terça-feira, 13 de novembro de 2012

Once Upon a Time 2x07: Child of the Moon


 

Boa menina. Agora rola, dá a patinha e finge de morta.

É impressionante o número de fãs de Once Upon a Time que tem na Ruby sua personagem preferida. E se ela não é a preferida está no top cinco, pelo menos. Tudo por causa do incrível carisma de Meghan Ory, que mesmo quando é apenas coadjuvante chama a atenção por ser absolutamente deslumbrante, nem as mulheres mais recalcadas podem negar.
Assim como a grande maioria, gosto de Ruby, acho as aparições dela interessantes, mas dessa vez, é com tristeza que digo que a personagem não segurou a onda de um episódio inteiro (praticamente) dedica a ela. Talvez nem seja culpa da personagem em si, mas da história dessa semana. Foi muito fraquinha em comparação com as demais e absolutamente dispensável, embora fosse necessário entrar no assunto de como Ruby lidaria com sua transformação em loba depois de 28 anos enfeitiçada.
Numa análise bem fria (que obviamente desconsidera o amor por Ruby) percebe-se que o conteúdo do episódio tem pouca ou nenhuma utilidade no patamar geral de Once Upon a Time. Acrescenta mais detalhes sobre uma história já mostrada antes e explica um pouco mais o tormento psicológico de Ruby, mas o tempo gasto com toda a sequência vai além do que seria realmente necessário para contar uma história bem simples.
Aposto que muita gente vai discordar e dizer que o episódio foi muito bom só porque é da Ruby e ela é linda. Mas há mais fatores em jogo aqui e dessa vez, a criatividade que é marca registrada da série passou longe. A história de Ruby reencontrando a mãe e descobrindo sua alcateia não passa de “bacaninha”. O paralelo com Storybrooke também estava bastante óbvio e ridiculamente previsível. Alguém não sacou logo de cara que o articulador das maldades era o Rei George? Assim não tem nem graça.
Além do mais, desculpem, mas para quê colocar Ruby, que sempre se mostra sensata e pronta para ajudar qualquer amigo, como uma maluca desesperada e praticamente suicida? Entendo o trauma dela, que afinal, matou um namorado e até a própria mãe, para defender Snow do Gueto de virar refeição, mas se ela já tinha esse aprendizado que lhe dá controle, não importa se foram 28 dias ou 28 anos. Esse é o tipo de coisa que se compara a andar de bicicleta: uma vez que você sabe, nunca mais esquece.
Outra coisa é a relação dela com Charming. Não é à toa que estão shippando esse “novo casal”. O clima está bizarro. De um lado mostram a amizade de Snow e Red como algo super forte e parece que do outro lado, Charming herda esse papel de amigo-família, mas são muitos olhares fixos entre os dois, muita dedicação. Fica estranho e é inevitável não pensar bobagem, inclusive pela beleza e safadeza inerente de Ruby, que seduz até o ratinho da Cinderela, não é mesmo?Juntemos a isso toda a determinação com que ele se joga para defender Ruby da ira mesquinha de George e pronto. Já está todo mundo com ideia errada.
Aliás, o que são essas armações do papai postiço de Charming? O homem mata duas pessoas só para incriminar Ruby e a coisa não deu em nada, pelo que entendi. Também quero entender porque Charming arromba um carro usando um machado que estava no porta malas. E se aquilo fosse uma prova de crime? Ficaria tudo comprometido pela falta de noção de Charming.
Admiro muito a vovó por andar com uma besta na mão e por ter tirado Ruby das garras daquela mãe sanguinária, mas na hora H ela aparece caída no chão dizendo que George fugiu. Pior, na frente de uma multidão que, mesmo diante das afirmações de que ele era o assassino, não toma nenhuma providência e não acusa o velho fugitivo. Se tudo isso não era o bastante, George aproveita para queimar o chapéu de Jefferson. Timing perfeito, porque era só amanhecer o dia e o pó das fadinhas poderia abrir um novo portal entre os mundos.
O que eu gostei mesmo foi a parte do sonho. Efeito colateral de quem cai na magia do sono. Só fiquei muito encafifada com a facilidade com que Rumpels ajuda o menino, dando-lhe o poder de controlar o sonho com aquele colar cheio de alguma poção mágica. O mais legal da situação toda é que esses pesadelos podem se transformar na forma de comunicação entre os personagens. Agora que Emma e Snow sabem que o garoto do sonho é Henry, seria natural sugerir algo do tipo. Vamos esperar apenas que Aurora tenha o mínimo de esperteza para fazer isso direito.
P.S* Queria muito ter amado o episódio e elogiar tudo amplamente. Dessa vez, não deu.
P.S* Lobinhos digitais até que passam do teste, né?
 
Comentários
14 Comentários

14 comentários:

Igor Irani disse...

 Eu acho que a razão de eu não ter gostado da Ruby esse episódio foi a sindrome de coitadinha que ela desenvolveu. Eu lembro que na 1° temporada todas as suas participações eram fodas, e no episódio onde ela era o centro das atenções ela era muito foda. Mas nesse ela tava meio mongou.. Não sei, gosto muito dela, só espero que melhore.

