segunda-feira, 1 de abril de 2013

Game Of Thrones 3x01: Valar Dohaeris


Onde o inverno nunca acaba.
Hora de falar de mais uma temporada de Game Of Thrones e a excitação dos fãs é imensa, depois de muitos meses de espera por essa que é, provavelmente, a produção mais badalada da atualidade. Não se fala de outra coisa a não ser Game Of Thrones e as possibilidades para essa terceira temporada, então, a responsabilidade da série é grande e aumenta cada vez mais.
Sendo essa uma trama que apresenta múltiplos núcleos e dezenas de personagens, a Premiere - que vem num bom ritmo e com tramas interessantes - não poderia ter sido estruturada de forma diferente. Tivemos uma visão breve da maioria dos arcos que ficaram em suspenso no final da temporada anterior, mas foi interessante o recomeço justamente ali, no momento em que Samwell encontra a horda de Walkers e escapa unicamente por sorte, sem conseguir completar sua missão de enviar os corvos à muralha, com o alerta de perigo. Confesso ter simpatia pela fanfarronice de Sam, porque afinal, ele não tem o perfil ou a vontade para ser guarda da muralha, então é apenas justo que a sorte lhe sorria e lhe permita viver um pouco mais para contar a épica história de como encontrou com um exército de defuntos e não foi sumariamente eliminado.
Jon Snow, por sua vez, vai continuar as andanças no gelo, mas dessa vez ao lado de um grupo diferente e no qual ele não precisa cumprir celibato. Chega a ser engraçado o medo que ele sente de Ygritte e da tensão sexual entre eles, mas acho que o ponto principal é a conversa de Jon com o líder do grupo, além de nossa primeira visão de um gigante. Para quem não leu os livros é um surpresa e tanto perceber que ainda existem criaturas estranhas aparecendo. A caracterização foi muito boa (realista, até) e foge do conceito disseminado comumente em contos de fadas, por exemplo, então a produção merece uma estrelinha por conseguir traduzir essa imagem consagrada em algo diferente.
Robb ainda está atrás de sua grande batalha, mas só encontra destroços e corpos espalhados. Aliás, essa busca por conflito é algo visível em diversas frentes. Stannis está numa espécie de reagrupamento, ao lado de Melisandre (e coitado de quem for contra os planos dela) e Daenerys continua construindo seu exército, encontrando aliados e inimigos nas mais diversas formas (inclusive crianças com escorpiões bizarros). Daenerys, vale dizer, tem dado mostras de força e coragem em sua jornada pelo trono. Além de colocar os Dothraki num navio pela primeira vez, ela demonstra ter pensamentos bastante estratégicos, embora sua ternura não tenha sido esmagada totalmente. Não dá para não comentar o desenvolvimento dos dragões e a sequência em que eles pescam e grelham o peixe fresquinho. Acho que agora não teremos mais problemas com o tipo de alimentação para os bichinhos, algo que preocupava muito (só que não) na temporada anterior.
Joffrey continua a criatura detestável e covarde de sempre, mas Margaery, que parece ousada e disposta a se aproximar do povo (obviamente tudo calculado) deveria tomar bastante cuidado com o comportamento explosivo do jovem rei, que já mostrou o quanto pode ser cruel quando nada mais o ameaça. Margaery também cria um conflito interessante com Cersei, que desejaria ter uma nora tímida e sem intenções de poder e imagino que nessa hora ela pode estar lamentando o afastamento de Sansa que, por sua vez, observa navios e demonstra estar bastante perdida nesse ninho de cobras em que não se deve confiar em ninguém, muito menos em Mindinho.
Honrando a tradição do personagem, Tyrion, mais uma vez, se destaca no meio de tanta gente e tantas histórias paralelas. Há algo nele que cria interesse e deve ser o fator “underdog”. Depois de Black Water, em que ele literalmente deu o sangue e se envolveu, criando estratégias, Tyrion ainda é o anão, o peso morto, a vergonha dos Lannister. As cenas dele com Cersei e com Tywin são cheias de diálogos fortes e que aumentam nossa identificação com Tyrion e deixam uma coisa bastante evidente: Mais uma vez ele terá de se reerguer e manipular as situações sozinho, mas nem isso deve lhe garantir algum reconhecimento.
P.S* Até que Robb foi gentil com Catelyn depois de ela libertar Jamie. Confinamento não é uma grande punição, afinal de contas.
P.S* Queria que Melisandre estivesse em Black Water para resolver tudo parindo uma fumacinha preta.
P.S*Continuo sem ler os livros (tenho todos), assim como muita gente que optou apenas por ver a série, pelo menos por agora. Então, avisos de SPOILER são bem vindos.
P.S*Vem aí a exibição de Game Of Thrones em São Paulo. Segundo consta, entre começa em 24 de Abril, mas ninguém sabe o local, até o momento.
Comentários
9 Comentários

