quinta-feira, 1 de abril de 2010

Ugly Betty 4x17: Million Dollar Smile

A cada episódio sinto mais saudade de Ugly Betty que, depois da notícia oficial de seu cancelamento, resolveu dar uma guinada e ganhar em qualidade. Talvez seja esse exatamente o motivo e com uma verdadeira transformação conhecemos o lado B de Ugly Betty, que numa tradução simples, mudaria o nome da série para Beauty Betty.

A despedida do aparelho dentário, que é a marca registrada de todas as versões da feia ao redor do mundo, representa o início da mudança. Não é só uma questão visual. Via de regra, todas elas mudam também a atitude, ganhando em autoconfiança e auto-estima. Nossa Betty já havia conquistado essas mudanças interiores, embora nunca tenha perdido a essência atrapalhada e gosto pelo desastre cômico. Com nossa Betty, a transformação começou diferente, foi gradual e lenta. Demos adeus à franja, as roupas melhoraram, mas não muito. Faltava arrancar de vez os horríveis dentes metálicos, que escondiam o sorriso perfeito e dão leveza ao rosto da personagem.

É exatamente com esse mote que “Million Dollar Smile” começa. Betty é o único foco e enquanto ela tenta resolver um problema na sessão de fotos que a Mode faria com o sutiã mais caro do mundo, um desses pequenos acidentes tão comuns, a fazem apagar e enxergar a vida na pela de uma garota de dentes brilhantes e alinhados.

Parecia até uma maldição. O dia deveria começar com a retirada do aparelho, mas o destino (e um alarme de incêndio) impediram que acontecesse. Porém, e aí que está a graça. Depois de bater a cabeça, conhecemos a nova Betty. Uma jovem completamente diferente da que conhecemos, de cabelos modernos, maquiagem leve e vestindo, quem diria, um pretinho nada básico.

Tudo parecia perfeito. Uma vida toda mudada só por causa de uns dentes.Mas a Drª Frankel, que é uma espécie de Fada do Dente, mostra o que as aparências escondem. Betty é assistente de Wilhelmina e uma aprendiz implacável. Inimiga de Daniel (com quem já teve um caso) e Claire Meade, aterroriza Marc, que agora é apenas o recepcionista e ajuda Amanda, casada com Daniel, a falar mal do ex-amigo e trair o marido, usando sua sala como motel.

As mudanças não param. Ignácio enriqueceu e virou um apostador, louco para perder dinheiro e Hilda é gorda e complexada. A fada do Dente explica: Diz a lei do universo que numa família pode existir apenas uma irmã realmente bonita, portanto, agora que Betty é linda e decidida, sobrou para Hilda o papel da feia, prestes a se casar com um velho açougueiro, só para não morrer encalhada. Para se ter uma ideia, a nova realidade dentária de Betty é tão impactante que Justin sequer existe.

Mais uma vez, o que transporta Betty de volta à realidade como a conhecemos é o tal sutiã milionário, que ainda tem um papel fundamental na trama. Sem querer, Betty acaba com o aparelho enroscado na peça e a única solução é retirá-lo completamente. Como mágica, Drª Frankel surge na multidão e realiza a delicada operação que liberta Betty para sempre. Um sorriso lindo, sim, mas sem perder a doçura característica dela.

Mais em segundo plano, mais duas histórias ganharam foco. A primeira é o triângulo entre Amanda, Tyler e Daniel, que depois de muito pensar , engole o orgulho e deseja felicidades ao novo casal. Quer dizer, quase casal. Tyler se mostra ciumento e magoado com Daniel e apenas uma frase de Wilhelmina fez parecer que os dois vão se unir e formar a nova ameaça potencial à felicidade dos Meade.

PS* Até o momento Ana Paquin, de True Blood, não processou a ABC pela piadinha infame com seus dentes absurdamente separados.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: