terça-feira, 30 de abril de 2013

Game Of Thrones 3x05: Kissed By Fire


Um banho para lavar a alma de Jamie Lannister.
Mais uma semana exemplar para Game of Thrones, com diálogos excelentes e novos caminhos se desenhando para os personagens. Além disso, muitas cenas fortes, emocionais e, claro, muita nudez. Talvez esse tenha sido o episódio com mais corpos á mostra dessa temporada, mas se existe um recorde que GOT gosta de quebrar com frequência, é esse. Colocando as “partes” à parte, o que realmente importa e o que deve ser notado está nas interpretações e no texto. Estamos diante de mais um exemplo de episódio bem conduzido, pelos mesmos motivos que fizeram da semana anterior um destaque. Histórias e estratégias se desenrolam, sem a necessidade “física” da coisa. Os melhores momentos de GOT são aqueles em que os personagens ganham espaço para mostrar quem realmente são.
Digo isso porque, para mim, uma das sequências mais bonitas e interessantes é com Jamie e Brienne naquela banheira. Despidos de tudo (de roupas e de barreiras emocionais), a conversas entre eles é forte e marcante. Enquanto Jamie desabafa sobre o peso real de ser um Lannister, de ter se tornado o “king slayer” e de ter se submetido ao penoso julgamento moral de Ned Stark (o que lhe conferiu a aparência de vilão), Brienne reage com humanidade, apesar das poucas palavras. Obviamente não estou dizendo que Jamie é um santo e que tudo o que ele faz é para o bem gral. O cara ainda é um manipulador e um assassino, mas, mais uma vez, eu sou capaz de admirar sua ética pessoal e seu modo de agir diante de seu próprio código de honra. Em muitos momentos ele se entrega, seja na expressão facial ao ouvir uma menção à irmã (e amante) ou na força que encontra para suportar a dor de remover os pedaços pútridos de seu braço.
Enquanto isso, os irmãos de Jamie lidam com sua própria dose de realidade. Tywin é meu ídolo. O modo como ele impõe o que deve acontecer e não aceita contestação deixa Tyrion e Cersei lívidos.  Uma época cheia de matrimônio vem aí para os Lannister: Joffrey com Margaery, Tyrion com Sansa e Cersei com Loras. Para Sansa, parece ser um bom negócio, afinal, Tyrion tem se mostrado bastante humano e compreensivo. Diante da opção de Loras (que, vejam bem, não entendo como tem qualquer apelo com a mulherada) ou Mindinho, Tyrion é uma benção. Lógico que com todo preconceito em torno do anão, Sansa vai discordar, mas isso é porque ela é uma menina tola e influenciável, que só faz observar navios aos longe e acreditar em promessas e amizades vazias.
Ao falar dos casamentos, não podemos esquecer a maravilhosa Olenna Tyrell, a mulher mais direta e honesta do mundo, que continua mostrando que não dá ponto sem nó. Prova disso é que come figos à tarde para ajudar na movimentação intestinal. Tyrion, que não tem nada de bobo, resolve seguir o exemplo.
Outro assunto do episódio foi a lealdade e nessa toada, vimos Ser Jorah defender Daenerys e ter sua presença ao lado dela questionada. Robb, por sua vez, tem dificuldades em lidar com quem questiona suas claras ordens de não matar crianças inocentes (mesmo que elas fossem Lannisters). Fica bem claro que Robb age muito como Ned agiria, sem realmente pensar em estratégia e visando apenas manter sua honra. Como Ned está com a cabeça enfiada num palito, isso já é prova suficiente de que esse modo de conduzir as coisas é muito pouco eficaz. Como ele perde metade de sua tropa e a única saída para conquistar Casterly Rock é se aliando ao homem que ele traiu de antemão ao recusar o casamento arranjado por sua mãe, as coisas devem ficar interessantes.
É claro que o maior teste de lealdade veio para Jon Snow, numa das sequências mais engraçadas do episódio. Não estou zombando da cena (ok, estou um pouco), mas foi inevitável dar uma risadinha diante de diálogos tão cômicos. Lembrem que Ygritte já vai pegando na espada de Jon (literalmente), tirando a roupa toda e dizendo a seguinte frase quando as coisas começam a se “agitar”: “Você não sabe de nada, Jon Sno oh, oh, oh, oh ow!”. Impossível não achar graça nisso e no fato de Jon ser bem espertinho apesar da falta de experiência prática.
Para salvar a vida de Ser Davos, eis que podemos contar com a filha de Stannis, que pode servir de alerta para que o pai perceba que está sendo conduzido nessa batalha e não o contrário. Foram cenas muito delicadas e tocantes, embora num primeiro momento não pareçam ter muito impacto para o quadro geral.
Muito boa também a luta com Beric e o modo como o fogo foi utilizado para intimidar Hound. Os conceitos ‘sobrenaturais’ têm sido bem colocados nos últimos episódios e já dá para fazer ligações entre o que acontece na caverna, com a história narrada por Lord Varys e os poderes de Melisandre. Interessante notar que Arya vê Beric voltar do além e acha apenas trivial, já questionando se seria possível trazer também Ned de volta, mesmo sem a cabeça. Aliás, falando em Arya, morri de pena dela quando Gendry avisa que já tomou uma decisão sobre seu destino (pela primeira vez). Entendi muito bem o lado dele, mas mesmo assim, foi uma triste constatação.
Comentários
11 Comentários

11 comentários:

João Victor disse...