Ollie disse...

Fraquíssimo episódio! Concordo plenamente, mas com muita dor no coração. Na temporada passada a melhor história (paralela) pra mim foi a da Ruby! Nessa temporada não é possível aparecer nada pior....

Amanda C. Leite disse...

Eu gostei do episódio não foi o melhor  mas gostei....só q eu tô com vc com relação a esse clima estranho entre a Ruby e o David eu num vi a hora de no final eles se beijarem pode ser só impressão mas não tô gostando disso...eu acho muito bonita a amizade da Red e da Snow...são como uma família mesmo....Com relação ao sonho fiquei assustada quando o Henry se queimou.

Janaina disse...

Eu disse que tava shipando "Red Charming" no twitter, de brincadeira haha!! Essa série tá maior suruba, as pessoas estão shipando todo mundo com todo mundo, só a Emma tem 6 ships!! O único que só tem um ship é o Rumple.

Eu acho que quem tá assistindo já tá se cansando desse elenco separado. Os episódios tendem a se tornar mais coesos quando todos se reencontrarem em Storybrook, assim eu espero.

Laura Lima disse...

Eu ainda acho que Gold é o avô do Henry rsrsrs será que ele tem algum sentimento bom pelo garoto? foi muito fácil e até regina se assusta com o bom samaritano Rumpels. é esperar pra ver são muitas  as perguntas.

* * LaRiNhA TjS * * disse...

discordo... acho que o eps teve historinhas paralelas sim, como finalmente acharem o fairy dust e começarem a explorar o pesadelo de henry + o conflito de charming com seu pai

Carlos Figueiredo disse...

O episódio não foi o melhor da temporada, mas mesmo assim, eu gostei. Acho que esse controle do lobo não é como andar de bicicleta. Na hora que descrevem o processo dá a entender que o cérebro da pessoa indica a todo momento que tem um lobo invadindo o corpo dela e ela tem que ignorar isso, algo que, na minha opinião, deve ser muito difícil.

Anya disse...

Olá! É, em partes concordo com a review, eu tb estranhei um possível clima entre a Ruby e o Charming. Mas ai depois percebi que é só amizade mesmo, é isso que a gente faz quando se tem um amigo de verdade, se ama como família.
Pensando logicamente a historia da Ruby não acrescenta muita coisa mesmo para a trama principal, mas foi legal de ver a historia dela apesar de tudo. 
Agora eu acho que a mentira da vó dela em esconder que ela tinha mãe ficou muito mal contada! E a avó dela tb é loba mas não se transforma mais pq está velha? 

Abraços!

Luciana disse...

Concordo 100% com a review! Eu fiquei esperando para, no final, descobrirem alguma coisa que não fosse óbvia sobre o assassinato, estava mto na cara que era o Rei George. E tbem, aquela mãe da Ruby, pensei q no final fossem dizer que não era a mãe dela... Enfim, acho que a surpresa aqui foi que, na minha opinião, pela primeira vez os roteiristas não nos surpreenderam... 

Stephanie Dantas disse...

Sabe, eu concordo que esse episódio não teve muita relação com a trama. Eu também acho que essa aparição da mãe da Ruby foi muito do nada e que ela não deve ser a mãe da Ruby de verdade, porque qual é o sentido de apresentar e matar a mulher no mesmo dia? Deve ter alguma reviravolta depois, porque senão eu vou ficar decepcionada. Muito.

Mah disse...

Perguntas que me fiz:
- como a Ruby acreditou tão rápido que aquela mulher era mãe dela? nenhuma crise, nenhuma revolta com a vovó, tudo muito normal....- a mágica que a faz virar loba preserva as roupas dela? (é um coisa boba, mas podia ter pelo meno rasgado as roupas, sei lá....)Meghan Ory que mulher é essa, que carisma (pq sério, ela não é tão boa atriz, mas olho pra ela e me desmancho...)

Camila Oliveira disse...

Se você entrar lá no FanFiction.net vai ver que o Rumple está em vááárias histórias. Tem Rumple e Emma, Rumple e Regina, Rumple e Hook... É uma loucura o fandom dessa série. Suruba mesmo.

Cleber disse...

Episódio fraco mesmo e com atitudes estranhas.
Charming sabendo quem o George foi e é simplesmente vai deixar ele livre por storybrook? No mínimo, espero, que no próximo episódio ele seja levado pros limites da cidade para esquecer do seu ódio e de que já foi um rei soberbo e malvado, se isso não acontecer é muita idiotice do príncipe ficar deixando seus inimigos a vontade pra planejarem mais episódios inúteis.

Carlos disse...

Posso estar enganado, mas em nenhum momento do episódio no sonho do Henry ele diz qual é o nome dele pra bela adormecida...e dai logo no final, ela diz que o nome do menino é Henry, achei isso bem estranho, posso estar enganado mesmo, mas achei esse um deslize na serie.