sábado, 13 de outubro de 2012

Sons Of Anarchy 5x05: Orca Shrugged


 O jeitinho irlandês de resolver as coisas.

Saindo um pouco da linha dramática que tomou conta de Sons Of Anarchy desde o inicio da temporada, eis que ficamos diante de um episódio que serve, acreditem ou não, como alívio cômico. Pode parecer um humor distorcido – e na verdade, não deixa de ser – mas o fato é que até os momentos mais extremos dessa semana foram criados estrategicamente para nos fazer rir.
Confesso que fiquei esperando pelo pior (e isso faz parte da experiência de assistir a Sons Of Anarchy), mas mesmo quando acreditei que a caixa, que passou de mão em mão, iria explodir ou revelar um conteúdo terrível, eis que veio uma profunda gargalhada. “Um peitinho e um dedão”. DELIVERY. Pelo menos a encrenca com os comparsas de Nero está encerrada.
Mesmo com muitas cenas hilárias, a narração inicial foi bem clara. Não dá para alguém viver sem futuro, apenas com a rotina de consertar as cagadas feitas, dia após dia. É por isso que Jax quer uma espécie de acerto de contas ou a legalização dos negócios do clube. A parceria com Nero, que agora envolve até uma propriedade do prefeito de Charming é para trazer segurança financeira. O sócio que ele promete ao prefeito, aliás, deve ser Pope e aí, tudo pode acontecer. Obviamente Jax tem um plano muito claro em sua cabeça e ele está executando cada parte, como se disso dependesse seu sono tranquilo, novamente.
Outra parte que não poderia faltar era o acerto de contas com os irlandeses. A sequência toda da briga é algo maravilhosamente executado, com diálogos excelentes e como sempre, muita realidade no corpo a corpo. Como assim, Galen não gosta de Jax por causa do padre que “realocava” criancinhas? A lógica dos gângsteres de Deus é mesmo distorcida. O “grand finale" com a metralhadora foi um toque de classe, mas a conta pelas motos não deixará de ser enviada.
Nem é preciso dizer o quanto o plano infalível para chantagear “Shamu” e assegurar a construção de Charming Heights é engraçado de encarar. Desde a entrega dos bolinhos com ‘boa noite cinderela’ até a execução das fotos. Kurt Sutter deveria escrever comédias. O travesti foi impressionante na sedução e Tigs ainda não se conforma por ter perdido essa chance, mas os colegas de clube não perderam uma oportunidade de rir da cara dele, que expressava desejo de forma muito convincente. O filho postiço do advogado foi outra figura. Deixou a cena mais bizarra por acreditar que todo mundo ali achava que nãoseria nada gay ter relações com um travesti. Para finalizar, selinho em Jax. Tara que se cuide.
Ainda nessa onda de coisas boas rolando, eis que Tara recebe a noticia de que talvez recupere suas funções motoras a ponto de poder operar novamente. Claro que ela precisa ter calma e parar de achar que a bunda de Tigs precisa parecer uma obra de arte. Para quem quase ficou maneta há pouco tempo, o que ela fez já está bom. Nesse clima mais positivo, até Gemma conseguiu um pouco do que queria e pôde se reaproximar dos netos.  Em breve, porém, creio que o afastamento dela e Nero não poderá ser contido por promessas.
Se houvesse algo a dizer de negativo sobre o episódio seria o lance da esposa grávida do delegado levando um tiro na barriga. Tão óbvio e bobo que foi desnecessário. Quando ele beijou a barriga da esposa eu já pensei que ela perderia o bebê de algum modo estúpido e foi exatamente assim, no meio da investigação das invasões. Quem, em sã consciência pega a arma, tranca a porta, chama a polícia e grita: “ei bandidos, venham me pegar, estou no quarto e meu marido é da polícia”. ? Talvez seja essa a grande desgraça do episódio, ou o humor distorcido de Sutter dominando o cenário uma última vez.
P.S*Gordofobia detectada no título do episódio.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Vanessa disse...

Eu ri o episodio quase todo.Realmente a unica coisa ruim foi a mulher do delegado,porque tudo que aconteceu com ela foi obvio e mais obvio é que ele vai descobrir quem está por traz das invasões já que el viu a pele embaixo da unha.

SOA continua ótima e ela deve ser a minha serie favorita no momento,talvez um empate com Homeland.

O Sutter está desenvolvendo uma comedia pro FX,nem dava afim dever,mas depois dessa quem sabe

Roberto S. Damasceno disse...

Faltou você mencionar que o (a) travesti era o Boyd Crowder de Justified! Ah se o Raylan Givens conhecesse esse lado do Boyd... HAUHAUAHUAHAUH