domingo, 14 de fevereiro de 2010

Skins 4x03: Cook

Não tem como negar que Cook sempre foi o mais cretino dos personagens de Skins. O mix de egocentrismo e rebeldia sem motivo era, sem dúvida, fadado ao fracasso, especialmente porque nunca entendemos os motivos do personagem. É justamente por isso que, nesse episódio, temos uma virada. Nossa chance de entender Cook como ele é e até mesmo, pasmem, sentir simpatia por ele.

No final das contas, Cook não é o tipo rebelde sem causa. Ele é psicologicamente estragado de nascimento. Pai ausente, mãe tresloucada. Não tinha escapatória. Ver de perto mais esse pedaço de família ajuda muito. A mãe, que jamais havia sido citada, se torna a responsável por dar a Cook um teto enquanto aguarda julgamento por ter espancado outro adolescente, em liberdade. Artista plástica, ela é daquele tipo de mulher que tem filhos, mas não quer se dar ao trabalho de criá-los e educá-los. Assim, Cook juntou suas mágoas de infância e explode sempre que provocado, como forma de chamar a atenção e mostrar que, embora pisem nele e não se importem, ele existe e está ali para provar.

O irmãozinho caçula, alimentado a base de pizza e viciado em Guitar Hero, vai na mesma toada. Largado no mundo e presenciando ataques neuróticos da mãe, além de demonstrações de sexo em alto e bom som, ele é um Cook em miniatura, seguindo para o mesmo caminho, muito em breve.

Além do lance familiar, há ainda o problema com Effy e Freddie. Ele reclama que deixou a única garota que já amou para o melhor amigo, mas a verdade é que Effy preferiu Freddie. O fato de ele descobrir que o melhor amigo transou com sua mãe também não ajuda nos momentos de raiva e mais uma explosão acontece.

Cook ainda recorre à Naomi, a única pessoa que realmente pode entender o que ele sente em relação à morte de Sophia. Quando finalmente resolve confessar, vem um pacote. O espancamento, as drogas e todo o resto. A mãe, que alega ser incapaz de controlar os ânimos do filho, mais uma vez, prova que é a grande culpada por isso tudo acontecer. Cook, tem ainda uma amostra de lealdade de amigos com Effy, Freddie e JJ, que acompanham seu julgamento e o vêem ser condenado e preso. Se a cadeia vai ajudar a controlar os ímpetos autodestrutivos de Cook? Provavelmente a resposta é não.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: