domingo, 13 de setembro de 2009

State Of Play 1x06 (Series Finale): Episode 6


O título não mente. State Of Play é mesmo a melhor série da BBC dos últimos 25 anos. Para mim, que tenho costume de assistir todas as mini séries da emissora é a melhor dentre as melhores. Se você não viu, veja. Mas, veja logo. Essa é uma daquelas que merecem entrar para Top List e nunca mais sair.
Absolutamente nenhum minuto decepciona. E o final é absolutamente perfeito. O tempo todo, somos levados a pensar que existe um grande poder por trás do assassinato de Sonia Baker e, embora algumas vezes a gente desconfie, até aqui nada provava o envolvimento de Stephen Collins. Político proeminente e ótimo ator. Mentiroso de primeira, traído pela quantidade vinho que lhe subiu à cabeça.
Não fosse também, Cal ser um repórter muito antenado, o detalhe teria passado e a história de como Sonia morreu seria completamente diferente.
Todas as provas levavam até a U-Ex Oil e á corrupção do Ministro da Energia. E eles eram parte do processo. Culpados de espionagem e de tentar influenciar as políticas nacionais a favor do lucro da compania. Tudo isso sim. Culpados de assassinato? Não.
Talvez a coisa até chegasse a isso. Sonia precisa se calar. Sabia demais e queima de arquivo era um álibi perfeito.
Stephen Collins sabia de tudo. Amava Sonia, mas descobriu, numa das vezes em passou o dia na casa dela, que se encontra com Paul Cunning, manda-chuva da U-Ex Oil. Preocupado em perder sua posição caso Sonia abrisse a boca, ele pede que um de seus ex alunos de alfabetização no exército fique de olho. E esse aluno é Bingham, o assassino careca que todo mundo temeu e que apagou Kelvin Stagg e Sonia da face da terra.
Dedicado ao ex-professor, Bingham sabia de tudo e reportava cada passo de Sonia. Apesar de Stephen não dar exatamente a ordem para matá-la, não impediu. Quando o contato parou, ele sabia que algo iria acontecer. Até por isso, esteve mais vezes com Sonia e dormiu com ela na noite anterior a sua morte.
Kelvin foi um infeliz que atravessou o caminho de Bingham e virou o estopim da investigação. Não fosse ele um ladrão de bolsas o crime de Collins jamais seria revelado.
Com provas nas mãos, depoimentos gravados e tudo o que fosse necessário, Cal não se sente vitorioso. Está arrasado. Conseguiu a história de sua vida, mas perdeu qualquer chance com Anne e sabe disso.
Ainda assim, a verdade não pode ser detida. As prensas reproduzem as páginas exclusivas e bombásticas a todo vapor: Collins confessa assassinato.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: