segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Community 4x01x02: History 101/ Paranormal Parentage


 
A hora de decidir se Community vai ser uma comédia de referência ou uma referência em comédia.
Quando comecei a ver Community,  um novo mundo se abriu para mim, na categoria de comédias. Uma série inteligente e que conseguia ser engraçada ao fazer boas referências a elementos da cultura pop, com um elenco afiado e talentoso e texto ousado, que fugia dos padrões. Com todas essas vantagens, a audiência nunca correspondeu, mas os fãs, mesmo querendo que a realidade de Community fosse a de #SixSeasonsAndAMovie, sempre tiveram consciência de que séries assim não duram tanto, mas deixam uma marca indiscutível.
É por isso que quando ouvimos as noticias da saída de Dan Harmon houve quem defendesse o cancelamento. Nós, fãs da série, discutimos muito sobre o significado nas mudanças estruturais da produção, depois ainda enfrentamos um longo hiatus e o adiamento constante da estreia da nova temporada. Agora, que pudemos ver dois episódios da “nova Community”, o veredicto é o um só: a série já não é mais mesma. Até quem disse que gostou do que viu, assume esse fato.
Confesso perplexidade diante do que vi e revi. Sim, revi. Minha primeira impressão da Season Premiere foi tão negativa que resolvi ver o episódio novamente, dias depois, com a cabeça fresca e a mente aberta. Eu não tinha ilusões ou expectativas, eu só queria ver Community de volta. Não é pedir muito afinal. E ali, no meio de um desespero palpável e de referências sendo jogadas na tela como quem atira comida aos macacos num zoológico, comecei a digerir um pouco melhor o episódio, mas ainda o classifico como muito ruim. E não é ruim por má vontade, é ruim por não ter nenhuma graça. Esse é o problema central. Ser uma comédia que não faz rir e que, de tão ruim, irrita a quem está assistindo.
 Já na cena de abertura, com Troy e Abed voltando do verão, o texto é sobre mudanças e o ambiente histérico, com diálogos forçados (mesmo que de propósito) e risadinhas de fundo, já mostrando a descaracterização da série.  Não dá para levar isso como piada ou como “os caras estão rindo deles mesmos”. Ainda estou aqui tentando digerir aquelas bobagens com hipsters, fontes dos desejos, gírias babacas de Annie e pegadinhas com o reitor.
Algumas cenas dos “Reitores Vorazes”, uma batalha terrível para aula de História do Sorvete, valeram a pena, até porque, é difícil quando Dean Pelton não consegue ser destaque em suas aparições. As viagens mentais de Abed e a Abed TV tendem a ser um ponto positivo, mas mesmo nesses momentos não senti firmeza. A inserção dos “Greendale Babies” foi muito avulsa e completamente aleatória. Desculpem, mas não basta mencionar que o personagem foi para um lugar seguro em sua mente e jogar uma animação do nada. Chega a ser desperdício de recursos.
O episódio seguinte, que obviamente foi planejado para exibição na semana de Halloween, é ainda mais sofrível. Não é nem pela proposta estar fora de época (na verdade, isso não importa em nada), mas porque, mais uma vez não foi possível esboçar sequer um sorriso. Pierce preso num quarto do Pânico e todo mundo na mansão dele, supostamente assombrada, com quadros estranhos, jogos de espelho, ilusões e susto absolutamente imbecis e primários. Tudo para terminar com Pierce e seu meio irmão virando roommates. Como se alguém se importasse com isso.
As fantasias foram o mais chamativo, Annie ficou perfeita de Samara e Britta encarna um pedaço de presunto com rara sensualidade, mas fora esse ridículo visual, o texto, o grande trunfo da série, deixou muito a desejar. Tanto que não sou capaz de pontuar um bom diálogo que seja. A situação não é nada, nada boa.
É claro que, com tudo o que aconteceu (incluindo até a saída de Chevy Chase do elenco, algo que só veremos mais para o fim da temporada) é preciso dar a Community o benefício da dúvida. Um tempo hábil para entrar no ritmo, mas vai necessário paciência. Annie pontua uma coisa curiosa: “É difícil ser uma comédia de referência”. Ninguém discute. Community sempre sofreu por assumir seu estilo, por ser diferente das demais, mas agora é a hora de escolher em que pé ficaremos. Community vai ter episódios que vomitam referências ao léu ou vai deixar de infantilidade e mostrar que pode continuar viva longe de seu pai e criador? Quatro anos se passaram e a série estava evoluindo. Vê-la se transformar num arremedo de si mesma não vai ser uma experiência muito agradável.
P.S*Uma coisa boa: outro ator interpretando Pierce na Abed TV. Sinal de que nem na imaginação ele atura o coleguinha mais velho, que recebe prospectos de caixões.
P.S*O que esperar da Changnesia de Chang?
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

Michael Oliveira disse...

Community já não me faz rir há tempos. Chang sempre foi irritante. Esses dois episódios só me fizeram pensar mais uma vez em largar a série.

Diane Morais disse...

Community era minha comédia favorita, mas voltou sofrível nesta quarta temporada.
Não imaginei q o impacto da mudança de showrunner seria tão negativo.
Uma pena pq sempre fui defensora ferrenha da série e esses dois episódios são indefensáveis, uma vergonha. =(

Gabriel Lima disse...

A intenção das piadas do primeiro episódio foi legal, o problema é que repetiram a exaustão a mesma piada sobre eles terem virado uma sitcom como as da CBS ou sobre a saída do Chevy Chase. Faltou moderação. Ficou a sensação de que eles se esforçaram tanto pra mostrar que nada mudou, que ficou tudo muito over. Já o segundo episódio eu gostei bem mais. Achei bom, inclusive. Melhor que alguns da temporada passada. Porém, não é a mesma coisa mesmo...

Raul Ribeiro disse...

Até que não achei a premiere tão ruim assim, mas o segundo foi ruim. Tipo, RUIM mesmo. MUITO RUIM. Uma tortura assistir aquilo, não via a hora de acabar.
Eu sinceramente não entendo pq Community é tão cultuada assim, ela não entra nem no meu top 5 de melhores comédias. Pq uma comédia precisa fazer rir, e Community peca bastante nesse quesito. As risadas só surgem em alguns momentos pontuais, e não é de hoje isso.

carlos disse...

gente a serie ta muito ruim, ta muito lenta, e outra de que a shirly tava fantasiada que nao entendi?