Herói de guerra ou ameaça nacional?
Olhem bem para o Sargento Nicholas Brody (Damian Lewis) e tentem adivinhar qual das duas coisas ele é. Se eu dissesse que ele foi encontrado aprisionado, após oito anos de tortura nas mãos da Al Qaeda, sua resposta seria a primeira opção, com certeza. Aliás, essa seria a ideia da maioria das pessoas, mas não de todas elas.
Para a agente da CIA Carrie Mathison (Claire Danes), o Sargento Brody é, certamente, uma grande ameaça à segurança dos Estados Unidos e ela vai investigar essa possibilidade a fundo, mesmo que tenha de agir por debaixo dos panos.
Essa é, basicamente, a premissa de Homeland, série que estréia oficialmente apenas em dois de outubro, pelo canal Showtime. Mais uma vez, estamos diante de um “vazamento planejado” e quem quiser pode conferir o Piloto agora mesmo.
Sem dúvidas, os amantes de um bom suspense vão adorar a produção, que pretende “brincar” com a dualidade de seus personagens, deixando o público sem saber em quem confiar de verdade. Além disso, há inegáveis qualidades no roteiro e no elenco composto por atores experientes e competentes.
Para começar, apesar dos fortes indícios de traição encontrados por Carrie no comportamento de Brody, é preciso considerar a fonte que lhe deu a dica sobre a suposta traição. Em vias de ser executado, um preso político em Bagdá passa a dica de que um soldado americano será agente de um novo atentado terrorista.
Como se o destino comandasse as coisas, Brody é encontrado pouco depois, levantando as suspeitas de Carrie que, sentindo-se culpada pelos acontecimentos de 11 de setembro (ego maníaca detectada), fica obcecada por evitar outra tragédia. Sua investigação nada ortodoxa inclui vigilância total da casa de Brody e grampos telefônicos, mas é preciso considerar que ela sofre com distúrbios psiquiátricos e que a paranóia pode estar comandando cada uma de suas ações.
Num primeiro momento tudo leva a crer que Brody está mesmo envolvido em algo estranho. Ele mente o tempo todo, por exemplo, embora devamos considerar a situação dele, afastado de tudo o que conhecia por tanto tempo.
No elenco estão ainda Morena Baccarin, Mandy Patinkin, David Harewood e Diego Kattlenhoff.