domingo, 29 de setembro de 2013

Sons Of Anarchy 6x03: Poenitentia

 
Nunca faça negócios com o Robocop.
As temporadas de Sons Of Anarchy sempre acontecem em ciclos e chegamos ao ponto em que a panela começa a pegar pressão. É tanta gente agindo sozinha e criando seus próprios problemas que, mesmo que já saibamos o resultado (isso tudo somado é igual a “vai dar merda”), o desfecho parece imprevisível. Essa é uma das maravilhas da série. Vai dar errado. A gente sabe e sente, mas o “como” é o que nos leva episódios após episódio.
Lee Toric tem se tornado peça fundamental nesse jogo onde ele é o jogador mais instável. Irônico notar que o personagem busca por uma justiça que não se aplica quando o culpado é ele. Lee age da maneira que mais despreza e ainda usa seus erros de percurso em seu favor. Mas até que ponto isso funcionará? O assassinato de uma das moças da Diosa está armado demais, até para quem deseja muito colocar a culpa do tiroteio em alguém, mas o imbróglio deve funcionar porque todos buscam um bode expiatório que virá na forma e tamanho de Nero Padilla.
Outra cena memorável de Lee no episódio teve a ajuda de uma garrafa de cerveja. Lembrem sempre de tentar abrir a de você girando a tampa ou o efeito pode ser doloroso e sangrento. Sempre depois dessas sequências eu me pego pensando em como funciona a mente de Kurt Sutter, porque esse homem  (e a equipe de roteiristas de SOA, não tiremos o crédito de ninguém) conseguem surgir com crueldades tão desesperadoras que eu gostaria de jamais ter de pensar na possibilidade delas realmente acontecerem. No fim das contas, esses elementos é que fazem a série e, apesar da aflição que geram (em mim, pelo menos), são absolutamente necessários para que esse universo seja realista.
Jax também está tomando decisões que terão fortes consequências. Pedir pela vida de Clay e entregar a de Tigs como forma de compensação parece bom para o momento atual, mas péssimo para o futuro. Inclusive, porque Clay deve ser o cara mais sortudo do mundo, escapando dia após dia de seu destino dado como certo. Isso é bom para gerar expectativas e por sabermos que, a final, ele é o melhor contraponto para Jax, embora esse último esteja trilhando um caminho próprio de escolhas equivocadas, aparentemente.
 A parceria com o Robocop (desculpem, não consigo guardar o nome do Robocop em SOA) e Collete tem potencial de instabilidade imenso, até porque, Jax parece um pouco entristecido ao notar que a “amostra grátis” de Collete não era exclusiva para ele. Robocop é mais um doido para a grande lista de gente estranha se “amigando” com o clube, mas não podemos deixar Collete muito longe da mesma definição. Tara que se prepare, pois essa mulher será mais um motivo para ela querer fugir com as crianças dali, o quanto antes. Porém, temo de colocar Wendy na balança. O golpe virá para tirar Gemma do caminho e, se ela não está de combinação com Tara, essa é mais uma que será enganada.
P.S*Bobby continua firme em criar um novo grupo, mas ainda não vejo como isso vai se relacionar com o resto da história. A crise existe e está instalada, mas será que essa jogada irá colocar mais um prego no caixão do MC de Charming?
P.S* Tigs se transformou num perigo ambulante. Nem dá pra achar que Jax agiu tão errado ao entregá-lo. Se não fosse sua instabilidade emocional, o lance com os árabes não teria acontecido.

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Mariana Lima disse...

Estou muito curiosa pra saber qual é a da Wendy!
Quanto ao Clay, eu temi demais pela vida dele, ele é um safado, mas de longe o melhor personagem da série. Eu nunca sei o que esperar dele.

Priscila Carvalho disse...

Adoro suas resenhas sobre SOA, acho incrível como você desenrola cada episodio. Acho que Collete mais na frente poderá ser um problema, e Tara assim como Gemma, vão ser enganadas pela Wendy, acho que ela está armando alguma coisa, mais enfim, o negócio é aguarda os próximos ep, pq em Soa nunca se sabe o rumo que as coisas vão tomar.