quarta-feira, 27 de abril de 2011

Gossip Girl 4x19: Petty In Pink


Gossip Girl renovada. Agora tentem avaliar se é uma boa ou uma péssima notícia.

Depois do episódio da semana passada, que causou insatisfação entre a maioria dos fãs (mas não todos, vale lembrar), muita gente começou a pensar seriamente em abandonar a série para se poupar de aborrecimentos semanais. Confesso desde já que estou nesse time e quando avalio as quedas na audiência da série, me pergunto seriamente se a CW tomou uma decisão sábia ao confirmar o 5º ano da série.

Muita gente deve estar pulando de alegria, outros nem tanto, mas fato é que Gossip Girl – mesmo com seus altos e baixos – ainda é uma produção lucrativa para o canal e tem seguidores fiéis pelo mundo todo. Assim, mais uma temporada vem aí, só não sei quantos de nós irão resistir ao desejo de abandonar o barco após a Season Finale.

Na verdade, creio que tudo depende dessa reta final, porque a decepção pode falar mais alto para grande parte do público. Mesmo insatisfeita, como tenho declarado obviamente por aqui, assumo que o episódio dessa semana foi bem melhor que o anterior. Convenhamos, seria difícil piorar. No entanto, eu não deixarei de elogiar o que merece elogio, assim como não me furto a criticar o que carece de um puxão de orelhas.

Notável a fluidez maior no roteiro e a tentativa de recuperar os danos. Como previ, a história de Dlair não morreu, foi “apenas” pessimamente executada no retorno do hiato, causando aquela terrível sensação de “banho de água fria”. O engraçado é que mesmo sabendo que ainda tem coisa para acontecer não me empolguei tanto quanto antes. Deve ser precaução automática.

Dou meus parabéns para a construção do “novo Dan”. Ele passou de insosso a interessante e gosto de vê-lo menos idiota, apesar da característica de ser um cara certinho não tê-lo abandonado. Por incrível que pareça, Dan é um dos personagens sólidos da série e só precisava mesmo da trama certa para nos agradar. Blair, que sempre agradou, está no mesmo patamar e acredito que os dois funcionaram juntos exatamente por isso. Mesmo sem a vontade antes, continuo esperando para ver o que acontecerá com os dois, porque essa história do príncipe é uma furada imensa e super volátil.

Não consigo entender exatamente qual o problema em contar para Serena sobre um plano tão simples e inocente, se compararmos com muitas coisas que já rolaram na série. Também é um mistério o motivo de Serena se ofender tanto com a possibilidade de Dan e Blair serem amigos. A única explicação foi dada maravilhosamente pela própria Blair. Serena quer sempre ser o centro das atenções. E o que foi Charlie detetive? Sem comentários.

Notei ainda a tentativa de dar importância ao núcleo formado por Chuck, Raina e Nate Samambaia, que estavam completamente fora do circuito central do episódio. Teria funcionado melhor se algum de nós se importasse com Raina e sua mãe sumida, mas creio que não seja o caso. De qualquer forma, valeu o esforço.

Morri de pena (oi?) da difícil prisão domiciliar de Lily. Deve ser péssimo não poder sair de casa e ser obrigada a passar o dia fazendo compras on-line.

Devo dizer ainda que poucas coisas me agradam tanto quanto ver Vanessa esculachada. A cena em que Dan a coloca em seu devido lugar é linda, para dizer o mínimo e espero imensamente que ela desapareça para sempre nos esgotos de NY.

Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Anônimo disse...

Sinceramente, não sei porque as pessoas acharam o episódio passado tão ruim! Eu estou gostando dessa 4ª temporada e esse episódio (4.19) teve tudo que fez GG fazer sucesso, as pessoas que estão chatas e de implicância com a série rs