quarta-feira, 10 de junho de 2009

Breaking Bad 2x13 (Season Finale): ABQ


Muitas são as ironias da vida. E não é diferente nesse final de Breaking Bad, que teve muitas delas, começando com aquela medonha pelúcia rosa, boiando queimada, na piscina da casa dos White. Quantas vezes vimos essa cena se repetir ao longo da temporada, sempre perguntando se aquilo era afinal, produto de uma invasão de traficantes, com muitos tiros e mortes por causa do Blue Sky, o Cristal mágico de Walter, que faz sucesso por aí. Mas, não era nada disso. E a medonha pelúcia rosa estar boiando na piscina era totalmente culpa de nínguem menos que Walter. E nem mesmo ele sabe disso, ou saberá.

Quando ele escolheu deixar a Jane morrer traçou muitos destinos. O de Jesse, que acaba desesperado, sem rumo. Ligando para Walter ajudá-lo a escapar de mais essa. E não era só pelas drogas e pela morte de jane em si. Jesse realmente gostava dela. O 'limpador' do Saul faz o serviço, limpa evidências, dá instruções do que dizer. Jesse obedece, sem muita escolha, mas acaba num antro de drogados. Walter vai tirá-lo de lá e escuta que ele amava Jane. Peso na consciência seria o mínimo. Não tendo nada a fazer além de calar-se ele leva Pinkman para um desses spas ou coisa que o valha. Vai ficar lá, com aquele robe verde até a próxima temporada.



O destino de Walter também se definiu e ele, como o Jesse, perdeu o seu amor. Há muito tempo que a Skyler deveria ter notado as lacunas, os sumiços, as inverdades. Mas algo nela preferia não ver, embora o interesse pelo chefe seja prova de uma ponta de desconfiança que ela sempre teve. Agora, não há mais dúvidas. Walter mente. E ela, não quer ouvir a verdade. Será que ele vai ter coragem de dizer que é o mais talentoso produtor de drogas do pedaço? Walter traiu a si mesmo. A anestesia , minutos antes da cirurgia, o fez falar que tinha dois celulares. Skyler investiga e descobre uma rede de mentiras. Mas ela não sabe ainda, da missa, a metade. Nem imagina, por exemplo, que o site de Walter Jr. - notícia local das mais quentes por receber inúmeras doações para ajudar o pai doente a pagar os custos médicos - virou uma bela ferrramenta para a lavagem do dinheiro do tráfico. Agora, ele vai ter de arrumar outro lugar para viver, pois Skyler cansou de tanta baboseira.

E Donald, o pai de Jane, era a chave para a medonha pelúcia rosa queimada. Começou com uma conversa de bar e terminou com dois aviões se chocando no céu. Donald, orientador de vôo ainda em recuperação pela recente morte da filha, se confunde e vem a explosão, ironicamente, bem acima dos olhos atentos de Walter. Depois disso, era só a pelúcia rosa, medonha e queimada, boiando na piscina dos White. E Walter lá, olhando abobalhado sem saber que, se não fosse ele e suas escolhas, isso nunca teria acontecido.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: