domingo, 29 de setembro de 2013

Glee 5x01: Love, Love, Love

 A Premiere mais importante de Glee.
Tanta coisa aconteceu desde que nos despedimos da Season 4 de Glee que nem sei como chegamos inteiros a essa Fall Season. Viemos de um final de temporada medíocre e cheio de erros de continuidade. Na época já sabíamos que esses probleminhas no fechamento do ano de Glee, que vinha se desenvolvendo bastante bem até ali, foram fruto de manobras de última hora, já que os roteiristas e produtores tiveram que finalizar a temporada mudando o que pretendiam originalmente, por conta da crise envolvendo Cory Monteith.
Já naquela ocasião, as devidas críticas foram feitas aos episódios e nem vale voltar ao assunto com profundidade, porque agora Glee vive seu mais decisivo momento e fez sua mais importante Premiere desde a estreia. Não são apenas os fãs da série que querem saber o que  irá acontecer e se a jornada será bem sucedida daqui em diante. Há muitas atenções sobre Glee e sobre o que Ryan Murphy e sua equipe farão diante da crise. Sim. A crise existe. Não podemos fugir dela e lidar com a morte de Cory Monteith é necessário de todos os pontos de vista. Seja pelos Gleeks, pelo personagem, pela série, pelo próprio ator, que deixou em nós um sentimento estranho de perda. É uma perda dupla para quem acompanha Glee e talvez por isso o meu sentimento, ao fim desse episódio de retorno é o de que faltava alguém.
Quero deixar claro que gostei muito do episódio. É Glee fazendo o que Glee sabe fazer. É Glee mostrando que vai seguir em frente. Mas ao mesmo tempo é Glee sem um dos protagonistas e, no final, especialmente no final, quando Kurt e Blaine têm seu momento especial, é que se percebia ainda mais. Finn jamais perderia a chance de participar daquele pedido de casamento, tamanha é sua ligação com Kurt e como líder do grupo.
Sei que parece estranho que eu comece os comentários justamente pela última cena, mas é ali que caímos na real. É esse o ponto exato em que Glee recomeça sem Finn. Embora a despedida final seja em apenas duas semanas, embora a gente pense no personagem em outras cenas. O pedido de casamento é a primeira sequência, dentre todas do episódio, em que Finn estaria ali, obrigatoriamente.
Com isso, fica evidente que Blaine e Kurt vão segurar um pouco a onda romântica da série por agora. Discordo de quem afirma que eles são os novos protagonistas, porque Rachel ainda é e sempre será o maior destaque da série, mas em termos de “casal”, creio que sim, Klaine fica nos holofotes. Para Rachel, o foco é o profissional, sua gana de ser uma estrela e sua luta para ser notada e ter a primeira grande oportunidade. A amizade com Santana pode ser algo ótimo ao longo da temporada, se não esquecerem de trabalhar as duas personagens, como acontece às vezes. Mas é claro que só saberemos o que vem por aí daqui a duas semanas, quando Glee apresentará seu episódio mais difícil: o de despedida para Finn e Cory Monteith. Se essa Premiere é importante por trazer a série de volta num clima bom, “The Quarterback” será um divisor de águas.
Essa é a primeira vez que uma temporada começa em clima de especial. Sabemos que as homenagens a bandas e cantores são tradicionais, mas sempre inseridas no meio da história. O motivo para tal é bastante claro, porque com as canções clássicas dos Beatles em foco, recortando uma série de novas tramas e deixando para trás alguns elementos do ano anterior, o episódio fluiu. Foi leve e divertido. O drama foi um coadjuvante e o humor tomou conta de 99% das cenas.
Foi assim que me apaixonei pelo casal sobre rodas formado por Artie e Véia (que é como eu chamo Kitty desde sempre, mas tinha medo de dizer). E amei mais ainda Tina-Cohen-Recalcada metendo bedelho nos problemas amorosos dos outros só porque ela não tem uma vida para chamar de sua. Tina faz bico de insatisfeita, enquanto Véia sai lindamente da situação chata em que foi colocada durante o ensaio, ao se declarar para Artie e fazer mil gracejos na sala de astronomia e nos clipes de “You’ve Got to Hide Your Love Away” e “Drive My Car”.  Já sou fã de Kartie e quero seguir as fotos deles no Instagram.
Toda a amargura de Tina também continua em alta. Ela já estava muito louca na temporada passada e agora pode escolher entre os meninos solteiros do New Directions. Tina de boba não tem nada, pois sacou que levar Blaine ao baile é um tremendo zero a zero. Ryder pode resolver dar pequenos escândalos (sair do Glee Club e voltar!) e chutar cadeiras ou ainda sair para encontrar seu novo ‘catchfish’, então sobra Samzinho, delicioso e bem humorado, apesar de precisar cortar meio metro daquela juba. Foi a melhor intervenção que já vi e devo acrescentar que Jake, Ryder, Sam e Blaine, junto de Tina, formam um excelente grupo na série, que tem rendido momentos muito cretinos.
Para quem sempre fica esperando Sue Sylvester sumir de Glee, má notícia. Sue de diretora promete ser espetacular, mas nem tanto por ela, mas pela encrenca com Figgins, que já sofre todo tipo de assédio moral como zelador da escola. Senti um nojo incontrolável com aquele balde de carne, mas valeu pela gritaria em slow motion: Sue Sylvester, você é um MONSTRO!
No quesito musical, não há do que reclamar. Boas escolhas, boas versões e referências a imagens clássicas dos Beatles, com aquele toque revolucionário (só que não) de colocar Jake como o John Lennon negro. Rachel executou “Yesterday” maravilhosamente e foi um modo especial de abrir a temporada. A dupla com Santana em “A Hard Day’s Night” foi bem legal também.  Kurt e Blaine levaram “Got to Get You into My Life” num clima bacana e gostei de ver a banda da escola em ação na sequência. 
“Help!” começa DO NADA e levei um sustinho com Blaine pedindo ajuda do mundo todo para cantar seu amor por Kurt, mas no fim, até eu que nunca fui muito fã do casal achei lindinha a apresentação de “All You Need Is Love”. Gostei da inclusão de todos os personagens, dos Warblers, do Vocal Adrenaline, do coral Haverbrook... Mas faltou alguém. Isso faltou. Num episódio bom e feliz, engraçado e dinâmico, ficou aquele buraquinho. Se a escola toda estava lá, se Rachel, Santana e até Mercedes estavam lá, fica ainda mais claro quem não poderia faltar na cena. Mas como dizem, é o que é. Inevitável de encarar. Impossível de esconder.
Músicas no episódio
"You've Got to Hide Your Love Away" - The Beatles: Artie (Kevin McHale) e Kitty (Becca Tobin)
"Got to Get You into My Life" – The Beatles: Blaine (Darren Criss) e Kurt (Chris Colfer) 
"Help!" – The Beatles: Sam (Chord Overstreet) e Blaine (Darren Criss) 
"Yesterday" – The Beatles: Rachel (Lea Michele) 
"A Hard Day's Night" – The Beatles: Rachel (Lea Michele) e Santana (Naya Rivera) 
"I Saw Her Standing There" – The Beatles: New Directions Boys 
"Drive My Car" – The Beatles: Artie (Kevin McHale) & Kitty (Becca Tobin) 
"All You Need Is Love" – The Beatles: Blaine (Darren Criss), New Directions, Dalton Academy Warblers, Vocal Adrenaline, & Haverbrook School for the Deaf

Comentários
13 Comentários

13 comentários:

Marina Maria disse...

Deveriam ter te chamado para fazer a homenagem do Cory no Emmy. Só digo isso. :~(

Juliemerson disse...

Nada melhor do que Beatles. \o/

Guilherme Vieira Souza disse...

"Yesterday" cantada cheia de significados: "Why he / Had to go I don't know
/ He wouldn't say / I said / Something wrong now I long / For yesterday"

Danilo Lucas disse...

Eu tive a mesma impressão q vc, a cena em que eu mais senti a falta da presença do Finn,foi a ultima. Adorei Yesterday. E All you need is love ficou linda,msm eu n gostando do Blaine.
Ps: Eu fui o único q vi uma pontada de duvida no olhar do Kurt depois q ele disse Sim?

Breno Pinheiro Soares disse...

Gostei do episodio não, mais acho que eu já to ficando saturado de Glee, por isso consigo gostar de pouca coisa... Acho que, se até o 5 eu não animar com a serie de novo, vou abandonar..

Taígo disse...

Achei esse episódio meio fraco, mas depois de ter lido a sua review eu vi o motivo, sem mais Finn na série todo o foco romântico vai ser em Klaine, e para mim esse casal já deu o que tinha que dar. Todo aquele mimimi na temporada passada sobre a traição e o resto já saturou,e agora Blaine vai ficar ainda mais superex posto, coisa que pensei que não seria mais possível. Os personagens funcionam melhor separados.Interessante como Kurt criticou a Rachel por ter aceitado se casar com Finn tão nova, ai ele vai e faz a mesma coisa.É o velho ditado "Faça o que digo mas não faça o que eu faço".Uma coisa que também prejudicou foi o excesso de músicas, 8 em 43 minutos, devia ser no máximo 5 por episódio.

Nunca fui de escutar Beatles, e depois desse episodio ainda vou continuar não escutando, a única música boa pra mim foi "Yesterday", que com certeza foi a primeira homenagem da série para Finn/Cory. Eu acho que os lugares que a Rachel passou foram os mesmo lugares que o casal esteve em sua primeira vez em Nova York, pelo menos a ponte eu tenho certeza que eles tiveram.

Raquel Alves disse...

Medo do fim de Glee ser igual a Nip/Tuck

Jeferson Huffermann disse...

"Para quem sempre fica esperando Sue Sylvester sumir de Glee, má notícia." A experiência de assistir Glee não fica completa até ler as opiniões de Camis Barbieri. A gente sabe que o ship é bom quando os diferentes nomes dão certo (Artéia e Kartie são lindos). A qualidade musical da série me espanta de vez em quando, achei tudo muito bem feitinho e aquela coreô no bar estava digna de EMMY (lembrando do último S.A.cast).

Pedro Neves disse...

Kartie? O shipp é Arteia!

Thyago Moura disse...

Não gostei do episódio apenas pelo excesso de músicas. Me irrita quando Glee faz com que tudo que os personagens falem vire cantoria. O pedido de casamento de Blaine eu curti bastante, a cena ficou fodona, o discurso foi muito bem escrito, eu gosto do personagem desde que ele entrou na série (e faz a melhor dupla da série com Sam) e... realmente, quando eu vi pensei como Finn fazia falta naquela cena, ao lado do irmão.

JOSE AUGUSTO ARAUJO DOS SANTOS disse...

Amenizando a fraca história em contradição com o peso pesado do Homenageado : A maior Banda do Mundo, The Beatles. Há o belo final do primeiro episódio da Quinta Temporada, em homenagem ao quarteto de Liverpool, em que Blaine pede Kurt em noivado, com "All you Need Is Love" numa versão épica e todo um Clima de Baile de noivado...A Coreografia do Baile, para quem conhece um pouco dos Beatles, se inspirou na Musica "You Mother Should Now", do também especial de 1967 dos Beatles para a BBC Britanica : Magical Mistery Tour.

JOSE AUGUSTO ARAUJO DOS SANTOS disse...

A Quinta Temporada até agora teve, sem dúvida, o melhor episódio : The Quarterback, pela belissima homenagem a Finn Hudson e todos os componentes para emocionar a platéia fiel do seriado e, as melhores músicas, as dos episódios em homenagem aos Beatles, apesar das historias fraquissimas e por deixaram de lado belas canções como : She Loves You, I Want to hould you Hand (Sucessos Mundiais), In My Life, Day tripper, Penny Lane (outro Mega sucesso, e que poderiam usa-la no dueto com a nova enfermeira "Penny" do seriado, cuja música cairia como uma luva) ou Lady Madonna (esta música nada tem a ver com a diva pop).Enfim, utilizaram algumas canções sem o necessário peso do sucesso em detrimento de outras, com os vastos hits dos Beatles à disposição...Mas acertaram com Yesterday, Help ! Hey Jude e Let it Be. Apenas uma constatação : : Esta personagem, a Marley, é muito sem graça, obtusa, apagada e inegavelmente inexpressiva. Dá pra odiar esta moça, caramba.....

JOSE AUGUSTO ARAUJO DOS SANTOS disse...

Não está dando a impressão que estamos vendo duas Séries ? A do núcleo de Ohio, que mantém o enredo baseado ainda no clima colegial e das célebres disputas dos grupos de corais e a do Núcleo de Nova York, centrada na busca de sucesso dos ex-alunos, agora universitários de Artes : Rachel, Kurt e Santana...Aqui muito parecido com o tema de varios filmes que retratam da busca incessante pelo reconhecimento e de fama na cidade grande...E tb há um clima dO Filme "FAME"..É por isso que há rumores que a Série pode gerar uma outra série, um Spinn off, apenas baseada no núcleo de Nova York, o que pode implicar que a sexta temporada pode ser mesmo a última com o formato original de Glee. Mas fica aqui uma perguntinha : Já não há uma outra série dentro da série original ? Pois parece que há e mais chatinha, até...