Review muito boa! Realmente, a cena da banheira foi perfeita. Roteiro, fotografia e atuação, tudo estava presente nesta cena. Episódio foi "lento", mas mesmo assim, teve um desenvolvimento e agilidade nos acontecimentos que não era possivel, mesmo não tendo lido o livro (acredito eu) se entendiar.

Camila Oliveira disse...

Não achei tão maravilhoso quanto o episódio anterior, até porque vai ser difícil superar aquele, mas ainda assim foi muito bom.

Pensei que ia demorar mais para o Jon perder a virgindade, mas foi bom que já aconteceu. Era muita tensão no ar e agora já podem focar em outras coisas.
Gostei de conhecer mais a história do Jaime e saber
que ele não é completamente mau caráter. Tirando o fato de comer a
irmã, ter matado o primo a sangue frio, feito o Joffrey e aleijado o Bran, o cara até que é gente
boa...

Fiquei feliz com o resultado do duelo do Cão de Caça com Beric
Dondarrion. Não queria que nenhum dos dois morresse, então win-win.

Agora, o que foi aquela cena final? Já fiquei com dó da Sansa por
antecipação quando descobrir que o noivo dela vai ser o Tyrion. Entendo que o anão acaba nem sendo uma opção tão ruim se formos comparar com Lorde Baelish, por exemplo, mas ela não tem a informação que nós telespctadres temos e vai ficar arrasada. Acho
que a Cersei levou a melhor nesses casamentos arranjados. O Loras é
bonito e gay, ou seja, não vai ser um sacrifício passar algumas poucas
noites com ele e não vai mudar em quase nada a vida dela. Só um
casamento por conveniência e nada mais e ainda com a vantagem dos filhos
poderem nascer loiros e ninguém desconfiar da paternidade. Ficou no
lucro.

Irena Freitas disse...

Também gostei muito do episódio!
Mas não acho tolice a Sansa não querer casar com Tyrion. Ela não sabe, como a gente, que ele é uma boa pessoa, só vê o cara com um Lannister. E levando em cosideração tudo o que ela passou na mão dessa família não é pra menos que quer passar bem longe de um casamento com um deles, acho que qualquer pessoa no lugar dela se sentiria dessa forma.

Tomás Antunes disse...

A Lysa Arryn nessa altura da história (pelo menos nos livros) já negou qualquer ajuda ao Robb. Já Dorne teoricamente está aliado com os Lannister devido ao casamento com a Myrcella

Ana Claudia Garcez disse...

Eu sei tudo isso... eu li os livros, mas só estou dizendo que a série colocou como a unica opção do Robb, quando nos livros ele só vai até os Frey pq eles propõem um acordo.

Camila Oliveira disse...

Na conversa entre Lorde Varys e Lady Olenna Tyrell no episódio 3x04 eles levantaram essa possibilidade. Caso o Robb caia, Sansa é a chave para o Norte e se o Little Finger casar com ela, ele vai ter a chave no bolso. Daí tiveram a ideia de casar Sonsa com o Loras.

Ana Claudia Garcez disse...

Eu acho que eles disseram que o Mindinho queria tirar a Sansa de Porto Real, não casar com ela.

Camila Oliveira disse...

Eu não li os livros e nem lerei tão cedo, então comento apenas o que vi nos episódios e o que eles falaram foi isso. Agora quais são as reais intenções, o que vai acontecer, aí já é outra história.

Wyosky disse...

Mas na própria série a Lysa negou ajuda a causa do Robb, ainda na primeira temporada, na época em que Catelyn prendeu Tyrion no Ninho da Águia. Lysa já deixou bastante claro que não apoiará os Starks.


Dorne é muito longe, uma movimentação dos exércitos Martell certamente chamaria muita atenção. Além disso, Myrcella está em Dorne sob a proteção de Doran Martell, o que indica uma aliança com os Lannister a qualquer que vê de fora, como Robb. Mesmo sem os spoilers, Dorne estaria fora do quadro.

Ana Claudia Garcez disse...

Por isso eu disse que com CARTAS e PACIENCIA ele poderia virar este jogo, pois com bons argumentos e alianças como a de Dorne com os Lannister, ele poderia ter tido uma chance, mas ele é um adolescente imaturo e tem pressa. Lysa disse isso na primeira temporada, pelo menos um ano já passou, se ele mantivesse o contato e negociasse algo de interesse de ambos ele talvez não estivesse perdido.
Eu só quis dizer que não gostei da serie ter feito ele pensar em recorrer aos Frey em vez deles terem proposto um acordo.

Ana Claudia Garcez disse...

Não me sinto nem um pouco confortavel vendo o Robb se perder tão claramente na serie, mesmo sem eu nunca ter gastado dele... é muito mais triste do que eu pude imaginar.