domingo, 22 de março de 2015

Grey's Anatomy 11x16: Don't Dream It's Over


O Alzheimer ataca novamente.

Se em House o lúpus rondava os episódios, eis que a doença “favorita” dos roteiristas de Grey’s Anatomy é o Mal de Azheimer. Tema recorrente na série, parece assombrar as vidas de Richard e Meredith que, afinal, agora terão de se preocupar com Maggie, quepuxou a querida mamãe Ellis justamente no que é mais triste: a predisposição genética para ter a doença. Esse constante debate que a série levanta é bastante válido e só quem já conviveu com uma pessoa atingida pelo Alzheimer sabe o que é ver esse processo degradante e desumano de perto. Acreditem, Grey’s mostra apenas o que há de mais leve no assunto, mas ainda assim, cumpre um importante papel  ao fazê-lo.

Nesse episódio que, mais uma vez, vem interessante apesar do roteiro bastante simples,  a resproximação de Richard e Maggie é tocante. Estava esperando por esse momento e acho que o timing dos acontecimento segue muito bom. Cada personagem tem seu destaque merecido e seu tempo. Convenhamos: na vida real os problemas não se resolvem num estalo e o fato de Maggie ter ficado no hospital já era um sinal importante de que ela quer conhecer o pai e a irmã, mas sem apressar as coisas.

Com Meredith tudo foi mais fácil, afinal, elas estão na mesma posição. Com Richard, a mágoa é mais profunda, porque ela era um bebê e ele um adulto. Um adulto que não sabia de nada e foi blindado por Ellis, é verdade, mas ainda assim, responsável, de alguma forma.

Enquanto Richard e Maggie desenham essa aproximação, Meredith pode estar vivendo um momento crítico.O questionamento dela é o mesmo que eu faço: será que Derek não está caindo em um velho padrão ao se afastar numa época ruim em seu casamento, procurando vida nova e quem sabe um relacionamento mais fácil de lidar? Acho possível, sim.  Possível e interessante para a trama. Talvez esse ciclo na vida de MerDer tenha acabado e seja hora de outras coisas acontecerem. Movimentaria a série e não fez mal a nenhum outro casal até agora.

Temos Owen e Amelia em plena fase de pegação (ou tentativa de) e Callie saindo com uma ex-maluca de Arizona. Tudo isso é bom para a série e nos mantém entretidos, então, porque não apostar no mesmo para Meredith? Grey’s aborda tantos aspectos da vida real que o fim de um casamento não seria absurdo, mesmo que seja o dos grandes protagonistas.

Ainda no setor de relacionamentos, Avery se mostra um cara sensível e preocupado com a esposa. Sim, ela estava dando sinais claros de que estava querendo se reaproximar dele e voltar à vida normal, por assim dizer, mas achei importante que ele não pense apenas em si mesmo, mas também no bem estar dela, afinal Kepner já se mostrou frágil em muitas outras ocasiões.

Essa mesma sensibilidade viria bem a calhar para Karev, que não percebe que Wilson não está apenas sensibilizada pela perda de um paciente. O que Bailey diz é importante. Não deve ser fácil conviver com mortes trágicas no dia a dia, mas Wilson é também uma órfã e, como tal, ela sente ao ver uma criança perdendo a mãe.


Aliás, falando desse grande caso da semana, confesso insatisfação. Achei cômodo demais para o paciente que tinha Alzheimer-que-não-era-Alzheimer decidir esquecer e pronto. Pobre da esposa que vai ter que segurar essa onda sozinha. Conviver com os erros cometidos é difícil mesmo, mas fazer de conta que nada aconteceu ou esquecer propositalmente como foi esse caso é apenas uma fuga, uma saída fácil e que coloca o peso de tudo nas costas de outras pessoas. Sei que o intuito dessa situação é gerar debate, por isso, fica minha opinião. Aquela decisão foi do mais puro egoísmo e não tem poeminha recitado à exaustão que mude os fatos.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

MayB disse...

Shondanás dê uma história pro Karev, por favor!!!!

João Paulo disse...

Eu gostei do episódio e concordo contigo, achei a decisão do cara egoísta e até um pouco incoerente se vc pensar bem, afinal ele estava ciente do fardo que a esposa teve esses anos todos, prá mim achei que os roteiristas falharam em seguir o óbvio que seria ele se entregar para polícia e arcar com as consequências. Super triste você pensar que ele tirou uma vida e quer escapar esquecendo tudo. Sobre a aproximação do Richard e da Maggie eu tb gostei bastante. Sobre Derek e Meredith, acho que acabar com casal seria um tiro no pé, acho bom o relacionamento dar uma chacoalhada, se ficarem a beira de se separar tudo bem, mas terminar o relacionamento seria cruel, afinal eles tem dois filhos. Neste aspecto sou contra divórcio, aliás, eu sou contra casar não sabendo que vai enfrentar, se está em dúvidas, senão é a pessoa certa não case, se casar tem que superar as dificuldades sim, afinal nem tudo são flores, afinal com separação quem sofre são os filhos. Enfim vamos ver no que isso vai dar.