos, assim como os momentos em que as meninas discutem relacionamentos ou decidem criar guerras com balões de água. O principal, porém, está mesmo na linguagem toda própria criada pela série, com maioria dos créditos para Snooki e Situation, dois gênios não reconhecidos (ainda).

Pode parecer brincadeira, mas para entender Jersey Shore em cada detalhe de seu complexo universo, é preciso conhecer alguns termos. O mais básico deles é a definição de Guido/Guidette. Por isso mesmo, ao fim desse texto, você (que certamente vai correr para ver as três temporadas completas do reality antes de poder embarcar na 4ª, que se passará na Itália) encontra um Dicionário de Verbetes de Jersey Shore, afinal, nós queremos te ajudar ao máximo na compreensão dessa série que não é Sci-Fi, mas não duvidem: poderia ser.

Verbetes de Jersey Shore


Cabs are Here – Famosa frase de Pauly D, que avisa aos companheiros que o transporte chegou e todos podem ir para a noite encher a cara de pinga, sem causar acidentes de trânsito e a extinção da raça dos Guidos.

Cockblock – O famoso empata-foda.

Creep – O ato de perseguir uma mulher (guidette) para sexo alcoolizado.

DTF (Down to fuck) – Quando uma garota é DTF significa que ela está super disposta a... Bom, já deu pra entender.

DTS (Down to snuggle) - Estar a fim de uma pegação sem tirar o Piu-Piu da gaiola para completar a brincadeira.

FTD (Fresh To Death) – Descreve o homem preocupado em manter seu frescor e cabelo - construído com muito gel - intactos durante toda a noite.

Gorila/Juicehead – É o Guido super musculoso (geralmente à base de esteróides) que as Guidettes amam

Guido/Guidette – Como são chamados os ítalo-americanos (bronzeados artificialmente ou não).

GTL (Gym, Tanning, Laundry) – Essa é a rotina difícil da vida de Guido. Ir para a academia, cuidar do bronzeado e da roupa suja. Afinal, sem essas necessidades básicas o ser humano não sobrevive ao Guido Way Of Life.

Grenades - Barangas, mocréias, jaburus. Em suma, a mulher feia que ninguém quer pegar, mas pega se tiver bebido umas a mais e a amiga gostosa não der nenhuma chance.

Grenade launcher/Hippo – É a versão peso-pesado da baranga original.

Grenade Grundle Chode – O homem barango.

GFF (Grenade Free Foundation)- Associação de apoio à barangas e que sempre as repõem no mercado.

GFA (Grenade Free America) – Associação por um país livre de mulheres feias.

IFF (I’m Fucked Foundation) – Fundação para quem está fodido mesmo.

Loosey Goose – Guidette que utiliza o smush room por diversas vezes com Guidos variados. A popular piranha brasileira.

MVP (Most Valuable Player)- Sigla que demonstra o talento masculino para pegar mulheres e/ou identifica o trio Mike, Vinny e Pauly na balada.

Pouf – Estilo capilar feminino que consiste em fazer uma oca/iglu em cima da cabeça, fixando-o com duas ou três latas inteiras de hairspray.

Robbery – Furar o olho do colega, pegando a mulher/homem que ele pretendia conquistar.

Kookah – Nome dado à perseguida das meninas.

Situation – Basicamente, nós temos uma “situação” quando um Guido nos mostra seu ‘six pack’ abdominal.

Smush – Aquilo que acontece no escurinho do smush room.

Pump Fist - São soquinhos animados no ar, durante a música. Tem a tendência de revelar aquela “pizza” de suor que se forma embaixo do braço da galera.

Tee-Shirt Time – Hora sagrada em que todos os homens devem colocar suas camisetas antes de entrar no táxi e ir para a balada. É importante jamais apressar o momento de colocar a camiseta para manter um visual “Fresh to Death”.

Comentários
8 Comentários

8 comentários:

Anônimo disse...

existe algum lugar pra baixar esse reality? :)

Camis Barbieri disse...

Dá pra assistir direto no site da MTV americana ou procurar pelo torrent.

Mariah disse...

Jersey Shore merece demais esse post, meu guilty pleasure. Parabéns!

Diego disse...

Gente eu vi isso no MTV Brasil, acho que tá exibindo atualmente a 2° temporada nas quintas e sextas ou só quintas, mt baixaria mesmo,diversão garantida.... hahaha
Parabéns Camis pela review mt boa como sempre....

Ian disse...

http://24.media.tumblr.com/tumblr_livtshk6G01qg0qplo1_500.gif <3

Lu VC disse...

"Não é Sci-fi, mas não duvidem: poderia ser" [2]

Digníssimo post.

Way to go, Camis

bjoss

Viviane Lira disse...

eu já vi um pedaço do seriado na mtv brasil e achei muito engraçado...

mas pra mim as referencias que me marcaram é que dois personagens gênios da Tv (Brennan-Bones e Sheldon- TBBT) assistem o programa achando que é um documentario antropologico....

ri muito num episodio qdo a Bones vai na casa dos Guidos e sabe todas as liguagens e trejeitos...

Anônimo disse...

You made your bed, now lie in it.