9 comentários:

Leandro M. de Souza disse...

Eu vim aqui achando que você ia desancar o primeiro episódio da temporada e achei um texto bem tranquilo. O mundo acabou e você está gostando dessa bomba ou o mundo acabou e a série realmente voltou a ficar boa?

Jamille Ramos disse...

Em um momento tão bizarro como estamos vivenciando desde o início da fall assistir essa premiere de GoT foi um alento. Passou tão rápido pra mim que nem percebi quando terminou rsrsrsrsrs. Achei bastante consistente.

jorge disse...

pelo que parece, a série realmente voltou a ficar boa

Aline Rocha disse...

A série nunca deixou de ser boa, até entendo dizerem que a segunda temporada foi mais lenta, mas não tinha como não ser. Gostei muito do primeiro episódio dessa, geralmente os primeiros episódios são para mostrar onde se encontra cada personagem, mas gostei da série ter optado por não mostrar logo todos os núcleos. Pobre Tyrion e sua busca por reconhecimento. O diálogo dele e do Tywin foi fantástico! Ótima review, Camis :D

carla machado disse...

eu sempre me preocupei com que os dragõenzinhos se alimentavam!

Raul Ribeiro disse...

Eu não sei o que pensar dessa Premiere... Fiquei bem decepcionado com o desenrolar da segunda temporada, e essa hype toda criada em cima de GoT às vezes me enjoa. O que me pareceu é que não aconteceu absolutamente nada de relevante nesse episódio (o que na verdade é uma impressão constante na série). Acho que de importante mesmo só o encontro de Jon com Mance (achei uma péssima escolha de ator pra interpretá-lo) e o finalzinho com a Dany, os soldados e o Barristan. Porque a partes do Robb e da Sansa não acrescentaram em nada.
Tyrion dando show de novo.
A primeira vez em que o problema da quantidade de personagens me pegou: fiquei me perguntando quem era o velho que estava com o Robb em Harrenhal.
Fiquei surpreso pela Arya não ter aparecido no epi, já que ela é a personagem que mais aparece no terceiro livro. E não entendi o porquê de terem usado esse título para o episódio, nem sequer foi citado. Eu sei que é pra "completar" o da Finale anterior, mas mesmo assim, não fez sentido.

Ana Claudia disse...

O episódio foi muito bom, mas quanto mais eu penso sobre seus detalhes mais eu fico confusa entre a narrativa da série e a do livro.

*SPOLIER bem pequeno*

- Um exemplo é um plot da segunda temporada, onde a Arya é copeira do Twinn, e no livro (como muitos já sabem) isso nunca acontece e ela ajuda na conquista dos nortenhos de Harrenhal, e é copeira do Roose Bolton (aliado de Robb, que não a conhece). O que me confunde é o fato de Robb estar em Harrenhal agora, como ele chegou lá, e por que tantos nortenhos mortos. Acho provavel que ele vá colocar Lorde Bolton no comando do castelo, para assim os acontecimentos seguirem a mesma história do livro.

