domingo, 12 de setembro de 2010

Rookie Blue 1x12x13 (Season Finale): In Blue/ Takedown


Se a renovação de Rookie Blue dependesse desses dois últimos episódios eu não sei, de verdade, se teríamos uma segunda temporada.

Quando Rookie Blue estreou era uma pérola no meio de tantas coisas medíocres da Summer Season. Adorei o Piloto e resolvi seguir com a série, que encantava mais a cada episódio. Era tudo simples e interessante, tínhamos personagens bacanas e uma coisa milagrosa: protagonista carismática.

O “Grey’s Anatomy” com policiais logo fez sucesso e ganhou a renovação - o que me deixou bastante feliz - mas depois, a trama desandou. Não sei se essa posição confortável, de ter uma temporada completa já confirmada estragou Rookie Blue, mas alguma coisa aconteceu. De fato, essa é minha opinião: nenhuma série com dois episódios tão fracos de encerramento ganharia temporada completa para o próximo ano. É uma triste constatação.

Faltou tudo nesse encerramento e não sou só eu quem está dizendo. Basta que vocês dêem uma olhada no site oficial da série para reparar nas dezenas de comentários exalando insatisfação. A maioria é sobre a enrolação com Andie e Sam, mas acredito que esse seja o menor dos problemas.

Para mim, eles realmente não poderiam acabar a 1ª temporada juntos, por razões óbvias. O que segura o público é a expectativa. Se eu não estivesse interessada em saber o que pode rolar entre eles eu não veria a série. Gerar expectativa é o grande trunfo, mas Rookie Blue destruiu isso e transformou o que tinha de bom em algo absolutamente sem sal.

Eu sei que temos muitos fãs de Luke e Andie, mas convenhamos, não vejo química ali. Tenho a impressão de que Andy está nessa para não ficar com imagem de piranha, que deixa o namorado lindo e loiro para se aventurar com um de seus superiores no trabalho. Já entre ela e Sam, rolam faíscas (e deveria ser assim mesmo) só que não acontece nada. Toda aquela paixão de Sam foi enfiada num saco e enterrada a sete palmos. Talvez seja essa a intenção, mas o público não curtiu muito a ideia. Andy mostra que tem dúvidas e até ciúmes de Gail, mas muito pouco. O resultado é que nos quesitos romantismo e emoção, ambos os episódios ficaram devendo.

Bato nesta tecla porque Rookie Blue é, acima de tudo, uma série sobre pessoas. Pode soar como piada, mas é verdade. Os casos policiais são o de menos (ou deveriam ser), só que, de repente, eles se tornaram o foco principal. Aliás, gostei de ver o modo como o desenvolvimento dos Rookies foi explorado. O momento de maturação profissional ganhou vez, mostrando que, talvez, vejamos mais ação daqui para frente. A “cerimônia” do corte das gravatas os libera do treinamento, mas logo em seguida, todos percebem que o aprendizado ainda não acabou e falta muito até que se tornem policiais experientes. Esse foi, sem dúvida, o aspecto melhor trabalhado na temporada e só posso tecer elogios. Andy, Gail, Traci, Chris e Dov cresceram na trama e seus personagens têm amadurecido bastante. Preciso dizer que Sam, Oliver e Noelle também receberam a devida atenção como treinadores dos Rookies, mas o desenvolvimento de Luke, por exemplo, deixa muito a desejar.

Nem pretendo entrar em muitos detalhes sobre ambos os episódios e o que aconteceu neles, porque o grande problema da Season Finale “dupla” está no que não aconteceu. Quando o “In Blue” entrou nos 10 minutos finais, comecei a preparar o coração para algo forte. Esse episódio PEDIA algum acontecimento bombástico, que nos levaria absolutamente alucinados para os 45 minutos finais, que seriam ainda mais emocionantes, terminando com um cliffhanger ainda mais interessante e o sentimento de: “puta que pariu, eu não sei se agüento esperar até a segunda temporada”! Desculpem o termo chulo, mas é isso aí. É assim que se termina uma temporada, deixando o público louco por mais. Infelizmente, Rookie acabou e eu pensei: “Ah, ok. É isso, então”? Decepção define.

Claro que eu vou ver a próxima temporada, mas espero que melhore. Já entendi que não teremos muita ação e que essa é a característica de Rookie Blue. Aceito isso. No entanto, não posso aceitar que fiquem devendo em drama e emoção, porque honestamente, é isso que faz uma grande série.

PS* Minha frustração com a Season Finale foi tão grande que nem consegui encaixar a clássica piada com as sobrancelhas pretas de Gail. Quem sabe no ano que vem. Até lá.

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Andrei disse...

Acho que sou daquelas pessoas sempre do contra...eu gostei da Season Finale de Rookie Blue.Creio que o foco da season finale era o amadurecimento dos Rookies, como cada um cresceu desde o piloto.No penultimo vimos a Andy em dúvida se era isso que ela queria mesmo, ser uma policial [por sinal, a cena em que ela e a Noelle tentam impedir o suícidio da mãe foi muito emocionante]. E no último,ela se tornando uma policial de verdade, tomando decisões importantes.Confesso que não ligo muito pro 'triângulo' amoroso.Falando nisso...será que a Peck deu uns pega no Sam??
No geral, achei uma season finale nota 8, sem aquele Cliffhanger, mas com aquela sensação de 'ei, cumprimos o nosso papel, somos amigos e estamos felizes, crescidos e temos muito o que aprender ainda'.
Quanto a falta de ação: Concordo que precisam trabalhar mais nisso [ou não como vc mesma disse], mas consegui ficar tenso na hora em que a Andy e o Sam foram fazer o acordo lá com os traficantes.

PS.: Gostei muito do Dov nesses episódios, acho ele muito divertido.

Ps².:Vimos o lado humano da Peck, junto com o Chris lá, chorando e sendo solidária.Eles podiam ter trabalhado mais nessa parte do roteiro.

E que venha a segunda temporada :)

Matheus L. disse...

Se tem uma coisa que não trabalha a favor de Rookie Blue é esse título de "Grey's Anatomy com policiais". Isso gera uma expectativa do que a série vai tratar quando, apesar de tudo, ainda é uma série policial, e tem que por obrigação apresentar "casos do dia" interessantes e comoventes, mesmo que eles não sejam o foco da série.

No momento eu gosto que a maioria desses casos acabam afetando os policiais - principalmente os rookies - de algum modo. Eu gostei da evolução dos personagens na primeira temporada, principalmente Andy, Dov e Traci - ainda que ela tenha perdido destaque. Chris e Peck ficaram devendo, pra mim, principalmente com esse rolo sem sentido que eles tiveram.

Apesar de não ter acontecido nada ~relevante~ nesse season finale, eu gosto que Andy e Swarek estão cada vez mais próximos, de uma forma natural. Isso inevitavelmente vai levar a uma relação, mas é bom que a série faça isso com calma, sem meter os pés pelas mãos.