domingo, 9 de novembro de 2014

Sons Of Anarchy 7x09: What a Piece of Work Is Man


A longa espera.

Assim como Juice, que espera por sua chance de mostrar sua lealdade ao clube, nós continuamos na longa espera por definições em Sons Of Anarchy, enquanto mais e mais desastres se desenham e nos fazem pensar num final épico, que além de massacres, pode ter Jax perdendo seu colete e pagando o mais alto preço que um membro dos Sons Of Anarchy pode pagar.

 Para eles, traição é a falta mais grave. A morte de Jury, que veio, como já falamos, de um ato impulsivo, pode e deve ser fator decisivo para a expulsão de Jax.Só que isso pode ser uma tábua de salvação pessoal para o personagem e sua família. O “empurrão” que falta para que ele reflita sobre o peso real desse ambiente para Abel e Thomas.

A preocupação com as crianças sempre esteve na série. Desde o Piloto, quando encaramos o nascimento de Abel e seu afastamento de Wendy por causa das drogas, passando pelo sequestro dele, acidentes de carro com a vovó completamente chapada, ameaças constantes aos pequenos e a mais recorrente ideia de Tara: nós temos que salvar nossos meninos. E ela sabia que salvar significava fugir, sumir, esquecer-se de Charming e apagar os laços com o clube.

Foi assim que chegamos à morte de Tara e à situação atual, na qual Gemma começa a encarar as consequências reais de sua mentira. Estava tudo bem quando chineses, negros e gente que ela não conhecia morria e era torturada, mas e agora? Bobby sempre foi um grande amigo para Gemma e sua fidelidade ao clube ficou mais do que provada após seu período como refém de August Marks, então é de se esperar que sua morte tenha impacto no que vem a seguir.

Além disso, já encaramos a mentira de outro viés, com a prova encontrada por Jarry de que o suposto assassino de Tara sequer estava no estado da Califórnia na referida data. Eis o problema de botar a culpa em gente de ficha suja, sempre há registros de infrações diversas e uma delas pode virar álibi. Unser, é claro, já juntos os pontos, mas prefere agir com calma. Imagino que Gemma vá matá-lo. Porque ele vai encará-la com a verdade antes de qualquer coisa e esse será o resultado. Inclusive, é o único modo de Unser desencarnar, porque o câncer terminal dele parece que agiu ao contrário e lhe concedeu super poderes.

Talvez Juice, na cadeia, ainda consiga a redenção pela qual tanta anseia, mas só se Jax não descobrir que ele sabia tudo e não contou. Enquanto isso, ele amargará na solitária, sem poder fazer nada enquanto Jarry e Unser não forem além nessa história.

Aliás, pequeno comentário romântico aqui: Sou idiota por torcer por Chibs e Jarry como nunca torci por outro casal na série? Não sei por que, mas de alguma forma essa trama se encaixou bem no meio de tanto caos, quando deveria destoar de tudo. Tenho a impressão de que muitos fãs da série também gostam desse “alívio”, que não é cômico, mas ajuda a amainar a tensão.

Falando de Jax agora, ele continua preso no próprio ódio e vai sofrer imensamente quando (e se) souber que tudo poderia ter sido evitado. Foi triste a cena em que ele vê Bobby ser executado e sua admissão de que, afinal, não é um “homem decente”. Não poderia ser, com um currículo de violência como o que ele carrega, embora SOA nos faça torcer pelos bandidos como se eles fossem mocinhos.
Para finalizar, fica o exercício de refletir para tentar adivinhar quem – além de Jury – poderia ter falado sobre o depósito de armas. Se não foi ele, tem velhos inimigos agindo na espreita e vamos encarar um baita plot twist quando estivermos distraídos. A espera, como eu disse, é longa. Mas não tem escapatória.

P.S* Sons of Anarchy dando “dicas de armazenamento” quando você precisa esconder uma arma e não tem nenhum bolso disponível.

P.S* Na cena da costura do defunto do pastor estava achando ele muito “magro” e não era à toa. Muito boa a ideia de fazer um bonecão de retalhos.


P.S*Namoradinha de Rat poderia ser a traidora? Não acho que dariam tempo de tela pra alguém tão avulsa se não fosse pra ter um bom motivo.

P.S* Quando Abel vai soltar o verbo? Essa é a criança mais calculista do mundo?
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: