segunda-feira, 18 de março de 2013

The Vampire Diaries 4x16: Bring It On


A única personagem que quando fica ruim, não fica ainda “melhor ainda”.
Em The Vampire Diaries existe a tendência de que os personagens considerados vilões sejam também tidos como os melhores ou mais interessantes, principalmente pela carga de cretinice que carregam e pelos diálogos e situações surreais que proporcionam. No entanto, a mudança de Elena, que acaba de transitar para o lado “sem sentimentos” da força, não parece ter sido tão bem aceita pelo público. Pelo menos o comentário mais comum têm sido o de que a nova Elena não é tão legal quanto deveria ser. Se eu concordo? Um pouco, em parte. Não fiquei contra essa fase diferente da personagem, mas não é tanto por ela. É pelas atitudes que isso desencadeia nos que a rodeiam na trama.
Apesar da perda de ritmo na temporada e na pobreza apresentada na história sobre A CURA e tudo o mais, confesso que não achei esse episódio tão detestável. Ele pode até não representar grande coisa e não ser divertido como deveria, mas caminha dentro da lógica. Já levo isso em conta como uma super vantagem.
Foi bom ver que o lance da ligação entre Damon e Elena foi levado para o lado correto. Sem sentimentos, sem ligação. A explicação veio rápido e se encaixou bem nas atitudes de Elena que “não está nem aí para a Hora do Brasil”. Só não entendo muito essa atitude dos “sem sentimento” que se tornam cruéis e parecem ter prazer nisso. Essa atitude não deixa de ser provida de “sentir”, mas tudo bem. Nem quero entrar muito nesse mérito, porque eu gostei de ver Elena desafiando Caroline e fazendo a amiga cair da pirâmide de cheerleaders. Foi genial (sqn) o modo como Elena volta para o esquadrão e já sabe todas as coreografias, fato explicado pela inserção da frase “não é como se as rotinas fossem difíceis”. Palmas para a ousadia de dar sentido a tudo só com esse recurso.
É a partir do momento em que Elena decide fazer um banquete que começa o assistencialismo chato de Stefan, Caroline e até Damon (mas esse em menor escala). O que enche o saco é essa conversa de “essa não é você”. Elena deveria quebrar a cara e aprender, como todos os vampiros da série. Sabem aquela história de que não adianta dar o peixe se você nunca vai ensinar a pessoa a pescar? Elena precisa aprender a pescar. Precisa ir pro mundo e cometer erros, aprender com eles. Não ficar sendo vigiada como criança. Isso está matando a transição da personagem.
Stefan deveria largar mão, Caroline idem. Damon deveria parar de procurar essa CURA idiota que no fim, não servir para nada que preste. A série deveria aproveitar esse desligamento de Elena e transformá-la numa criatura independente, mas não, ela continua ali, com uma equipe de babás. E vejam bem, não é nem que Elena esteja agindo como uma adulta ou com maturidade, só que ela é inconsequente porque não se importa e isso poderia render uma série de novas dinâmicas que o roteiro não parece estar a fim de colocar em ação. Para mim, os melhores momentos foram aqueles em que Elena desafiou a todos e disse boas verdades.
Continuo afirmando que Stefan e Caroline deveriam arrumar um quarto. Assim, quem sabe, ela pararia de choramingar por Tyler, o que é chato e não leva a nada. Essa carta de despedida de Tyler (que vem com escritura de uma mansão de brinde) deixa uma leve esperança de que as coisas melhorem, mas não dá para sonhar muito.
A dobradinha com Damon e Rebekah deu certo ritmo ao episódio, mas porque os dois passam o tempo todo trocando farpas, não pela ação em si. Todo mundo deve ter notado logo que o sumiço de tanto sangue só podia estar relacionado a Silas, simplesmente porque não havia alternativa.
O que soa como completo desespero e uma tentativa pífia de já começar a inserir em TVD a trama de “The Originals” é a súbita relação entre Klaus e loba Hayley. Essa garota ficou sem função alguma (além de dar em cima de Tyler) até agora e aí, como Julie Plec está decidida a usá-la na série nova (e que cheira a fiasco), foi criada essa situação com Klaus. Então Hayley é loba de linhagem nobre? Quem se importa? Ela tem uma marca da lua nas costas? Nossa, que coisa mais maravilhosa! Ela sabe onde está a Vampiranha e a Cura? Chamem os bombeiros!
Não dá para aceitar muito bem que uma personagem sem a menor importância, DO NADA, vire articuladora na trama central. Inclusive porque sabemos que ela só está ali para poder fazer a transição para a nova série, que vejam bem, já prejudica TVD antes mesmo de ser lançada. Pelo lado bom, Julie Plec está de partida e TVD pode até ter uma recuperação. Quem sabe?
 
P.S* Não ter Bonnie já foi um avanço!
P.S* Tomara que as aventuras de Damon e Elena, aprontando mil e uma confusões em NY, com uma galerinha do barulho, sejam bem aproveitadas.
Comentários
27 Comentários

27 comentários:

Eliaquim Ferreira disse...

Confesso que eu não tenho mais esperanças pra TVD, pelo menos não pra essa temporada. To achando esse plot da Elena sem emoções tão chato, some isso a chatice da nova Elena e pronto. Não gostei do episódio achei uma coisa muito arrastada, mais de metade da temporada se passou e mesmo assim a trama do Silas não anda, aliás cadê Silas ? E não se contentando com só essa história mal resolvida do Silas eles vem e jogam mais um plot aleatório da Loba Hayley que não me interessa nem um pouco e deixam de resolver o que realmente importa. No mais só um milagre pra salvar essa temporada que pra mim podia acabar hoje que eu nem sentiria falta.

Debora disse...

Plec tá saindo de TVD??????

douglas disse...

esta sim, ela vai deixar tvd com uma avulsa e cuidar de the originals e uma nova serie que ela esta planejando com o criador de arrow

Thiago_Gleek disse...

Só achei Elena desligada mais chata do que chorona #voltachorona , agora ficou parecendo criança to com fome to com fome vou fugir vou fugir , vou fazer birrinha vou ter ciumes (sentimentos desligados???) kk ai tomara q essa cura existe mesmo e enfiem garganta abaixo nela porque ta difícil viu. e pior aquele papinho Caroline : Eu sou mais forte , bitch please , na temporada passada Damon era mais forte que você e dai você virou e falou '' estou com mais raiva '' haha vai entender...

Neon Goulding Alum disse...

Só digo isso: Tento imaginar a Camis fazendo review de novelas brasileiras e, simplesmente, tenho dó dos autores!

Douglas disse...

Camis concordo que tvd não esta aquela serie que estava antes, mas esse episodio percebi que só foi para mostrar a "nova elena" e o episodio em si so teve graça com as verdades que ela falava com os outros principlamente o que ela disse para caroline,
Muito boa sua review continua assim.

Lucas disse...

Damon gosta do que em Elena afinal? O que o fez ser apaixonado por ela? Porque ele não liga para o estado sentimental dela, seja humana ou sem emoção, então ele gosta só do corpo?

Pq, dizer que ele gosta dela por ser ela, não dá liga, pq ali, agindo daquela forma, não é ela de fato.

Mary disse...

Tão dizendo que Silas está no corpo do Matt, por conta da carinha estranha que Matt faz quando abraça Caroline

Aline disse...

Já estão reclamando de The Originals e ainda nem estreou! Caramba que pessimismo! Eu gostei da Elena desligada.

Raquel Alves disse...

Pra mim esse foi o pior episódio de toda a série, não pelo os acontecimentos que foram bobos, nada que a gente já não tenha visto antes.
Mas pelo texto mais pobre de toda a série, com exceção de umas tiradas do Damon e Rebekinha, os diálogos foram ridículos.
Além disso como muitos já falaram, a Elena ficou mais chata ainda não só pela babaquice dela mas pela reação dos outros a isso, principalmente a do Stefan.

Raquel Alves disse...

Acho que essa era a intenção, deixaram a Elena mais chata que mocinha de novela da Glória Perez pra nós querermos ela humana de novo.

Helena disse...

Mas quem disse que ele quer que ela continue assim? Ele não falou nada. Acho que ele não foi para NY apenas para se divertir com a "nova" Elena, pelo que entendi tem algo a ver com aquele vampiro que ele matou.

Laís disse...

Gostei do ep não foi genial foi só um divertimento barato mas ta valendo...A Elena versão turned off me convenceu, a briga com a carol foi mt boa ela merecia de tanto q ta chata a pior personagem da temporada superando o mimimi da Elena na minha opinião, espero q ela deixe o tyler p lá de vez e tome um rumo na série. Concordo tb que essa hist de você não é assim sempre encheu o saco, voltar agora tem dó de mim...Tb não entendo direito do que o Damon gosta na Elena sei lá, acho q é a produtora q fica inventando tanta coisa q até destroi q antes davam p entender...curti klaus x e a lobinha lá #klauseulindo queremos mais shirtless kkkkkkkkkkkk

E a elena com ciumes do stefan?sei lá

A elena desligada fazendo as mesmas coisas que o damon, desde se jogar na pista até andar peladona por ai =P

Thiago_Gleek disse...

