sábado, 6 de junho de 2009

Rome 2x10 (Series Finale): De Patre Vostro (About Your Father)


Cheguei ao final de Rome. Série fantástica. Fotografia excelente, atuações impecáveis e, tirando um pouco da licença poética da ficção, historicamente fiel. Recomendo muito que assistam, não tem um segundo de chatice e as maquinações políticas dão o tom certo o tempo todo. Além do mais, você começa a enxergar todas essas figuras da aula de história como pessoas reais e não como um monte de defuntos que não tem nada a ver com a sua vida. É um modo bem interessante de aprender, sem ter que ler as apostilas e ficar decorando aquelas datas, locais e batalhas. Pelo que eu sei, os planos eram de levar a história até a época do nascimento de Cristo, mas não rolou. Havia a pretensão de mostrar o império romano da ascensão à queda. Mas o final não deixa a desejar em nada. Bem amarrado, como cada um dos episódios das duas temporadas.

Então, Marco Antonio perde a guerra contra Octavian e é pego em cheio pela depressão. Bêbado, drogado e sem perspectivas ele ainda guarda aquela impáfia militar e quer ditar os termos de sua rendição. Mas Octavian não está disposto a aceitar nenhum deles e recusa até mesmo a batalha homem a homem. Em seus planos porém, está a aliança com Cléopatra, que vende a honra pela vida e o império egípcio, mas acaba percebendo de última hora que Octavian apenas a queria para mostrar aos romanos em seu desfile da glória. Depois de ver Marco Antonio morto, suicídio, presenciado apenas pelo fiel Lucius Vorenus, ela decide que também morrerá e escolhe a picada da cobra para levar sua vida. Antes de morrer porém, ela se assegura de que Cesarion, suposto filho de César e fruto mesmo de Pullo, esteja em fuga com Vorenus, que aceita a missão de salvar o filho do melhor amigo. Cleópatra também deixa sua mensagem bem clara para Octavian: Ele tem a alma podre.

Quando domina o Egito, chega a vez de Octavian se assegurar da morte de Cesarion, que poderia futuramente pedir seu lugar. E é Titus Pullo o enviado de eliminar ao menino e Vorenus. Numa das tentivas de passar com o garoto por soldados romanos, Pullo e Vorenus lutam. Vorenus, atingido, quer morrer em casa e ver seus filhos antes de se juntar a Niobe no mundo dos mortos. Ele sobrevive a um mês de viagem e perece quando seu desejo de estar de novo com suas crianças se realiza.

Enquanto isso, Atia recebe a notícia da morte de Marco Antonio e agora, ela e Ocatvia deverão cuidar dos filhos dele com Cleópatra, no que Octavian pensa ser uma mostra de sua caridade e bondade para o povo. Apesar de Atia perceber que o filho se transformou numa criatura fria e sedenta de poder, ela marcha com ele e toda a família, em honra do Primeiro Cidadão Romano.

Octavian, que consegue tudo o que queria, mal imagina no entanto que Cesarion está vivo. Titus Pullo diz a ele que matou o menino e que Vorenus não sobreviveu. E Cesarion, mal imagina que agora ficará sobre a guarda de seu verdadeiro pai.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: