segunda-feira, 25 de março de 2013

Once Upon a Time 2x18: Selfless, Brave and True


 
Altruísta, corajoso e honesto.


Vamos começar dizendo, logo de cara, que Once Upon a Time fez um episódio bem interessante e bacana de acompanhar, assim não restam dúvidas. A série dá mostras de que tem aqueles elementos que nos fizeram amá-la ainda como trunfo e, ao trazer Pinóquio de volta e algumas novas histórias, dá a impressão de que vai acabar bem essa segunda temporada. É claro que continuo mantendo as expectativas baixas para evitar decepções, mas senti voltar um pouco da minha empolgação, sem jamais deixar de lado alguns questionamentos naturais que surgiram ao longo do episódio.
É preciso dizer um sonoro: FINALMENTE. Sacanagem tremenda manter todo o público à espera de Pinóquio por 18 episódios. É a temporada quase toda, afinal, porque em mais quatro episódios já estará tudo encerrado. E ele já chega com o easter egg do relógio marcando 8h15 (a hora em que estava parado o relógio de Storybrooke e que também era referência a Lost) e o inicio de sua transformação em madeira, desencadeada pela chegada de Emma à cidade.
Gosto do fato de August não ter o nariz crescendo por suas mentiras e trapaças, mas da consequência ser ele perder a forma humana normal. Dá muito mais significado às ações do personagem, que estava escondido na floresta o tempo todo. Ele serve como um bom parâmetro para Mary Margareth julgar sua própria situação e ela logo enxerga uma missão. Não é como se ela quisesse salvá-lo para fazer uma boa ação “forçada”, ali, Snow quer ajudá-lo a ter a segunda chance que ela acha que não merece. E é claro que a gente sabe que, eventualmente, Snow vai conseguir depilar seu coração peludo de maldade, mas vão alongar um pouco esse drama e, quem sabe, ela tenha de salvar a vida de Regina sacrificando sua própria para reverter o processo todo.
Foi boa também a ligação feita com Tamara e Owen nesse balaio. Imagino que vão explorar mais essa relação, mas fica claro que os dois passaram muito tempo tentando conhecer e chegar bem perto de algum tipo de magia, num plano que, ao que parece, vai muito além de recuperar um pai perdido. Parece que eles pretendem destruir Storybrooke e ela, em especial, já age como uma vilã canastrona da pior estirpe.
Enquanto Owen enfrenta Regina e mostra que o menininho assustado cresceu e vai criar confusão, Tamara engana Neal e Emma (que supostamente cheira mentira a quilômetros, mas só quando esfregam na cara dela), além de tentar desviar August de seu caminho. A história toda com o curandeiro chinês foi ótima, mas ainda estou tentando entender como é que tâmara matou alguém com uma máquina de taser, por que aquilo pode matar, mas só se a pessoa atingida sofrer dezenas de choques seguidos ou tiver problemas cardíacos. Não é, exatamente, uma arma eficaz. Mas tudo bem.
Suponhamos que o velho Dragão (que estão dizendo que pode ser o Mushu, do desenho da Mulan, mas aposto em algo mais profundo) era mais frágil que um cidadão normal (apesar de ser uma criatura mágica, obviamente), ainda ficamos com August, todo de madeira, morrendo por conta de choque elétrico, quando todo mundo sabe que  madeira não é um bom condutor de eletricidade. Talvez isso explique porque August (que enfia facas na perna e não sangra e não sente nada) durou mais que o Dragão, mas enfim, ainda acho que poderiam ter escolhido algo menos questionável como arma, apesar de eu ter rido muito dessa situação.
O que achei uma baita sacanagem mesmo foi ver August virando criança novamente, depois de morrer em sacrifício pelo bem de outros. Já comentei antes que o pequeno Pinóquio não tem nada a ver com o adulto (e poderiam ter feito um casting melhor, sorry). Também esperava um pouco mais do reencontro dele e Gepeto, mas isso é culpa da confusão daquele momento, em que tudo aconteceu ao mesmo tempo desviando o foco.
Engraçado notar que a fada Azul só veio para dar um ‘pirlimpimpim’ final ali e, como ela se mostra sempre uma criatura bem inútil, esse lance de resetar o Pinóquio pode ter sido cagada de fada sem prática. Além de ele ter esquecido sua vida toda até aquele ponto, ainda frustrou expectativas em relação à Emma, porque eu sempre achei que os dois estavam destinados, tendo ele vindo para o mundo real com ela e sido seu guardião. Digo isso porque acho que August não deve voltar à forma adulta e que vão apostar mesmo na ligação de Emma e Neal, para reforçar a aliança familiar que já existe por causa de Henry, mas é uma pena. Além do mais, com Tamara se transformando na maníaca do taser esse é um caminho natural, mas vamos esperar para ver no que vai dar, porque Once Upon a Time dá mostras de que ainda pode surpreender e construir boas histórias.
P.S* Espero que o taser não seja usado à revelia. Estabeleceram que o aparelho mata? Ok. Todo mundo que for atingido por ele vai ter que morrer, a partir de agora, ou a coisa perde o sentido.
P.S* Legal que Emma, Snow e Gepeto discutem sobre Pinóquio em alto e bom som na lanchonete da Vovó, como se ninguém ali tivesse se importado em olhar o entorno para checar se era seguro conversar.
P.S* Fiquei na expectativa de ver um homem de madeira andando pelas ruas de NY.
P.S* Parece que a chatice crônica de Henry acabou. Oremos.
Comentários
15 Comentários