Fiquei mais confusa só de escrever isso.

- Outro aspecto que me confunde é o Mindinho ir conversar abertamente com a Sansa, não quero estragar este plot, portanto vou fazer uma suposição.

Se Sansa fugir de Porto Real, Mindinho se arrisca muito ao ir conversar com ela publicamente tornando-se suspeito de ajuda-la, caso ela consiga. Ele é muito esperto para se arriscar tanto. Seria melhor ele ter mandado um mediador, certo? Ele com certeza perdeu boa parte do mistério dizendo abertamente para Sansa que iria ajuda-la, e ganha o risco dela contar para alguém, pois ela ainda é muito ingenua e confia em qualquer um que se diga disposto a ajuda-la.

* FIM DO SPOLIER*

Adorei sua review. E espero não ter entregado nada muito importante nos spoliers, pois eu sei que o que atrai na serie são os twits e mistérios de cada personagem.

Geise Araujo disse...

o episódio não foi sensacional mas deu para matar as saudades, afinal GOT é sim a melhor produção da tv atualmente. Li todos os livros e por isso acho acabo não gostando muito de algumas coisas mas tudo foi contado como deveria na premier e se pensar bem serão 2 temporadas só para o terceiro livro então ainda tem muito para acontecer.

As cenas dos caminhantes brancos foram bem legais, confesso que nunca gostei muito do Sam acho ele tedioso. A parte do Jon foi legal em parte, as motivações dele para se unir ao Mance foram meio furadas. Não vou nem falar muito da Sansa pq sempre achei ela uma inútil que só faz merda, tipo perder tempo olhando navios... Aff né, agora o Mindinho é o mais maquiavélicos dos personagens e sempre gostei muito dele.
Cersei continua com alguma coisa debaixo do nariz que não cheira muito bem, ela é uma maldita e sempre vai ser mas as motivações dela são meio comoventes, mas so de vez em quando pq no mais ela é apenas uma maldita egoísta que só pensa nela mesma.
O Tyron, a o Tyron... e personagem bacana, super esperto e o ator ajuda tbm. Minha torcida ta com o tyron, achei muito legal a conversa dele com o Twin, foi bem digno tudo oq foi dito, as motivações do Twin por ser o homem frio que é e o desprezo dele pelo Tyron, oq só nos faz amar ainda mais o Tyron, só pq o cara é um anão não quer dizer que ele seja um demônio, se o Twin presta-se mais atenção ia perceber que ele é o filho mais digno que ele tem.

Quanto ao Robb, continuo achando que o casamento dele com aquela Árabe das terras de verão é um erro, da raiva só de olhar para ela. A lady Stark fez merda e tem de ficar trancada mesmo.
E para finalizar Daenerys, minha personagem favorita e que eu espero do fundo do coração que toque fogo em toda Westeron (menos no Norte) e tome oq é dela por direito. Aquele mercador de escravos tava merecendo ser tostado.

Camila Oliveira disse...

Gostei mais do que pensei que fosse gostar desse episódio. Achei bom que dividiram bem as histórias e não mesclaram muito os núcleos. Achei muito mais fácil de entender e de manter o interesse.

Confesso que fiquei meio perdida na cena do Robb. Nem lembrava em que pé a história dele tinha parado na temporada anterior.

As cenas da Daenerys foram as minhas favoritas. Com certeza Khaleesi fica com minha torcida para conquistar o Trono de Ferro. Já estou aguardando os dragões fazerem churrasco do sujeito que negociou os soldados/escravos com ela.

Adorei terem mostrado Sansa a ver navios. Não pude deixar de rir com a ironia da cena.

Margaery e Cersei lutando para diminuir a influência da outra é definitivamente uma das coisas que quero muito ver nessa temporada. Por mais que essa última seja uma vadia, filha da puta, praticante de incesto e malvada para caramba, não consigo torcer contra ela. Cersei é muito amor.

Saudades menina Arya e Jaime, espero que apareçam no próximo.