sexta-feira, 16 de abril de 2010

The Pacific 1x05: Peleliu Landing

Para Eugene Sledge, lutar na 2ª Guerra Mundial era uma espécie de sonho. Com problemas cardíacos e impedido pela família, ele não descansa até se alistar e embarcar para o Pacífico, onde descobre que o sonho que sempre teve, é um pesadelo muito real.

É estranho pensar no que motiva alguém a realmente querer ir para a guerra. Parece um desejo bizarro e doentio. Ainda assim, uma após a outra, vemos homens prontos para pegar em armas e massacrar os inimigos de seu país.

Sledge viu o amigo de infância, Sidney, entrar para os fuzileiros, tendo de esperar um longo tempo para fazer o mesmo. Depois do treinamento, ele vai para Pavuvu,onde não encontra nada do que esperava. Ou quase nada. Ele e Sidney têm um breve encontro, que só dura até o amigo ser mandado para casa.

Para Sledge a guerra no pacífico está apenas começando e a chegada em Peleliu, em meio a um intenso bombardeio, dá a ideia do que ele está para enfrentar. Diante do massacre dos americanos, ele congela. Não sabe como agir, sequer consegue se mexer. A violência extrema vence, assim como o medo, numa batalha que duraria mais de 2 meses.

Leckie e Sledge estão próximos no combate, embora as impressões do veterano sobre Deus os afaste, ideologicamente. Calejado desde Guadalcanal, Leckie tem novas perspectivas sobre a vida.

Quem conhece outro lado da guerra é John Basilone, famoso e aclamado onde quer que vá. A vida fora do campo de batalha é confortável, mas o medo não o abandona, especialmente agora, que seu irmão está a caminho do Pacífico.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: