domingo, 4 de agosto de 2013

Pretty Little Liars 4x08: The Guilty Girl's Handbook


Das coisas boas de Pretty Little Liars: Figurino inusitado de Aria.

Para que não digam que só foco no lado negativo de Pretty Little Liars, eis uma coisa bacana da qual posso falar: o vestido com estampa de quadrinhos usado por Aria. Moderno, diferente e super básico para usar no colégio. Uma pena que os elogios tenham que se encerrar por aqui, porque fora isso o episódio parece ter sido escrito por alguém numa louca viagem de ácido, no mau sentido. Não houve justificativa para nenhum desenvolvimento do episódio (acho que vou usar aspas na palavra “desenvolvimento” daqui em diante, porque a série está correndo atrás do próprio rabo) e mais uma vez, os roteiristas insultam a inteligência de todos com propostas impossíveis na prática, mesmo que estejamos falando de uma obra de ficção.

Sempre existirá o argumento de alguns fãs de que PLL é uma série e que não devemos levar “a sério”. Concordo. Ninguém aqui jamais pretendeu levar a sério a história, de forma geral, mas existe um limite aceitável de absurdos porque, até onde se tem notícia, Rosewood não fica num universo paralelo e PLL não é ficção cientifica para poder inventar movas regras para coisas rotineiras.

Estou falando não de uma, mas de duas tramas sem qualquer justificativa prática. Um carro que “dirige sozinho” invadiu a cada de Emily. Realmente, não tem como um veículo em alta velocidade, vazio, invadir uma casa, aliás, A CASA desejada assim, bem no alvo. E a mãe de Emily ainda fica repetindo feito imbecil: “Como é que nenhum vizinho viu o motorista fugir?”.

Pois é. Como? Como é que ela não viu o motorista fugir de dentro da casa dela, se havia um? E se não havia nenhum, a não ser que esse seja o Batmóvel ou um veículo de Tony Stark cheio de tecnologia (beijos, Avengers!) a cena é fora das possibilidades, inclusive, porque já vimos a frente da casa de Emily diversas vezes e não tinha como vir um carro sem motorista e fazer a curva certinha pra atingir a sala. Ficamos então sujeitos a um monte de chororô relacionado ao tema e Emily disfarçando super bem para Pedobezra que “tá tudo bem”. CHATO.

E mais chato ainda é ver Spencer insistindo na morte da mãe do Toby, com a qual ninguém se importa. Só gostei da ironia maravilhosa que é ela levar biscoitos praquele enfermeiro avulso do hospício local, passando pela segurança com aquela lata sem ninguém olhar o conteúdo.

Ao mesmo tempo, Aria se preocupa com Menino Mike e usa tudo como desculpa para seduzir o professor de artes marciais. Digamos que essa é a parte “menos pior” do episódio, com direito até a ‘merchan’ de filme de terror no meio das cenas em que ela se faz de pudica pra seduzir o rapaz.

O melhor, é claro, ficou para o final, com a disputa da “Liar mais burra da semana” ficando acirrada. Batalha de titãs, com Hanna e Mona no páreo. Sim, considero Mona uma das pirulitas e por isso, ela entra no ringue de gel pra brigar por esse título.  Mesmo com ela se entregando para a polícia, Hanna ainda leva o troféu por ser tão iludida a respeito da própria capacidade de mentir. Não dá para acreditar que, mais uma vez, adolescentes vão enganar a polícia com o truque de “fui eu quem matou o detetive avulso”.  Só para serem acusadas de perjúrio é que essa trama servirá, embora eu não espere que os roteiristas drogados de PLL pensem em detalhes como balística para escrever as páginas porcas que depois viram episódios mais porcos ainda.

No mundo real, é possível provar que uma pessoa está mentindo sobre a autoria de um crime só pela posição de entrada e saída das balas no corpo da vítima, pela altura do assassino e por seu relato sobre a posição em que estava no momento dos disparos. Não que séries adolescentes devam focar na parte policial com tanto esmero, mas se PLL assumiu esse lado “investigativo” a coisa tem que ser mais sólida. Apesar de que, quando comparamos isso com o caso do número de telefone cantado por um papagaio, qualquer coisa vale.

P.S*Pra que introduzirem mais um garoto avulso na série, quando sabemos que ele não terá utilidade? Estagiário da mãe de Spencer serviu para nada no episódio.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Lucas Melo disse...

PLL apresenta personagem novo todo episódio, que isto! É quase GOT, haahha, sqn

Matt disse...

So queria comentar que eu achei a atuacao da mae da Emily chorando bastante triste - nao no sentido que a atuacao dela foi ruim, longe disso, mas que ela atuou muito bem chorando.