A 1ª Temporada de Sons Of Anarchy é boa, mas a 2ª é infinitamente melhor.
Se tem uma coisa importante numa série é sua capacidade de melhorar após um inicio de qualidade. Sons Of Anarchy cumpre esse papel com perfeição e apresenta uma continuação emocionante e para lá de tensa.
Depois de conhecermos o clube, seus membros, a hierarquia e os crimes em que estão envolvidos dentro da pequena cidade de Charming, chega a hora dos desafios. O clima entre Jax e Clay é de guerra e tudo começa a desmoronar. É impressionante o modo como tudo, absolutamente tudo, é arquitetado para dar errado, até porque, há um perigo maior rondando, mas essa briga interna acaba cegando a todos de alguma forma.
Chega a dar desespero. Estupros, prisões, mortes, explosões. Sempre há alguma coisa que pode piorar o que já está ruim, mas é justamente no momento mais crítico que o segredo de Gemma une a todos novamente para uma vingança sem precedentes. Mas é claro que, ainda assim, nada se resolve em definitivo.
A convergência de cenários une cada elemento que já fez parte da série. Niners, chineses, Mayans, arianos, irlandeses e o pessoal da ATF, misturados com a chegada de Zobelle e a tentativa de dominar o território e expulsar os Sons Of Anarchy.
O modo como as mulheres ganham terreno também é extremamente positivo. O desenvolvimento da relação entre Gemma e Tara é uma das coisas mais interessantes, porque ajudam a transformar o clube numa família e, embora eles sejam criminosos, é fácil enxergá-los como mocinhos.
A revolta de Jax traz muitas verdades à tona e ajuda a trazer Opie para uma nova situação na série. Confesso que o achava muito mal aproveitado, assim como alguns dos coadjuvantes, mas definitivamente a série consegue aprofundar os personagens.
Nem preciso comentar (mas vou) o nível de qualidade dos últimos episódios. A parte em que tudo dá errado é incrível e fundamental para que torçamos ainda mais pelo momento da virada. Na Season Finale, a gente espera triunfo e um acerto de contas sem igual. Como eu já disse, o sucesso é incerto e cada cena surpreende. O resultado é a intensa vontade de ver logo a continuação e por isso, espero ansiosamente pelo inicio da 3ª temporada logo mais, em setembro.
Para quem ainda não viu, mas fixou interessado, é um bom momento para encarar uma maratona com os 26 episódios existentes e esperar para ver aonde esse cliffhanger absolutamente nervoso irá nos levar.