domingo, 18 de outubro de 2009

Dexter 4x03: Blinded By the Light


Gostei muito de Blinded By the Light. Me agrada esse tipo de episódio mais psicológico e focado apenas na vida pessoal do Dexter, seus pensamentos e opiniões. A vidinha nova no subúrbio não podia mesmo passar incólume e essa relação precisava ser mostrada na série. Dexter sempre foi um cara solitário, quase anônimo. Só não passava em branco totalmente por causa de seu talento na profissão e costumaz inteligência ao lidar com seus coleguinhas psicopatas. Não era de se estranhar que a mudança brusca, de ermitão a pai de família, fosse um baque nas, digamos assim, atividades extracurriculares.

Começou com sono, falta de atenção, cansaço. Quase uma doença mesmo. Só que essa é fatal para um serial killer. Sempre seguindo o código de Harry, Dexter precisa de todos os sentidos aguçados para não cometer deslizes. Mas, sob as luzes da ribalta, digo, da vizinhança, suas ida e vindas, saídas fortuítas pela noite e tudo o mais, ficam complicadas. Todo mundo tem um vizinho que adora cuidar da vida alheia. Por que com Dexter seria diferente?

O problema é que ali, tem uma comunidade inteira. Além de aturar os churrascos coletivos, tem as reuniões de bairro, acabam formando uma patrulha para pegar o delinquente local, que vem destruindo a propriedade alheia e tirando a paz de todo mundo. Dexter logo desconfia do filho adolescente de um dos vizinhos. Perdeu a mãe, parece revoltado, adora grafitar. Retrato de um marginal potencial. Mas achei que era óbvio que não seria o garoto. Também não imaginava que seria o pai dele, que Dexter pega no flagra e passa um belo carão. Depois de se livrar desse problema - por que segurança extra no bairro é um grande empecílio - Dexter resolve se livrar das fortes luzes de segurança ao lado de sua casa e mete o rastelo nas lâmpadas. Rita flagra o momento e tem gente que ficou dizendo: Oh, e agora? Como ele vai explicar isso pra Rita?

Na boa, que bobagem. Dexter já deu nó em pingo d'água nessa série, não duvido nada que vai ter uma desculpa esfarrapada bem boa pra Rita. Esse tipo de coisa nem me alarma. Acho muito mais difícil lidar com a Astor, que está uma mala sem alça. Além do mais, aguentar a super proteção da Rita e o lance das caronas é outro desafio.

Enquanto aguenta essa jornada familiar, Dexter passa o tempo pensando na precisão e na genialidade de Trinity, que fez nova vítima, de acordo com seu padrão pré-estabelecido. John Lithgow é um mestre da atuação que está levando brilhantemente seu seriall killer. A calma de Trinity é impressionante. Ele fala com aquela voz de veludo e manda a pobre mulher pular, pois a vida da família está em jogo. E ele é tão absolutamente louco e pacífico que ela acredita e prefere se jogar do alto do armazém a ver mais alguém passar por aquilo. Mal sabe ela que a próxima vítima será um homem, que morrerá espancado. Trinity até bebe com sua vítima imaginária. Um último copo de whisky para brindar o evento vindouro. Coisa que me intriga muito é aquele pó no vidrinho. Ele passou no chão, ao lado do corpo da mulher, no armazém e guardou o resto num pote, em sua casa. Seriam cinzas das vítimas? O prêmio dele? Assim como Dexter guarda suas lâminas de sangue, Trinity guarda as cinzas? Sei lá. Mas estou doida para descobrir.
O agente especial vovô, digo, Lundy, continua na pista, assim como Deb, que não acredita na hipótese de suicídio, que todos no departamento de polícia querem fazer vingar. Brilhante o momento humano do Masuka. Daquela boca só sai merda e dessa vez ele até conseguiu parecer gente ao dar um conselho pra Deb. Essa, já balança entre Anton e Lundy. Vai gostar de velho assim, lá no inferno.
Angel Batista e Maria LaGuerta começam a me irritar. Por que não saem do armário? Não vejo motivos pra tanto mimimi deles em não querer assumir que estão se pegando. No mais, Quinn parece ser uma nova pedra no sapato. Quer ficar amiguinho só por que Dexter o viu embolsando uma grana de cena de crime. O problema é que Dexter não está nem aí para o que Quinn faz, só falta mesmo o colega entender a mensagem, mas é difícil. Nem desenhando Quinn se toca. E como ele ainda está dormindo com aquela jornalista, esse aborrecimento o fez abrir o bocão sobre as investigações de Lundy. Manchete garantida no dia seguinte, esse vazamento vai prejudicar as investigações e muita gente já aposta que Quinn é a próxima vítima do aclamado Trinity.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: