terça-feira, 6 de abril de 2010

Breaking Bad 3x03: I.F.T.

Breaking Bad se desconstrói, isso é fato. Não estou querendo dizer com isso, que a série está caindo aos pedaços. Acontece que Breaking Bad, em seus recortes temporais, vai preenchendo uma trama complexa, que até agora, conseguiu linkar fatos aparentemente isolados para montar a lógica das temporadas. No inicio, nós nem sabíamos que era isso, mas relembrar o caso de Tortuga, que foi uma das mortes mais marcantes da série, mostra que esse enredo é mais complexo do que podemos imaginar.

Quando começam o episódio decepando uma cabeça só pode significar coisa boa. Apesar de o foco no drama familiar continuar, dessa vez, foi tudo muito mais interessante.

Enquanto lida com a crise em casa, Walter nem imagina que está com a cabeça a prêmio. Tio Salamanca e os primos querem se vingar pela morte de Tuco. A única coisa que impede a morte imediata de Heisenberg é o grande interesse de Gus, em colocá-lo para cozinhar um grande montante de metanfetamina. Mas, como todo com traficante, Gus deixa claro para a família Salamanca que, tão logo seus negócios com Walter acabem, ele pouco se importa com seu destino. Aliás, preciso dizer. O Tio com aquele sininho é de dar muito medo. Os primos, capazes de matar uma pobre velinha inválida, sem esboçar qualquer expressão facial, idem.

Mas, já que o momento de Walter ser morto ainda não chegou, ele resolve voltar para casa. Skyler até chama a polícia e ameaça dizer o que sabe. Porém, diante da adoração de Walter Jr. Com o pai, ela simplesmente não consegue e ainda passa por doida varrida. Apesar de nossa torcida por Walter, não há como negar que Skyler tem razão em seu asco e pavor. Mesmo quando Walter explica sua real motivação pra aquilo, é difícil processar a informação. O resultado é que Skyler paga sinceridade com traição, praticamente atacando o chefe, Ted Benekee, na sala de cafezinho. Ao chegar em casa, na cara dura, ela usa apenas abreviações que dizem tudo. I.F.T ou “I Fucked Ted” deixam Walter boquiaberto, simplesmente.

Também não posso esquecer de falar sobre Jesse e seu luto sem fim. Na casa vazia e solitária que antes era de seus pais, ele ainda lida com a morte da namorada e ouve milhões de vezes o recado da secretária eletrônica, para não esquecer sua voz. Uma hora, o número é desativado e o desespero toma conta. Será que agora ele vai seguir o conselho do advogado Saul e pressionar Walter a voltar para a cozinha?

Outra reação, dessa vez previsível, veio de Hank. Depois de descobrir que está prestes a voltar para El Paso, onde viveu os horrores do incidente que envolveu a cabeça de Tortuga e uma bomba que matou alguns policiais, ele comemora, mas entra em pânico. O resultado é que, sob a desculpa de fazer uma apreensão, ele se mete numa briga de bar com traficantes, de forma totalmente imprudente, chocando o colega de trabalho, que mente em seu depoimento, para livrá-lo de uma punição severa, porém, obviamente desejada por Hank.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Diogo disse...

Esse episódio foi fantástico. A carga dramatica foi tão intensa que dava pra quase tocar o clima das cenas. Incrível, me lembra até as sensações que Six Feet Under me davam.
A fotográfia voltou impecável como a do primeiro episódio, aém da direção, tomadas de cena, perfeitas.
BB é muito foda, espero que ganhe o reconhecimento que merece.

Daniel Barcelos disse...

Graças a Deus que o numero da namoradinha do Jesse foi desativado. Não iria aguentar mais nenhuma "sena" com ele daquele jeito!

Tirando isso, vc falou tudo. Ótimo episódio!

PS: Tb tenho medo do velho do sininho.