sexta-feira, 15 de outubro de 2010

The Big C 1x08: Happy Birthday, Cancer


Até agora, gostei de todos os episódios de The Big C, mas esse já desponta como meu favorito.

Eu odeio aniversário e acho que sou minoria. Por isso, ver Cathy fazendo anos, provavelmente pela última vez, não me animou muito. Só que eu não contava com o roteiro bacana da série, que fez da festa surpresa de Cathy uma surpresa de verdade e uma forma de reafirmar que as atitudes delas são mais do que corretas.

Muita gente acha errado o fato de ela não revelar sua doença para a família, mas muitos momentos desse episódio provam que é melhor aproveitar o que pode e deixar o sofrimento para quando chegar a hora. Sabem essas frases cafonas que mandam a gente aproveitar a vida porque ninguém sabe só existe o hoje? É exatamente sobre isso que The Big C fala e Cathy é praticante dessa filosofia.

Bom saber que, pelo menos uma vez, ela dedicou o dia para si. Comprou um bolo de casamento inteiro só porque ela pode e merece e, de quebra, decidiu ir para as Bahamas com o amante, tomar sol sem protetor solar, já que câncer de pele é bobagem para ela. Honestamente, acho essa atitude sensacional. Pode parecer egoísta, mas nessa situação, acho que ela pode e deve fazer o que deseja.

Lógico que tinha uma festinha esperando por ela. E com um bolo que não era o que Cathy esperava. Um filho troll, um ex-marido meio pirado, amigos que não são dela e alguém do passado, que a faz lembrar do que é sentir-se realmente feliz.

Curti bastante a participação de Cynthia Nixon, que interpretou a Miranda em Sex and The City. Além dos “what the hell” shots (sempre um mistério no sabor) ela é a pessoa que ajuda a trazer mais força para esse novo comportamento de Cathy em relação à vida. Talvez, sem a presença de Rebecca, a decisão de ligar para Lenny nunca fosse tomada.

Lógico que aquele discurso sobre felicidade ajudou. Paul entendeu direitinho o recado e mais uma vez, fez o problema crescer, numa crise muito bem interpretada por Oliver Platt.

Marlene é outra que cumpre bem seu papel. Apareceu pouco, mas falou bem ao dizer que Cathy é uma das mães mais chatas já vistas. Também gosto dos momentos dela com Adam. Quando ele se mostra preocupado com ela, parece quase humano e eu quase gosto dele.
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

amy disse...

The Big C é a minha série favorita nesse momento,excelente roteiro,atuações fabulosas,sem clichês,amo a Cathy!

Lu VC disse...

Eu nunca gostei do meu aniversário...mas sempre gostei do bolo! hahaha

Bom, amei o episódio.

A presença da Rebecca forçou Cathy a encarar q era não era feliz, realmente feliz há 20 anos. O Lenny fez a Cathy relembrar que ela se apaixonou pelo Paul só pq ele a fazia rir e sabia dançar. Td isso resultou naquele discurso libertador q ela teve. Mas, pela 1a vez na série, a gente realmente viu o lado do Paul nessa história toda e vimos o qto ele ficou p da vida, triste, etc. E eu, pela 1a vez tb, me simpatizei por ele.

Cathy, que definitivamente não é racista (hahaha o Sean me mata), foi viajar com o amante. Só posso dizer q faltando dois episódios pra acabar essa temporada The Big C tem td pra ser uma das melhores séries do ano.

ps1:E a Marlene?Tenho sofrido mais por ela do que pela Cathy ultimamente.

ps2:eu quase gosto do adam tb

Pedro Paulo disse...

É muito legal a amizade que a Marlene passou a nutrir pela Cathy. Muito bacana a relação das duas.

Doug disse...

Oi Camis...
Com certeza The Big C encontrou um equilíbrio entre drama e comédia nesse episódio de maneira impecável. O resultado foi tão humano e sincero que realmente surpreendeu. Estou particularmente espantado com o crescimento do personagem do amante, que parecia só de enfeite, mas realmente vem ganhando importância. Cynthia Nixon estava fantástica com seus histerismos... Espero que The Big C continue a nos surpreender a cada episódio, nos emocionando e divertindo enquanto acompanhamanos Cathy nessa dura jornada.