Parece mentira! Chegamos ao 100º episódio de Dawson's Creek.Um verdadeiro marco para qualquer produção, afinal de contas, não é nada fácil chegar assim tão longe e conquistar a audiência ano após ano. Tenho aqui, então, uma curiosidade. Quando eu vi pela primeira vez, essa cena me passou despercebida. Rever é bom para que possamos pegar pequenos detalhes, ironias do destino, na verdade. Nesse episódio algo bizarro acontece.Vejam só o flagra de Chad Michael Murray e Hilarie Burton na série. Quem diria que o flerte que começou na praia de Dawson's Creek acabaria levando os dois a estrelar One Tree Hill? Pois é. Nessa, Hilarie se deu mal e foi Joey quem ficou com Charlie. Agora, cá entre nós, é engraçado pensar no quanto One Tree Hill usou e abusou de piadinhas sobre as atuações de Dawson's Creek, quando até mesmo Mouth e Jimmy (sim, o que se mata na escola no dia do assassinato de Keith) fizeram parte do elenco dessa outra série.
Mas, deixando esse momento flagrante de lado, falemos do episódio. É o primeiro Spring Break da galera do lago e todos vão para a casa de praia de Audrey. Enquanto ela reencontra o primeiro amor e deix Pacey enciumado e finalmente motivado a assumir a relação oficialmente, Jen passa o tempo todo doente.
Jack está em depressão e quase se mata, ao pular de uma altura considerável direto para a piscina. Ele só é salvo porque Dawson acabara de chegar ali, depois de desistir de ter uma reunião com uma produtora de filmes para, mais uma vez, ir atrás de Joey.
A visita teve seu propósito nobre e serve para evitar a morte de Jack, porém, Dawson precisa encarar o fato de que Joey seguiu em frente e agora está namorando o insistente Charlie.