15 comentários:

RoseannaLima disse...

Eu pensei a mesma coisa que você, é claro que o Pinóquio não vai morrer porque ele é feito de madeira agora e madeira não conduz eletricidade então beleza. Assim como ele não sentiu a faca corta-lo quando se machucou no hospital na Tailândia ele não devia sofrer com a eletricidade ali.

Mas de repente aquele taser é mágico. A tal da Tamara disse em alto e bom som que é humana e não do mundo mágico mas de repente ela teve uma ligação com alguém de lá como o Owen. Eu queria que a Wendy do Peter Pan e a Alice, que são quem eu me recordo de humanas nas história de fantasia, que também aparecessem na série mas nenhuma das duas seria a Tamara então nem imagino quem ela seja.



Vamos lá, tô com boa expectativa de novo com a série também, gostei do episódio anterior e desse.
Rumo ao season finale! o/

deck disse...

O Henry pra mim sempre foi um chato.
Principalmente qnd ele meio q n dá papo pra Regina, q pode ser ruim o quanto for, mas ama ele de verdade e criou ele por 11 anos.

Michele Puretachi de Barros disse...

Wow que review rápida! E concordo com boa parte dela, apesar de ter achado o roteiro fraco dessa vez... tudo foi muito fácil, Tamara consegue tudo o que quer com tanta sorte que deixa até sem graça. E cadê Hook? Cadê Gold? Regininha apareceu por nem 5 min! Pelo menos Snow está ficando mais interessante, quem não ficaria com raiva por te separar da sua filha? Acho que finalmente ela está ficando mais verossímel com a realidade fora do mundo dos contos de fada.... Agora é esperar mais 4 semanas pra ver o que esse plot vai dar e como vão escaixar neverland...

ps. é impressão minha ou temos mais hiatos esse ano (em todas as séries) do que o normal? Queria saber o pq.... =/

antoni disse...

ps: transformaram o pinoquio em criança por problemas com o ator que faz ele adulto,e por essa razão que ele nao vinha aparecendo na série....achei plausivel essa jogada dos roteiristas para assim manterem o pinoquio na serie de alguma forma já que o ator tava de babaquice!!

olecram disse...

Engraçado notar que a fada Azul só veio para dar um ‘pirlimpimpim’ final ali e, como ela se mostra sempre uma criatura bem inútil, esse lance de resetar o Pinóquio pode ter sido cagada de fada sem prática.

Melhor frase que já li em relação a OUAT sobre a Blue Bitch ...

Juliana disse...

Ele não ta em outra série, onde tem mais relevancia? Ate onde sei, era por isso que ele nao era do elenco fixo.

Cacá SS disse...

Foi a primeira coisa que eu pensei: ~Mas ele é de madeira e está morrendo com eletricidade? Really?~

Quanto ao Pinóquio voltar a ser menino, sem lembrar de nada, até acho que foi uma boa solução pra fazer a história com a Tamara render. Não ia ter graça ela desmascarada no primeiro dia. Mas fiquei triste de não termos mais ele adulto. Eu gostava do August adulto!

Gostei que acabou o mimimi da Snow, já estava chato ela naquela cama, esquecendo que já foi a Snow do Gueto.

Pelo visto a Emma vai ficar mesmo com o Neal no fim das contas... mas ó, não vejo graça nele....

Cleber disse...

