sábado, 6 de outubro de 2012

Sons Of Anarchy 5x04: Stolen Huffy


 
“Você poderia me fazer um favorzinho?”.

Impressionante como uma sentença simples como essa pode desencadear dezenas de coisas, especialmente em Sons Of Anarchy, que continua sendo a temporada de drama mais sólida da temporada. Sólida e emocionante. Não me lembro de algum dia ter chorado com essa série, mas foi impossível não me render à belíssima sequência final.
Não é amor a Opie ou algo assim. A morte dele foi executada num momento chave e sou incapaz de dizer que tenha sido desperdício. O quesito emoção estava estampado em cada expressão facial, em cada gesto, em cada reação com a notícia. A trilha sonora, igualmente impecável, deu o clima para que todos percebessem algo essencial: O clube não é mais o mesmo.
A urgência de uma mudança de atitude, comportamento e filosofia se faz presente em cada movimento de Jax, daqui em diante. A melhor frase do episódio surge durante a reunião entre os membros, questionando essa “confiança” em Pope e em seus acordos que só beneficiam a um dos lados. “Não é confiança. É medo”. Creio que a palavra medo nunca fez parte do vocabulário de Jax e por isso é que ela, dita assim, com extrema clareza, demonstra a crítica situação atual.
O que intriga é saber se Jax conseguirá, um dia, transformar o clube no que ele sonha. Não consigo imaginar um modo de sair dessa espiral de acordos e parcerias ruins, muito embora a sociedade com Nero possa representar um começo. É claro que tudo pode dar errado e aí, os dois lados ficarão ainda mais afundados.
Jax, no entanto, parece muito consciente de que essa pode ser a grande chance, tanto é que não está disposto a deixar Gemma atrapalhar. O modo como ele pede que Nero se afaste da mãe é honesto e puramente comercial. Do jeito que Gemma lida com as coisas agressivamente, ninguém há de discordar de que foi excelente a ideia. Ele cita inclusive que Clay e Tara estão no meio da bagunça. Jax nunca pensou tão claramente.
E já que a mulherada está envolvida em tudo, estava óbvio que a “gerente” da Diosa era a responsável por colocar Jax e Chibs em perigo. A mulher nem disfarça, apenas pega o celular e faz o que achar certo. Aliás, não se ela pensa da forma correta, mas dá para notar que age em nome dos interesses de Nero, 100% das vezes.
Cheguei a cogitar que Emma Jean fosse causar mais problemas, mas não acredito que ela esteja apenas num avião, partindo para longe dali. Sem o resgate dela muita coisa que se concretizou para Jax e Nero não teria acontecido. Só preciso confessar uma coisa. Ri da frieza com que Chibs e Jax tentam arranjar um dedão e um peitinho, como prova da morte da moça. Só em SOA algo assim acontece.
Ainda não me conformo com o que ela faz para Tara. Sempre tentando impor seu poder e mostrar que pode manipular todas as situações, como no caso de Wendy. Ela, aliás, diz coisas bem certas no episódio. Primeiro sobre Gemma estar isolada e sem amigos. Depois quando diz para Tara que esconder a verdade de Abel é o pior caminho. Concordo com ela, não nego. Mas a segurança do menino deve estar em primeiro lugar, depois de tudo o que já aconteceu. Creio que nós não sobreviveríamos a outro sequestro.
P.S* Cada dia mais curiosa para saber quem está atacando o pessoal do clube.
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Raquel Alves disse...

Chorei!
Passei o episódio todo com aquela sensação que ia acontecer alguma merda, não aconteceu uma catástrofe, mas está se desenhando que vai chegar um momento que o Jax não vai mais conseguir segurar tudo, e acredito que vai desmoronar tudo de uma vez.

Destaque para o diálogo com os chicanos:
"Um dedo e um peito!"
"Sério?"

Vanessa disse...

Poucos episódios e já vejo essa como a melhor temporada e olha que eu gostei muito de todas,inclusive da terceira que todos falam mal.

Incrível como o Jax amadureceu e aprendeu a lidar com o club e aqueles que o cercam ,sensacional a reunião,a clareza de como lidar com alguém como o Pope.

Eu to curtindo muito a Wendy e já de saco cheio de Tara-versão-Gemma (pra falar a verdade nunca gostei da Tara).Acho que eles estão em grande risco de perder o Abel lá pelo fim da temporada ou na próxima.


Excelente Review  

Flavio disse...

Quem esta a atacar o pessoal do clube são os membros, aqueles que foram integrados no inicio da temporada (um loiro e um de barba).. Ja mostraram eles a carregar o cofre do Clay para uma carrinha.. Nao sei é no que isso vai dar.. Aguardando pelos proximos episodios...