quinta-feira, 17 de março de 2011

Portlandia: Season 1


“Você se lembra dos anos 1990? Quando falavam sobre colocar piercings, fazer tatuagens tribais e as pessoas cantavam sobre salvar o planeta e formar bandas? Há um lugar onde essas ideias ainda existem e são realidade”.

Isto posto, sejam bem vindos a esse pequeno universo paralelo, mundialmente conhecido como Portland.

Quando eu resolvi dar uma chance à Portlandia, sabia apenas que era uma comédia de “humor esquisito”. Essa foi a exata descrição que me levou, no mesmo momento, a ficar mais interessada ainda para ver o quão estranha a série poderia ser. Gosto desse estilo de fazer humor sem usar os artifícios de sempre, sem apelar para saídas fáceis e piadas prontas e já no episódio Piloto, foi como se eu finalmente encontrasse meu lugar. Portlandia é mesmo tudo isso. Bizarra, mas de um jeito bom. Muito bom, aliás.

A série, que estreou pelo canal IFC (Independent Film Channel), foi nomeada para homenagear uma escultura que fica bem na entrada da cidade e é totalmente despretensiosa. Fez uma primeira temporada com apenas seis episódios- todos excelentes- com uma verba total de menos de um milhão de dólares, para toda a produção. Aí, você deve estar pensando que com tão pouca grana não é possível fazer algo que preste. Pois saiba que essa é uma afirmação completamente idiota. Portlandia é a prova cabal de que é possível ter qualidade na TV sem que seja necessária uma montanha de dinheiro.

Verdade seja dita, acredito que isso enriqueceu ainda mais o resultado. É claro que isso se deve principalmente à criatividade dos criadores, atores, roteiristas e produtores de Portlandia, Fred Armisen (figurinha fácil no Saturday Night Live) e Carrie Brownstein (ex-guitarrista da banda Sleater-Kinney). Os dois se conheceram nos idos de 2000, se tornaram amigos e começaram a escrever esquetes para a Internet, numa web-comédia chamada Thunderant.

Os episódios – que podem ser encontrados no Youtube – já focavam bastante nas peculiaridades de Portland. Tudo o que acontecia na cidade virava piada nas mãos de Fred e Carrie, desde shows desastrosos nos teatros da cidade até as críticas absurdas que um restaurante local recebia de seus clientes via internet. Assim, em 2009 surgiu a ideia de levar esse trabalho para a TV e Portlandia fez sua estréia.

As filmagens acontecem realmente em Portland, e a produção tem total apoio da população e até dos políticos da região. Para se ter ideia, o prefeito de Portland, Sam Adams, decretou o dia 21 de janeiro, data de estréia da comédia, como “Portlandia Day”. Ele incluiu na proclamação impressa o desenho de um pássaro, inspirado por uma das piadas da série, que “Put a Bird On It”, que faz troça sobre a incrível “ arte do artesanato”. Só por essa atitude já dá para notar o nível de cretinice que envolve a série, porque a coisa vai bem nesse nível.

O prefeito real acabou até virando personagem. Na ficção, a função é exercida por Kyle MacLachlan, que propõem as coisas mais surreais para Fred e Carrie, desde a responsabilidade de escreverem a canção oficial da cidade até a escolha dos jogadores para time de baseball profissional de Portland.

A série vem nesse mesmo esquema de esquetes. São pequenas situações intercaladas, com alto teor de calhordice, mas sem nem uma gota de obviedade. A piada, muitas vezes, está apenas na expressão facial dos atores, que interpretam variados personagens, incluindo eles mesmos. Muitas vezes, Fred incorpora papéis femininos e Carrie fica com os masculinos. Há ainda lésbicas donas de livraria feminista, garotas japonesas no estilo Harujuku, hippies, músicos, indies e uma infinidade de tipos interpretados com perfeição e uma dose cavalar de cara de pau. Inclusive, essa é a expressão perfeita para descrever o trabalho dessa dupla. Eles são muito caras de pau.

Honestamente, eu não saberia dizer qual meu episódio preferido. Gosto muito de todos eles. Mas há algumas cenas memoráveis. A música que abre e explica a série no Piloto, “Portland Dream Of The 90’s” é uma delas. No mesmo episódio, destaco o casal que vai ao restaurante e exige saber TU-DO sobre a vida e criação da galinha que pretendem comer. Também adoro quando Fred e Carrie precisam bancar os detetives e encontrar o prefeito da cidade, que havia sumido. O campeonato de esconde-esconde é outro festival de cretinices sem fim e eu poderia continuar enumerando diversos momentos, mas paro por aqui, na esperança de que vocês vão assistir e comprovar o que estou dizendo.

Muita gente conhecida fez participações especiais na série, sucesso de crítica, como Steve Buscemi (de Boardwalk Empire), a cantora Sarah MacLachlan, Aubrey Plaza (de Parks and Recreation) Gus Van Sant, Heather Graham e Selma Blair.

A comédia já foi renovada para a segunda temporada, que deverá ter um total de 10 episódios. E se você realmente ficou interessado em conferir, mas tem medo de não entender nada por causa da falta de legendas, nesse link você encontrará a solução para todos os seus problemas. Agora, nada mais te impede e Portlandia espera por você.

Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Priscila disse...

Adorei o artigo sobre Portlandia, e eu achava que era a unica a apreciar a série, tanto que quando soube de sua existência fui obrigada a baixar via torrent onde encontrei poucas legendas de qualidade, fiquei chateada, acho que os canais de tv paga deveriam investir nas séries com este tipo de comédia, arriscas mais no diferente e não no habitual, me lembro da época de Saifeld onde eu ficava acordada horas da noite só para assistir no falecido canal 21 já que a maioria das séries na minha concepção até hoje são tão iguais , obrigada pela matéria, o site esta de parabéns....

má lopes disse...

Não encontro torrent para baixá-la... pode me ajudar?

Clara disse...

Priscila, onde vc encontrou a série pra baixar?