quarta-feira, 21 de abril de 2010

Glee 1x15: The Power Of Madonna

Enquanto uns e outros proíbem Glee de produzir versões de suas músicas, Madonna, a diva mor do pop mundial, enxerga o potencial de uma das séries mais badaladas do momento e empresta um pouquinho de seu poder para aquele que pode ser considerado como o episódio mais aguardado da midseason.

Será que alguém se decepcionou com Glee exalando Madonna pelos poros?Até mesmo quem não é fã precisa admitir que a produção estava excelente e foi muito além das músicas. Figurino, roteiro e muitas referências interessantes rechearam o episódio que soube dividir os holofotes, que brilharam em muitas direções. É simplesmente muito bom quando o foco todo não é apenas para Rachel e Finn. Aliás, estou super curiosa para saber no que vai dar essa mudança de Jessie, que acaba de se tornar o novo membro do Glee.

Com a premissa de ativar o poder feminino, Madonna embala os corredores, as coreografias das Cheerios, a lição semanal do New Directions e, acima de tudo: as atitudes. Chega de reclamar, ficar em segundo plano, de choramingar pelos cantos. A hora é de tomar o controle e mostrar o que quer, assim como muitos tentaram, a começar por Rachel, Finn e Emma. Os três grandes virgens da escola resolveram que estava na hora de perder esse título, mas só Finn foi até o fim, com perdão para o trocadilho idiota. Para Rachel e Emma o grande poder está na espera, em fazer apenas aquilo que desejam na hora certa para elas, até porque, a experiência de Finn com Santana não foi das melhores.

Mercedes e Kurt também tomaram o controle. Estão amicíssimos de Sue Sylvester e agora são Cheerios, só para ter mais chances de aparecer. É preciso dizer que a tática funciona e a versão com a banda marcial para ‘4 Minutes’ estava sensacional.

Mais uma vez, a grande estrela do episódio é Sue Sylvester, uma fã confessa, alucinada por tudo o que a cantora faz. Sue foi a voz de Madonna, literalmente, falando sobre a personalidade, a vida, a carreira e o disseminado “Madonna Way Of Life”. Sua interpretação para o clipe de Vogue foi um show à parte.

Porém, nem só de Madonna se fez o episódio e seria injusto não destacar outros detalhes. A batalha entre Will Schuester e Sue Sylvester para ver quem consegue usar mais ofensas capilares teve uma reviravolta e promete esquentar ainda mais. Não sei o que foi melhor: cabelos de manteiga ou visual à la Florence Henderson, que vale a pesquisa de imagens no Google para comprovar que Will está super certo.

Britanny com apenas uma fala consegue matar de rir. “Uma vez distendi um tendão e fui a um misoginista”. Ok, então.

E para quem gosta de Easter Eggs, Glee está cheio deles, escondidos nos folhetos da sala de Emma. Sempre que possível, tento desvendá-los e dessa vez, consegui captar 3 lindas mensagens. O mais normal é “Mom, stop Yelling” (Mãe, pare de gritar). Depois passamos para um mais preocupante que diz: “Help! I'm love with my stepdad” (Socorro! Estou apaixonada pelo meu padrasto). E o pior de todos, fica como o grand finale dessa review: “I Still Breastfeed, but, how old is too old?” (Eu ainda mamo no peito, mas quando se é velho demais pra isso?).

Músicas do episódio:

Song Name: Express Yourself

Original Performer: Madonna

Performed on Glee by: New Directions



Song Name: Mash-up: Borderline/Open Your Heart

Original Performer: Madonna

Performed on Glee by: Rachel and Finn



Song Name: Vogue

Original Performer: Madonna

Performed on Glee by: Sue



Song Name: Like a Virgin

Original Performer: Madonna

Performed on Glee by: Will/Emma/Finn/Santana/Jessie/Rachel



Song Name: 4 Minutes

Original Performer: Madonna

Performed on Glee by: Kurt and Mercedes



Song Name: What It Feels Like For a Girl

Original Performer: Madonna

Performed on Glee by: New Directions



Song Name: Like a Prayer

Original Performer: Madonna

Performed on Glee by: New Directions w/Gospel Choir
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Tarsila disse...

O que eu também gosto muito nesse episódio é a questão de gênero, muito bem colocada! No começo os garotos subestimam as meninas, morrendo de tédio enquanto elas cantam divamente "Express Yourself". Durante o episódio observamos a desconstrução disso: os caras se tocam e entendem como é importante respeita-las após cantar "What It Feels Like For a Girl" (que já é uma letra forte!), e as próprias meninas se sentem bem mais poderosas e independentes. Glee é realmente uma série extraordinária, que engloba todas as lutas: contra a homofobia, a gordofobia, o racismo, o machismo, o preconceito contra deficientes... Adoro! :)