segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Parks and Recreation 5x13: Emergency Response


S.O.S.
Grande é a ironia em Parks and Recreation fazer, justamente, um episódio focado em situações de emergência e grandes desastres.  Em Pawnee, pelo menos, a coisa toda é apenas um teste, mas na série o problema e o desastre são bem palpáveis. Impossível pensar na Parks de hoje, comparando-a com a 4ª temporada e não notar a queda monumental na qualidade. Já considerei essa como minha melhor comédia e hoje, sofro para passar pelos 20 minutos de pura falta de sagacidade.
Essa é a palavra. Parks and Recreation era uma comédia sagaz, inteligente, muito acima da média. Era de dar orgulho a todo mundo que assistia, mas hoje, quando é possível elogiar uma ou duas cenas, parece que ganhamos na loteria. Há quem discorde, como sempre, mas acho muito difícil não notar as diferenças abismais entre essa temporada e as que a antecederam. Sim, continuo batendo nessa tecla, mas é porque não há muito mais o que discutir diante da pobreza dos plots propostos nesse e em outros episódios.
Em primeiro lugar, não é humanamente possível que alguém esboce um mínimo sorriso que seja com a menção de que Ann ainda procura um doador de esperma. Não teve graça nem da primeira vez, quem dirá agora, que já está na terceira semana se repetição. A batalha para a construção do parque, em detrimento da lanchonete, está na mesma. Já teve até índio no meio da história e agora uma simulação de desastre para destruir os planos de Leslie. A atuação de Amy Poehler continua ótima e ela é o que ainda segura a série, maravilhosa ao interpretar múltiplas funções durante o treinamento, mas mesmo Leslie já foi mais, muito mais.
A presença de Ron Swanson apresentando o programa local e respondendo perguntas sobre carpintaria, carne e assuntos que o interessam também merece ser salva de críticas maiores, porque resgata um pouco do que a série costumava ser. Todos os demais personagens ficam com migalhas de texto, todas muito inúteis e sem emoção, levando mais um episódio para o buraco. Nem Donna, nem Jeremy, nem Tom procurando por fornecedores de comida, nem os depoimentos positivistas de Chris. Nada disso dá certo ou parece se encaixar. E ainda há o teste de Andy para entrar para a polícia, que chega a ser levemente engraçado, mas não é explorado em todo seu potencial.
Fico até com a impressão de que alguém está sabotando a série. Não é possível que Parks and Recreation faça uma sequência de episódios tão fraca e aquém de suas reais capacidades e todo mundo ache que está tudo certo. Acho que esse é o ano oficial de as comédias geniais retrocederem.
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Raul Ribeiro disse...

A situação de Parks tá feia mesmo. Atualmente, só tenho duas comédias pra chamar de minhas: Go On e 2 Broke Girls #boom (eu sei que vc não gosta, mas a série me faz rir litros, então estou cagando baldes pra sua opinião hahahahahahhah)
É triste admitir, mas voltei a ver tbbt e eu tou achando MUITO mais engraçada do que Parks. Tristes tempos os nossos.
Apesar disso, palmas pra atuação da Amy naquelas cenas do "dvd de desastre".