Episodio melhorou, mas o roteiro tá muito fraco, usa saídas fáceis e estúpidas, chamando o telespectador de idiota, ao invés das coisas terem sentido utiliza as saídas mais fáceis para conseguirem o resultado que querem, além dos tasers mortíferos já citados, explico:
Mesmo que a Tamara tava dentro da delegacia já esperando o pinóquio surgir por lá... e que depois aparece por detrás do Neal que... onde tava mesmo? Surgiu do nada na cena final e nem percebeu que a Tamara não veio de onde ele estava.
Mesmo que ela sem mapa nem nada localizou o trailer na floresta rapidamente, ok posso perdoar essa.
E que o Charmed inútil tanto quanto a fada azul tava zanzando pela floresta ao invés de estar na delegacia, aham.
Queria saber como a Tamara se locomoveu tao rapido pela cidade/floresta/cidade, se o carro dela tava com o August, e como o grande dragão cheio das magias era um ser estúpido, foi dar showzinho de levitação e ainda chegou bem pertinho do inimigo dizendo, vai aproveita, me mata agora... tá bom.
OUAT me chamando de idiota, tá ficando parecido com a pior fase de Lost já...

Mari disse...

Achei o episodio muito chato. Aliás, OUAT está perdendo todo o encanto pra mim. Não suporto a família Charming, especialmente Emma e Henry e agora veio o sem graça do Neal para piorar as coisas. Aquela Tamara achei uma vilã bem canastrona e maneira dela de matar seus inimigos risível. As únicas ceninhas melhores foram de Regina e ri da Snow ouvindo Bad Reputation enquanto lançava flechas na árvore.

Também acho que o antigo August não retorna e aí teremo de aturar Emma e Neal como casal, blergh.

Cecilia Carvalho disse...

Os roteiristas de OUAT conseguem ser piores que eu em fisíca, vergonha alheia do Pinoquio quase morrendo eletrocutado.
Qual foi a do dragão levitando, fazendo fumaça pelo nariz e morrendo de uma maneira ridicula?
Mesmo com esses detalhes, enfim consegui me empolgar com um episódio.

P.S* Parece que a chatice crônica de Henry acabou. Oremos.
Que assim seja

Bruno Saporito disse...

Concordo com a morte do Dragão... Achei super meia boca. Eu pensei em mushu da Mulan inicialmente, mas repensei e achei que aquele fosse um dragão da mitologia chinesa que garante desejos e caso se pesquise verão que esse tipo de dragão existe aos montes na mitologia de lá, o que mais uma vez prova que OUAT não pé só fundamentada em contos de fadas




Sinceramente não vou com a cara de Neal, acho q a Emma merece mais e torci forte pra que ela e August ficassem juntos, é, torcia.... rs


No mais, foi um episódio muito bom.


obs1: Legal terem lembrado de HOOK. Bom saber que nosso pirata favorito está vivo.


obs2: Cadê os duendes preocupados com snow vivendo em casa??


obs3: Aurora e Mulan morreram? Não que eu sinta falta delas, mas... cadê?

Samuel Sales disse...

Axo genial sua ideia Rosseana. Alice podia aparecer em Storybrook pq ela é de nosso mundo mesmo e faria total sentido ja q ela poderia ir la querer matar a saudade, tem a Doroty tambem do magico de Oz q é humana tambem. Ja pensou esse povo todo aparecendo por la.

Leandro Fonseca disse...

Achei podre a história do boneco de madeira morre eletrocutado, pensei que sei lá Tamara fosse tacar gasolina e um fosforo e incendiar toda a delegacia que aliás tava VAZIA!!!!

Onde tava o Charming com toda aquela pompa de delegado e colete de policial fazendo expediente na Delegacia???


Amo -sqn- que Madre Superiora Fada Azzzul aparece do nada sempre que conveniente, mas quando eles realmente precisam dela ela tá muito bem refugiada na escola de freiras a uns 500km da cidade.


OUAT tá cometendo muitos erros de roteiro e produção, e só lamento isso.

Tiago Vieira disse...

Olá, desculpe estar comentando só agora, mas hoje que conheci esse blog. Muito interessante.
Gosto muito de OUaT; é uma série muito bem bolada e acompanho desde o início.
Esse episódio, para mim, foi um dos melhores. Achei interessante os roteiristas terem expandido o território da série, levando alguns personagens à Hong Kong e anteriormente, à Manhattan.
Também não entendi porque o August voltou a ser criança; acho que ficaria muito melhor se ele voltasse a ser um homem com a idade que ele tinha antes. Não sei vocês, mas ele para mim é um personagem de suma importância para a série, e merece um final descente.
Vou continuar acompanhando as atualizações do OUaT aqui no Séries em Série.
Um abraço.


PS: Alguém sabe como se coloca foto nesse sistema de comentário?

David Barczak Rodrigues disse...

Comentando agora, mas porque acabei de conehcer o site! Amando as Reviews que tô vendo.

Mas então, sobre o episódio, eu vi em algum lugar que PODE SER que aquele taser tenha algo mágico, daí poder matar as pessoas. Mas sei lá né.

E apesar do August ser de madeira, ele está no mundo real, logo ele tem coisas humanas nele ainda, só acho.