Haha bem isso mesmo da mocinha da novela , tinha tudo para ser uma ótima temporada e olha que o pessoal faz chega a ser triste, infelizmente to vendo que vai ser minha ultima temporada só com um milagre mesmo..

Debora disse...

E quem vai tomar conta da série?

Mars disse...

Sem falar que ela esgotou nossa paciência com: "I don't care!". Eleninha, eu também não me importo com você. Quero tanto que essa ameba morra, junto com o Stephan e Caroline. Mais insuportável que isso não fica, não? I hope so!!!

Mars disse...

Não sei, mas pelo visto vai ser outro avulso. Esperar que não :/

Layla disse...

Enfim, alguém disse algo com o que venho avaliando a muito tempo. Afinal, Damon não se apaixonou por Elena, por ela ser altruísta amável e carinhosa? Por que ele gostaria dela como vampira má? Os fãs tendem a criticar o Stefan por ele querer mudar a Elena. Na verdade, ele não quer mudar, ele só sente falta da garota da qual ele amou um dia, e tenta desesperadamente te-la de volta. Agora, antes que passe uma má impressão a Julie deveria mostrar realmente o por que de Damon se apaixonar por Elena. Porque se ele quissesse uma cópia vadia. Ele podia simplesmente ir atrás da Katherine. A Elena sem humanidade, pode ate ser uma personagem mais interessante, mas os Salvatores se apaixonaram pelo amor incondicional que ela tem no coração...

Irena Freitas disse...

A impressão que passa é que Julie Plec tem muita preguiça de escrever Elena e Damon como um casal, desde que a temporada começou a gente não viu nada do que fez tanta gente torcer por eles em temporadas anteriores.

Leandro Fonseca disse...

Elena e Damon vão infernizar a vida dos Upper East Siders, e pedir ajuda a Garota do Blog pra saber onde está a Katerine.

Karen Bomfim disse...

Mas o Damon não é o único que está correndo atras da cura pra Elena voltar a ser humana e quebrar a ligação, para enfim saber se os sentimentos dela são reais ou não? Acho que não vejo a mesma serie que vcs, pq tudo que o Damon faz ultimamente é procurar essa bendita cura pra Elena. Se isso não é gosta não sei oq é sinceramente. Oo'

Jéssica de Souza disse...

Gostei da review e amei o episodio.
Foi bem divertido, tô simplesmente adorando a nova Elena, falando verdades na cara de todo mundo, mostrando pra Caroline o que o Ric ensinou pra ela, se divertindo e fazendo lanchinho do pescoço alheio.
Que continue assim pelo menos até o fim da temporada.

Deise disse...

A questão é que eu estou sempre esperando demais dessa temporada de TVD. Com esse história de Elena desligada eu imaginava algo e esse episódio acabou sendo um tremendo balde de água fria. Não que tenha sido ruim, mas parece que está faltando algo a mais, só valeu mesmo pelas verdades ditas na cara da Caroline, acho que Elena falou tudo que estava entalado na garganta de muita gente (pelo menos na minha) haushausha.


Quanto ao casal (?) lobinha e Klaus, prefiro nem comentar. Porque não basta tirar meu personagem favorito da série, tem que deixar ele sem função, mandar pra outra série que realmente cheira fiasco e ainda por cima tentar fazer par com a avulsa do momento...

Lucas Gomes disse...

gostei da review!e gostei do ep não foi aquelas coisas mais foi divertido de assistir!

Fran Caulfield disse...

pensei que só eu tivesse percebido isso...sai comentando a cena e ninguém notou, depois reviram a cena e xarammm todo mundo concorda com minha teoria da conspiração que Silas tá em Matt e digo mais, Silas se apoderou do corpo de Matt naquela cena super nada haver de Matt chorando convulsivamente no carro após a morte de Tyler, porque assisti aquela cena e ficava com a sensação que 'algo vai acontecer' ali. Assistam a cena do abraço de 'Matt' em Caroline e adentrem na minha teoria mais do que insana

Fran Caulfield disse...

Silas tá no corpo de Matt!

Lory's disse...

Finalmente alguém que concorda comigo, to achando ele muito estranho desde o episódio passado!!! Matt está com uma fisionomia doentia.