quarta-feira, 24 de junho de 2009

Queer as Folk 5x13 (Series Finale): 513


É dificil descrever o efeito que uma série como Queer as Folk faz em você. Mas, para mim, o que resume é orgulho. Por que eu tenho orgulho que alguém tenha tido peito para fazer cada um desses episódios. Em cinco anos de série não houve sequer um momento de tédio, uma história chata, um cena que não valesse a pena. Queer as Folk abriu as portas desse mundo das séries para os papéis de homossexuais. Sem mentiras, sem rótulos, sem medo. Depois dela, vieram outras como The L Word ou Queer Eye For a Straight Guy. E o mérito está justamente em acabar com tipos assexuados. Queer as Folk tem sexo (muito) e trouxe debates importantes à tona. Sem dúvida é uma série histórica. Vale a pena ver, até por que, duvido que alguém não vá gostar. Quer dizer, como eu disse, meses atrás, depois de ver o piloto, só não vai gostar quem tiver preconceitos. Mas quem tiver e estiver disposto a jogar tudo isso no lixo, esse é um bom motivo.
O episódio final, assim como o inicial, termina no thumpa-thumpa da inesquecível Babylon. Mas antes, cada um dos personagens tem seu rumo definido.




Mel e Lindsay vão mesmo para o Canadá, criar seus filhos num lugar onde o preconceito é menor e os direitos mais justos com os homossexuais.


Emmet e Ted firmam sua amizade novamente e cada um deles encontra seu par de meia. Ted reencontra Blake em seu aniversário de 39 anos, depois de se livrar do ciumento Tad, que não era realmente seu par perfeito. Emmett, que deixou Drew livre para viver o tempo perdido, não merecia ficar sozinho e encontra um ex-colega de escola, dos tempos do Mississipi, que ele nem fazia idéia de que era gay.
Deb segue feliz com seu detetive Horvath. Hunter forma uma família feliz com Michael e Ben. Michael, inclusive, é convidado para participar de uma comissão de Direitos Humanos, em nome da comunidade gay e se torna um importante porta-voz da causa, depois do incidente na Babylon.
O casamento que tanto esperávamos, no entanto, não aconteceu. Brian Kinney continua sendo o homem gay mais cobiçado de Pittsburgh, embora ele quase tenha se esquecido disso. Ele e Justin decidem cancelar os planos. Se amam, sim, mas Brian não deixaria Justin abrir mão de seu futuro como artista. Justin também não quer que Brian não seja mais Brian para fazê-lo feliz. Então, Justin vai para New York, crescer, pintar e se possível, ficar famoso e podre de rico. Brian fica onde deveria ficar, em seu loft, fazendo suas campanhas publicitárias brilhantes e sem abrir mão de ser Brian Kinney. E é Michael, seu melhor amigo de sempre que o lembra disso. Ele dá força para que a Babylon reabra suas portas e todos eles dançam felizes e satisfeitos ao som do thumpa-thumpa que nunca pode parar.

Comentários
10 Comentários

10 comentários:

Thiago A dos Santos Dutra disse...

Eu fiquei muito triste com a separação de Brian e Justin, queria que ele fossem marido e marido rsrsrs nossa chorei horrores eu so assisti agora em 2011 mais amei muito nossa eu nem como me colocar diante de algo tão lindo como foi Queer As Folks, obrigado Brian e Justin, Thank you very mach

leila disse...

eu fiquei decepcionada que brian e justin nao ficaram juntos.acho que eles ficarem juntos mostraria que um gay(mesmo vadio como brian) pode amar e ser monogamico.ele queria isso com justin.acredito que justin e quem ja nao queria mais isso para ele.ele se descobriu com o brian e durante a serie ele desabrochou para a vida e no fim acredito viu que poderia ter muito mais.enfim mesmo assim fiquei triste queria os dois juntos eles foram o casal mais lindo da serie.pena.

Dca Angel disse...

Como vc disse muito bem: Eu tenho orgulho que alguém tenha tido peito para fazer cada cena dessa série!

Perfeita!

Belmoreiradefreitas disse...

Como amei essa série, triste pois queria meu casal favorito junto,mas entendi que o amor de Brian por Justim e Justin por Brian era muito maior que a prisão que seria a mudança de ambos para que o casal ficasse juntos "isso não seria amor e sim sacrificio de ambos" lindo demais...

Antonio Neto disse...

Fiquei decepcionado com a separação de Justin e Brian. Chorei horrores com o pedido de casamento do Brian.

dana disse...

Adorei a serie, Ted e Emmet pra mim foi o melhor bromance, acho que por eu não gostar muito do Michael, por causa da fixaçao com o Brian.Cade Ben e Lindsay pra mostrar pro Brian que todos crescem, e ele não vai ser um pegador pra sempre, assim como o Michael acha
Mas no final o Brian não tava rodeado de homens, era só ele dançando com o Michael. Pra mim ele se sacrificou pelo Justin, sim ele reabriu a Babylon, foi dançar, mas não acho que foi pegar todos os homens disponiveis.
E era muito dificil pra ele fazer visitas em NY, ele é rico né,

Gabriel Ribeiro disse...

trist, sempre torci para o Brian fikar com o Michael, mas td bem, serie perfeita!

Nanna disse...

Eu já sabia o final, embora eu ainda esteja entrando no inicio da quinta temporada, eu chorei sim, quando soube que eles não casavam... e ainda choro, sabe? Gente é meu casal favorito. Sério. É. Mas eu não enxergo dessa forma "eles não ficaram juntos", pra mim, eles eventualmente ficarão juntos. Porque se fosse na vida real, isso iria acontecer sim, Justin foi batalhar por seu futuro, mas uma hora ele precisa de uma família, constituir um lar, e quem é sua família se não o Brian? Quem é o homem de sua vida, se não, Brian Kinney?

Pedro Oliver disse...

Eu sou gay, desde quando tinha 17 anos, sofri muito com preconceito da família, e com a falta de um relacionanento duradouro, mas aos 26 anos conheci Lucas, o amor da minha vida, ele com 35 anos, me mostrou um mundo novo, lugares novos e pessoas maravilhosas. Justin e Brian era o casal mais lindo que já vi depois de mim e Lucas, quando vi esses dois se separarem, quase morri de chorar, estou com o meu amor até hoje, temos nossos filhos, e graças a ele um advogado lindo, eu sou um Psicólogo, ele me ajudou a realizar esse sonho, hoje aos 39 anos, eu iria com oLucas para qualquer lugar do mundo. Um amor verdadeiro não permite uma separação, os diretores, escritores etc... poderiam pensar nisso. Foi triste!

Lucas disse...

Eu acho que Michael e Brian, seriam um casal perfeito!