quinta-feira, 1 de julho de 2010

Huge 1x01: Hello, I Must Be Going

Eu poderia começar dizendo que Huge é uma série da pesada ou forçar a amizade numa frase sobre o elenco ser uma equipe de peso, mas vou evitar o clichê para comentar uma das melhores estréias dessa Summer Season.

Para quem não sabe, Huge é série sobre gordos. Isso aí. Gordos num acampamento para gordos. Gordos que amam ser gordos. Gordos que odeiam ser gordos. Gordos que querem emagrecer. Gordos que querem engordar mais. Gordos felizes, feios, bonitos, inteligentes, engraçados ou com depressão. Gordos de raiz.Tem gordo para todos os gostos, sem preconceito, numa série que pode até parecer cheia de estereótipos e propensa a piadas e clichês, mas que não é absolutamente nada disso.

Huge quer, exatamente, discutir esse tema. O que é ser gordo, sentir-se gordo. Como é, afinal, estar muito acima do peso numa sociedade que prega a magreza como verdade absoluta da beleza, como imposição de felicidade e como passaporte indispensável para a aceitação.

Como eu já disse, a trama principal é esse acampamento de verão, onde todos os tipos de gordos adolescentes vão passar as férias, na tentativa de perder uns quilinhos com a comida parca que é servida e suando muito a camisa com os treinadores linha dura. No comando desse programa de emagrecimento, está a Drª Dorothy Rand (Gina Torres), que é magra e faz cara de megera, mas esconde um histórico de obesidade em seu passado.

Logo de cara, ela é desafiada por Will (Nikki Blonsky) – que muitos conhecem pelo musical Hairspray. Ela se nega a ficar apenas de maiô para uma foto de seu “antes” e acaba protagonizando uma cena de strip-tease que chama a atenção de todos. Will é gorda de raiz. Dona de um discurso sobre estar feliz consigo mesma e querer engordar ainda mais. No fundo, não é bem assim e ela esconde esse desejo de mudar, embora sua necessidade de açúcar fale mais alto. As cenas de tráfico de comida no banheiro e chicletes escondidos em vidro de shampoo são ótimas. Aliás, toda essa situação incita um debate sobre distúrbios alimentares, já que mesmo num lugar onde tecnicamente todos esses gordinhos deveriam estar à vontade, há a pressão para emagrecer e uma escala social própria.

Prova disso é que há as gordinhas lindas e populares, como Amber (Hayley Hasselhoff) e suas amigas. Mesmo bonitas do que jeito que são, elas parecem ser as mais insatisfeitas, já que, como uma delas deixa bem claro, ali, é outro mundo, diferente do real. Elas podem até ser desejadas dentro do acampamento, mas fora dele, são gordas como quaisquer outras e não receberiam a atenção masculina da mesma maneira, se precisassem competir com meninas magras.

Os romances também estão no foco de Huge. Amber, por exemplo, está completamente apaixonada pelo instrutor de ginástica, George (Zander Eckhouse) e não tem olhos para mais ninguém, deixando Ian (Ari Stidham) completamente desapontado.

É claro que temas como amizade, auto-estima e até orgulho gordo estarão em pauta nessa série que é baseada num livro homônimo, publicado por Sasha Paley e que é cria de Winnie Holzman, que esteve envolvida com produções como Wicked, My So-Called Life, Once & Again.

Honestamente, esperava algo muito diferente do que vi nesse Piloto e me surpreendi positivamente. Diante de tantas porcarias, mais essa produção da ABC Family consegue um lugar na minha lista e recomendo que todos dêem uma chance, nem que seja para se sentir um pouco (ou muito mais) magro.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

@disfordaniel disse...

Acabei de assistir esse piloto, e não é que é bom mesmo, não sei se é o meu humor de inicio de férias, ou o que, mas curti história no maior estilo "Pesos Pesados" :P

Anônimo disse...

Adorei a história da série, só não gostei da Willamina ser 'revoltada'. Essa serie tava sendo anunciada como uma mistura de Glee com Ugly Betty, então esperava um protagonista igual aos protagonistas dessas séries. Mas enfim, muito boa.